65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
CONCEPÇÕS DE SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO MÉDIO.
Rosângela Dias Simões Nunes - Supervisora Escola Municipal Padre Edmund Kleipool Moreno-PE
INTRODUÇÃO:
A Sociologia para o Ensino Médio vem sendo destacada nos últimos anos, principalmente após a obrigatoriedade pela Lei 11.684/2008 das disciplinas de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio, trazendo novos estudos sobre a formação docente práticas didático-pedagógicas. Esse trabalho desenvolveu análises sobre algumas mudanças das concepções na formação docente de acordo com a necessidade de adequar, melhorar o curso de Ciências Sociais e Sociologia formando licenciados e pesquisadores de maneira a construir docentes com uma prática que permitam que os alunos não apenas terem ciência das teorias sociológicas de Durkheim, Weber e Marx, por exemplo, mas que, como afirma MAGALHÃES (2007), seja o conhecimento de entendimento experimentado no cotidiano, sendo esse mesmo cotidiano estudo da própria Sociologia e para isso houve mudanças na formação docente como foi percebido nesse trabalho.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar concepções da sociologia na formação docente. Identificar o docente de sociologia no ensino médio
MÉTODOS:
O presente trabalho teve como procedimento pesquisa de campo sendo utilizados questionários de perguntas abertas na obtenção de resultados qualitativos com professores de Pernambuco em formação do curso de Ciências Sociais e Sociologia. A legislação brasileira e as orientações curriculares para o ensino médio foram a base do trabalho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O trabalho resultou na identificação das mudanças pertinentes após constatação pela citação na maioria das respostas obtidas no que diz respeito a legislação, a obrigatoriedade do ensino de Sociologia e Filosofia para o Ensino Médio o mais registrado dentre os resultados que se obtidos. Dentro dessa questão a mudança ocorreu pela alteração dos currículos de graduação e pela procura dos cursos de pós-graduação latu-sensu e strictu-sensu na qualificação para esse ensino. Foi observado também grande quantidade de pesquisas que surgiram nos últimos anos sobre esse tema. Pois há uma preocupação no desenvolvimento da qualificação docente pluralizando uma formação que atinja as necessidades de desenvolver educandos pensantes como práticas sociais comuns, não só para bons resultados nos exames nacionais, mas também do desenvolvimento das ideias que esses jovens possam desenvolver. As concepções de sociologia traz a reflexão das questões de conteúdo próprio de ação didática sendo ao mesmo tempo a luz do próprio docente. Sendo tantos temas a ser discutidos que a Sociologia nos apresenta como diz Plancherel (2007) sendo esses apenas alguns dos destaques aqui resumidamente citados.
CONCLUSÕES:
A formação docente pode ser considerada grande influência na constituição do profissional que intermediará conceitos e teorias na prática de sala de aula com o educando. Essa formação tem impactos nas mudanças das concepções acerca do próprio docente, como ser envolvido e envolvente entendendo que os atores sociais também são os próprios professores e que a obrigatoriedade legal intensificou as alterações em sua formação, exigindo novas formas de conduzir suas atividades em sua rotina com conteúdos trabalhados em sala.
Palavras-chave: Sociologia, Formação Docente, Ensino Médio.