65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
O LÚDICO TRAZENDO DIVESÃO NAS EXPRESSÕES MATEMÁTICAS
Adriana Rieger - Profa. da E.E. Nossa Senhora da Glória
Marlise Rieger - Profa. da C.M. Palmeiras
INTRODUÇÃO:
Alunos do ensino médio, de salas diferentes, participaram dessa aula diferenciada e se organizaram em grupos de pelo menos quatro alunos, dois de cada turma, para uma partida do jogo das expressões. O jogo das expressões faz com que os alunos trabalhem as quatro operações matemáticas, soma, subtração, divisão e multiplicação, além de trabalhar potenciação e radiciação.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho aborda um tema interessante, estudar ou até mesmo relembrar conceitos de expressões matemáticas através de um jogo, induzindo ludicamente o aluno a resolver expressões numéricas que podem ser encontradas em seu cotidiano. O objetivo desse trabalho é fortalecer o conhecimento adquirido, aplicando-os em uma emocionante e competitiva partida durante a aula de matemática.
MÉTODOS:
O jogo das expressões numéricas foi desenvolvido pela professora de matemática, que, por trabalhar com um publico jovem, exigente e agitado, buscou inspiração em jogos de trilha, produziu no computador, imprimiu e plastificou. E assim como em todos os jogos que conhecemos o jogo das expressões também é seguido de regras. As regras estão digitadas no centro da “trilha de expressões”. Trata-se de um jogo simples e fácil de jogar, pois necessita no mínimo dois jogadores, um dado e um “peão” para cada jogador se locomover de acordo com os resultados obtidos. A proposta metodológica do trabalho é baseada nos pressupostos da pesquisa ação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos se distraíram fazendo cálculos mentalmente, prestando muita atenção aos resultados, na garantia de que nenhum dos competidores estaria tirando vantagem. A participação dos alunos nas resoluções de atividades em sala de aula se tornou mais eficiente, o interesse pela disciplina de matemática se mostrou mais empolgante, além de demonstrarem também o companheirismo entre eles.
CONCLUSÕES:
A construção do conhecimento não se dá somente na teoria, visto que a iniciativa de aplicação desse jogo em sala de aula se mostrou muito eficiente no desenvolvimento dos alunos, tanto na questão de calculo matemático como na questão de integração entre os alunos. Dessa forma, devemos trabalhar a proposta valorizando o conhecimento de cada um e possibilitar a troca de experiências entre eles. Deixar os alunos compartilharem suas ideias e direciona-las para o mesmo objetivo, não devemos reprimir a fome de conhecimento que os alunos demonstram, precisamos motivá-los auxiliando na construção do conhecimento.
Palavras-chave: JOGO, METEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM.