65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
O ENSINO DE QUÍMICA COM UMA TEMÁTICA VOLTADA PARA O COTIDIANO DOS DISCENTES
Amanda Lima Cunha - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Monizy da Costa Silva - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Thierry José Oliveira Sena - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
José Aparecido Silva Santos - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Kelly Barbosa da Silva - Depto. de Ciências Exatas e da Terra – UNEAL
Aldenir Feitosa dos Santos - Profa. Dra./ Orientadora - Depto. de Ciências Exatas e da Terra - UNEAL
INTRODUÇÃO:
O ensino-aprendizagem de química tem se deparado com grandes empecilhos, por isso tem se buscado fórmulas de torna-lo mais instigante e proveitoso para os discentes e docentes. Pois no ensino médio há um baixíssimo índice de aulas teórico-prática de química decorrente de vários fatores como: falta de laboratórios, reagentes e vidrarias e a deficiência de preparo dos docentes mediante o desenvolvimento das aulas teórico-práticas contextualizadas. A disciplina de química esta implícita na vida dos discentes e muitos não consegue fazer esta relação, por isso seus conteúdos são encarados e julgados de forma complexa pelos alunos. A falta de abordagens contextualizadas dos conteúdos de química em relação ao cotidiano torna a disciplina dispensável na visão de muitos educandos e isto pode ser mudado através das aulas teórico-prática. Pois há uma necessidade de estudar o papel da química como contribuidora do processo educacional perante o cotidiano, demonstrando às vantagens de ensinar a química além da teoria aderindo às práticas, buscando ampliar e facilitar a aprendizagem dos discentes e a prática docente, uma vez que a prática e teórica dependem uma da outra e sua junção favorece o ensino-aprendizagem, formando um cidadão critico e conciso aproximando a disciplina da realidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve a finalidade de promover o ensino da disciplina de química com uma temática voltada para o cotidiano dos discentes através de aulas teóricas e prática contextualizada como mediadora do aperfeiçoamento do ensino-aprendizagem da química.
MÉTODOS:
Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica referente a práticas de química com uma temática voltada para o cotidiano. Em seguida, selecionou-se práticas que melhor faziam uso desta temática com matérias de baixo custo visto no dia-a-dia do discente, abordando conteúdos de química do ensino médio, foi um total de 4 práticas de químicas com os assuntos: vulcão de espuma (utilizado para contextualização de reações químicas), sangue mágico (utilizado para contextualização de solução ácida – básica), coluna de densidade (utilizado para contextualização de densidade) e torre de gelo quente (utilizado para contextualização de solubilidade). A aula teórica prática foi realizada no laboratório multidisciplinar de química da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) com 3 turmas do ensino médio (1º, 2º, 3º ano) da Escola Estadual Costa Rêgo da cidade de Arapiraca - AL. A aula foi dividida em 2 etapas: primeira constituída da parte teórica, que visou explicar os conteúdos de química abordados nas práticas contextualizando com o cotidiano do aluno e a segunda etapa a realização das práticas pelos discentes acompanhados dos graduandos de química da UNEAL. Foi aplicado antes e após a aula um questionário, para verificar o conhecimento prévio e o rendimento dos alunos mediante a aula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Através das aulas ministradas foi possível observar que os alunos possuíam pouco domínio dos assuntos de química abordados. Com a junção da teórica-prática percebeu-se que eles apresentaram grande curiosidade em manipular e realizar as práticas, acarretando numa interaração com as práticas abordadas e seus respectivos conteúdos contextualizados com o cotidiano, instigando a aprendizagem e aprimorando o ensino de maneira dinâmica e desta forma contribuindo para um melhor esclarecimento e gosto pela disciplina, que passou a não ser tão complexa e sim divertida e estimulante. Isso foi comprovado após análise dos questionários aplicados aos alunos antes e após as aulas, na qual se observou que alguns discentes possuíam dúvidas e dificuldades sobre determinados conteúdos que após a realização das aulas teóricas práticas foi possível perceber que tais dúvidas foram reduzidas em 70%, demonstrando com isso um melhor aproveitamento dos alunos. Reafirma-se então a importância da relação de aulas teórico-prática que fazem contextualização dos assuntos da disciplina de química com o cotidiano do discente, fazendo uso de boa parte de materiais conhecidos pelos mesmos, mostrando como a disciplina esta inserida na sua realidade, aprimorando o ensino-aprendizagem.
CONCLUSÕES:
Analisando os resultados foi possível perceber que a utilização de novas temáticas de ensino, tanto para disciplina de química ou para outras disciplinas podem atuar de forma beneficia para o aprimoramento do ensino e posteriormente o melhoramento da aprendizagem. Pois a realização de aula teórica e prática de forma contextualizada com o cotidiano, propicia a formação de um individua mais critico e conciso que será inserido na sociedade, instigando um melhor desenvolvimento da prática docente resultando de maneira eficaz no rendimento do aluno. A utilização de aulas teórico-prática contextualizada pode ser vista como uma feramente favorável para o ensino de química sendo capaz de proporcionar um crescimento significativo do ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Prática, Ensino-aprendizagem, Contextualização.