65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A TRANSDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
José Pedro Guimarães da Silva - Mestre em Ensino de Ciências – UFRPE
Romildo Albuquerque Nogueira - Prof. Dr. / Orientador – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – UFRPE
INTRODUÇÃO:
No contexto educacional, tanto no ensino básico quanto no ensino superior, percebe-se que o predomínio da organização curricular disciplinar e a influência desta no processo de ensino-aprendizagem e na formação de professores, vêm favorecendo a fragmentação do conhecimento nestes campos (SANTOS, 2010). Nesse sentido podemos relacionar esta constatação ao paradigma da simplificação (MORIN, 2008), ainda muito presente em vários campos do conhecimento. Ademais, muitos pesquisadores e professores vêm procurando alternativas que sirvam de contraponto a estas perspectivas de organização curricular e processo de ensino-aprendizagem, por entenderam que estas não vêm dando conta das necessidades formativas dos futuros professores, bem como dos demais estudantes, já que estes deverão intervir na resolução de problemas e desafios que a sociedade mobilizará. Diante desse quadro, também consideramos o pensamento transdisciplinar como uma alternativa à fragmentação do conhecimento, pois na visão de Nicolescu (1999, p.53) a transdisciplinaridade “[...] diz respeito aquilo que está ao mesmo tempo entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de qualquer disciplina [...]” e tem como pilares os níveis de realidade, a lógica do terceiro incluído e a complexidade (NICOLESCU, 1999).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo geral: Analisar o conceito de transdisciplinaridade de estudantes concluintes de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Objetivos específicos: Identificar no projeto político pedagógico do curso a presença da transdisciplinaridade e evidenciar se o conceito de transdisciplinaridade é abordado nas aulas da disciplina de Estágio Supervisionado.
MÉTODOS:
Nossa pesquisa se configura dentro de uma abordagem qualitativa, já que utilizamos a metodologia interativa, que, segundo Oliveira (2010), permite uma visão sistêmica do problema de pesquisa. A amostra estava centrada em uma turma com 25 alunos, que estavam cursando a penúltima disciplina de Estágio Supervisionado, no primeiro semestre letivo de 2010, em um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade de Pernambuco. A referida amostra foi dividida em dois grupos: um primeiro, denominado grupo 01, composto por vinte alunos (nomeados de E1 até E20) da referida disciplina que participaram da pesquisa respondendo a um questionário semiestruturado, no final da mesma; e um segundo grupo, denominado grupo 02, composto por cinco alunos (designados de P1 até P5), que tiveram suas regências de aulas observadas pelo pesquisador, sendo entrevistados, após o término da disciplina, por meio da técnica do Círculo Hermenêutico-Dialético (OLIVEIRA, 2010). Por fim, também obtivemos dados da análise documental dos projetos político e pedagógico do curso em questão, bem como da instituição a qual pertence o mesmo e observamos todas as aulas da disciplina de Estágio Supervisionado.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No projeto político pedagógico do curso, encontramos a recomendação de que a transdisciplinaridade deve estar presente como integrante da formação do educador/cidadão. Sendo assim, a efetivação de tal orientação favorece um processo de ensino-aprendizagem complexo, no sentido deste ser contextualizado, relacional e pertinente (MORIN, 2008). Em relação aos resultados sobre o conceito de transdisciplinaridade, tivemos metade dos sujeitos do grupo 02, que não conseguiram conceitua-la. Já, no grupo 01, nove sujeitos também não souberam expressar o conceito em questão. Por outro lado, um dos entrevistados do grupo 01 destacou o prefixo “trans”, no qual identifica uma relação de transcendência do nível disciplinar na transdisciplinaridade, corroborando com o que diz em parte Nicolescu (1999); entretanto o mesmo teve dificuldades para concluir a ideia. Outros seis sujeitos agora do grupo 02, apontaram caminhos que se relacionam em parte com a transdisciplinaridade, como o sujeito E15 que atribuiu à transdisciplinaridade o conceito que mais se aproxima de multidisciplinaridade. Por fim, constatamos que a disciplina de Estágio Supervisionado não abordou diretamente o conceito de transdisciplinaridade, mas sim a perspectiva metadisciplinar, dando destaque a interdisciplinaridade.
CONCLUSÕES:
Com base nos estudos realizados, e mais precisamente segundo a análise dos dados, podemos concluir que houve uma dissintonia entre o projeto político pedagógico do curso e a disciplina de Estágio Supervisionado, pois o primeiro faz menção à transdisciplinaridade e a segunda não aborda diretamente o conceito em questão. Em consequência, os estudantes do curso tiveram sérias dificuldades em conceituar transdisciplinaridade. Por outro lado, alguns sujeitos a conceituaram de forma incompleta e/ou a confundiram com outros níveis de metadisciplinaridade. Por fim, esta pesquisa nos leva a crer que a transdisciplinaridade é o nível metadisciplinar menos abordado no contexto educacional, fazendo-se necessário incentivar o trabalho nesta perspectiva, ainda que inicialmente no plano conceitual.
Palavras-chave: Metadisciplinaridade, Estágio Supervisionado, Ensino Superior.