65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismo
PRESENÇA DO GENE FUM1 EM ISOLADOS DE Fusarium oxysporum PROVENIENTES DE GRÃOS DE MILHO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Benny Ferreira de Oliveira - Depto de Micologia/CCB/UFPE
Susane Cavalcanti Chang - Depto de Micologia/CCB/UFPE
Emanuelle Reis da Silva - Depto de Micologia/CCB/UFPE
Cynthia Maria Cardone - Ciências Biológicas/UFPE
Barbara José Rocha Cardoso de Lima - Depto de Micologia/CCB/UFPE
Neiva Tinti de Oliveira - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Micologia/CCB/UFPE
INTRODUÇÃO:
Fusarium oxysporum é um fungo fitopatogênico de ocorrência comum em várias culturas. Também ocorre em culturas produtoras de grãos, como o arroz e o milho. Os grãos destas culturas frequentemente estão contaminados com micotoxinas que ao serem ingeridas pelo homem e animais podem causar micotoxicoses. Entre elas a fumonisina é produzida principalmente por F. verticillioides e F. proliferatum, mas também por F. oxysporum. A Fumonisina é a principal micotoxina da cultura do milho. Três loci estão relacionados com a síntese de fumonisina, um deles o FUM1, responsável pelo controle da capacidade produtiva da toxina. Nem todos os isolados de Fusarium apresentam o gene FUM1, não sendo estes, portanto, potenciais produtores da micotoxina. No presente trabalho foi utilizada a técnica de PCR (Polymerase Chain Reaction), utilizando um primer específico para indicação da presença do gene FUM1 responsável pela capacidade produtora da fumonisina em isolados de Fusarium. Os dados obtidos neste trabalho são relevantes tendo em vista que uma identificação precoce da presença do gene FUM1 em isolados de F. oxysporum provenientes de grãos de culturas de importância econômica pode evitar perdas por contaminação com micotoxinas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi identificar a presença do gene FUM1, em 16 isolados de Fusarium oxysporum provenientes de grãos de milho de vários municípios do Estado de Pernambuco, via PCR utilizando primers específicos.
MÉTODOS:
Os primers utilizados foram VERTF-1 (CGGGAATTCAAAAGTGGCC) e VERTF-2 (GAGGGCGCGAAACGGATCGG). As reações de amplificação foram realizadas em volume final de 25µL nas seguintes condições: Tampão 1X(Tris– HCl 20mM pH 8,4; KCl 50mM), MgCl2 0,75mM, dNTP 0,25mM, 0,25mM de cada primer, 0,4U de Taq DNA polimerase e 25 ng de DNA. Os ciclos de amplificação consistiram de: desnaturação inicial a 950 C por 5 min., 35 ciclos de 30 segundos a 95 0C, 30 segundos a 600 C e 90 segundos a 72 0 C (Maheshwar et al., 2009). Os produtos de amplificação foram separados por eletroforese em gel de agarose 1,4 %, a 3 V/cm em tampão de corrida 1X TBE (pH 8,0), utilizando-se o marcador de peso molecular de 100pb.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A presença do gene FUM1, foi detectada em quinze dos dezesseis isolados de Fusarium oxysporum testados. CHANG (2010) verificou a presença do gene FUM1 em 9 dos 16 isolados de Fusarium verticillioides, sendo que sete destes isolados eram fitopatogênicos e dois de amostras clínicas. Este fato demonstra a alta probalidade de contaminação dos grãos de milho do Estado de Pernambuco pela micotoxina fumonisina. Fusarium oxysporum apesar de não ser o principal produtor da micotoxina mostrou-se um potencial produtor da mesma e provavelmente seja um dos responsáveis pela contaminação de grãos de milho no estado de Pernambuco.
CONCLUSÕES:
Na maioria dos isolados de Fusarium oxysporum de grãos de milho provenientes do Estado de Pernambuco, foi detectada a presença do gen FUM1 responsável pela capacidade de produção da fumonisina e são potenciais produtores da mesma.
Palavras-chave: fumonisina, capacidade de produção, isolados fúngicos.