65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Direito - 13. Direito
PROJETO DE MONITORIA EM DIREITO EMPRESARIAL NO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO.
Maria dos Remédios Calado¹ - Profª. Esp/Orientadora - Faculdade São Francisco da Paraíba - FASP
Antônio Luis da Silva² - Aluno do Curso de Bacharelado em Administração da FASP
Claudia Nunes da Silva Lins² - Aluna do Curso de Bacharelado em Administração da FASP
Jofrânio Abreu de Lima² - Aluno do Curso de Bacharelado em Administração da FASP
Josinaldo Pereira Lima² - Aluno do Curso de Bacharelado em Administração da FASP
Rogério de Assis Pereira² - Aluno do Curso de Bacharelado em Administração da FASP
INTRODUÇÃO:
Atualmente, as empresas estão intimamente ligadas com o desenvolvimento social e tecnológico de uma nação livre e soberana. Vez que, são as grandes desenvolvedoras de tecnologia, geradoras de empregos, contribuintes do fisco, produtoras dos bens e serviços necessários à satisfação das necessidades da população. Mas não é só por isso que as empresas são capazes de fazer a diferença, uma vez que a empresa moderna deve ser vista como ponto de encontro das pessoas para uma tarefa comum. Toda e qualquer empresa deve pautar-se nos critérios de sustentabilidade, quais sejam: o econômico, o social e o ambiental. Com isso, Experiências multi-sensoriais podem ser usadas com o intuito de desenvolver novas e tradicionais competências no processo de ensino-aprendizagem. Um dos principais objetivos desse projeto foi estudar o índice de responsabilidade social das empresas modernas. Além da difusão dessa cultura com a participação em comunidades e eventos relacionados aos temas. Avalia-se que a educação pode ser mais explorada incentivando-se a capacitação dos professores e estudantes, principalmente com o estimulo à inclusão das práticas de responsabilidade social nas empresas atualmente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Proporcionar ao aluno do Curso de Administração o contato real com a realidade do Direito Empresarial por meio da pesquisa e dos conhecimentos jurídicos presentes na relação empresa-sociedade.
MÉTODOS:
Este trabalho foi desenvolvido em 20 Empresas( 10 na Cidade Cajazeiras e 10 na Cidade de Sousa) com participação de 5 monitores, sendo 1( Bolsista) e 4(voluntários) objetivando-se no levantamento de material bibliográfico relacionado aos assuntos de Direito Empresarial e pesquisados através de buscas por sites informativos e projetos como: Projeto Software Livre. Utilizou-se bancos de dissertações e teses, como o portal de artigos científicos e o portal de periódicos da CAPES, além de bancos de entidades de pesquisa científica, visitas técnicas visando a emissão de questionário aplicado nas empresas, objetivando coletar dados para calcular o índice nas práticas sociais. E ainda, sites de notícias, referências e especializados em gestão empresarial.Além de embasamento teórico, procurou-se também pela legislação relacionada, recorrendo-se à Constituição Federal para o estudo de normas, leis e regulamentos. Bem como, procurou-se participar de eventos e encontros que promoviam discussão sobre os temas da pesquisa, inclusive listas de discussões e conversas pessoais para mais aquisição de conteúdos. Além do registro das atividades desenvolvidas em relatório, atas e e-mail do grupo servindo também para o acompanhamento do desempenho da monitoria pelo orientador.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Avaliação do índice sobre a prática de responsabilidade social nas empresas das cidades do alto sertão Paraibano, de Sousa e Cajazeiras- PB; Divulgação do projeto e da imprescindibilidade da monitoria, pesquisa e extensão. “Estudos de aproximação” sobre o desenvolvimento sustentável e as práticas sociais nas empresas; Conscientização da prática e benefícios; Participação e divulgação do projeto por ocasião do evento sobre “Práticas Eleitorais” realizado pela FASP; Despertou-se a consciência interdisciplinar que intermedeia o saber jurídico, como aprofundamento do contato propedêutico do direito comercial e suas responsabilidades empresariais; Foi possível melhorar o aprendizado dos alunos, visto que, passaram a utilizar exemplos reais de empresas e organizações sociais, colhidos em visitas técnicas ou trazidos pelo professor da disciplina. Realizou-se a elaboração de artigo científico sobre a temática do projeto; Agregou-se conhecimentos para os monitores nos trabalhos em grupo e nas atividades demandadas, visitas técnicas, emissão de relatórios, pareceres e realização de eventos. Vez que, foram instigados a assumir a atividade docente sob a supervisão constante do professor orientador perante os discentes.
CONCLUSÕES:
Constatou-se com os resultados obtidos no Projeto de Monitoria: "Direito Empresarial como elemento de inclusão social e possibilidades da conscientização de todos", uma análise das interligações dos conceitos de responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, ligados principalmente as visitas técnicas e relatórios, além da divulgação, documentação e apoio técnico para a realização da pesquisa. Como possíveis trabalhos futuros sugerindo-se uma fomentação, conscientização como uma nova mídia para utilização e desenvolvimento de novas práticas ´de responsabilidade social pelos empresários envolvidos nesta pesquisa.
Palavras-chave: Projeto de Monitoria, Direito Empresarial, Administração.