65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES COLETIVAS E A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS X- DEDC X- UNEB
Girlândia Sousa Fagundes - Bolsista FAPESB -UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB
Maria Nalva Rodrigues de Araujo - Profº Dra/Orientadora - Departamento de Educação - UNEB
INTRODUÇÃO:
A Educação do Campo é o resultado das ações dos Movimentos sociais organizados que na década de 90 do século XX foram capazes de pressionar o Estado por políticas públicas no campo brasileiro. Além disso, os referidos movimentos vêm provocando alterações no foco teórico do debate, com a conceituação Educação do campo em contraposição à Educação rural, avançando na direção de uma educação em consonância com as populações que vivem e trabalham no campo. Este trabalho é parte de uma pesquisa de iniciação Cientifica PICIN/UNEB.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O trabalho teve como objetivo realizar um levantamento das ações de pesquisa e extensão em educação do campo realizadas no DEDC X/UNEB no Período de 1990-2010, bem como catalogar a produção do conhecimento sobre a temática do Campo (TCCs, dissertações, teses), realizadas por estudantes e professores do referido Departamento.
MÉTODOS:
Os métodos buscou combinar os recursos da pesquisa quantitativa e da pesquisa qualitativa. Estudos foram ancorados teoricamente em ARROYO (2004); GAMBOA (2005); CALDART (2004), MOLINA E KOLING (2004, 1999) LEITE (1999), STÉDILE (1999), e Documentos do próprio MEC (2002, 2009). Foram pesquisados os trabalhos de conclusão de curso da pedagogia da Terra do Campus X da Universidade do Estado da Bahia – UNEB e os projetos com a temática da Educação do Campo. Os dados sobre a produção do conhecimento a as ações de pesquisa e extensão foram recolhidos a partir dos documentos do Núcleo de pesquisa e extensão – NUPEX-DEDC X UNEB, na Biblioteca do campus, e dos arquivos dos cursos, mediante roteiro. Esse roteiro versa na análise do ano da produção, o objetivo, a metodologia os sujeitos, o objeto, local, resultados e conclusões.
Considera-se a análise dos dados como sendo o olhar interpretativo e atento para os dados da pesquisa. A tarefa de análise implica, em um primeiro momento, a organização de todo o material, dividindo-o em partes, relacionando-as e procurando identificar nelas tendências de padrões relevantes. Em um segundo momento, essas tendências e padrões são reavaliados, buscando-se relações e inferências num nível mais elevado de abstração (LUDKE & ANDRÉ, 1986).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O levantamento das produções do conhecimento entre os anos de 1990-2010 permitiu identificar 46 trabalhos no total. Estão assim distribuídos: 40 monografias de conclusão de curso de graduação; 01 monografia de curso de especialização; 01 tese de doutorado; 04 dissertações de mestrado. Em 2001 e 2002 aparece para cada um dos anos, apenas uma monografia. Em 2003 duas monografias. Já em 2009, pode se observar um salto para 15 monografias no ano. E no ano de 2010, a produção acende para 22 monografias. Em relação às dissertações foi possível catalogar 04 produções. Sendo possível observar as dissertações: Práticas de leitura de homens e mulheres do Campo, Os significados da docência no MST, A luta pela escolarização do MST da Bahia, Práticas educativas no MST. Encontra-se se no Campus, até o momento apenas uma Tese de doutorado em educação. A referida tese foi produzida no ano de 2007 tem como titulo “As contradições e possibilidades de construção de uma educação emancipatória” no contexto do MST. Das ações de extensão, foi possível identificar os projetos de: Formação de professores leigos, alfabetização de jovens e adultos, complementação de escolaridade, encontro de sem terrinhas, formação docente de nível normal médio, formação de professores em nível Superior.
CONCLUSÕES:
No tocante ao DEDC X pode se verificar em nível de graduação a crescente tendência por três razões: a) O desenvolvimento de duas licenciaturas (pedagogia e letras) para os povos do campo na modalidade especial; b) Outra razão pode estar ligada a inserção do DEDC X no debate da educação do campo; c) A outra razão pode estar ligada a inserção da disciplina Educação do Campo no currículo do curso pedagogia com entrada regular. Deste modo verificou-se que a UNEB enquanto instituição de Ensino Superior através do ensino da pesquisa e da extensão tem desenvolvido ações relevantes no tocante à educação do campo. Tais ações podem contribuir para aliviar a ausência de políticas públicas e ainda influenciar nas definições e na implantação das políticas públicas educacionais de educação do campo. A universidade não está ausente dos debates sobre as problemáticas do meio rural através de fóruns, seminários, representação em territórios da cidadania. Outras ações vêm se realizando por meio dos projetos de extensão, das atividades de ensino, bem como realização de pesquisas e produção do conhecimento TCC. Constatou se que de alguma forma estas atividades têm contribuído sobre a função social do conhecimento científico produzido no bojo de uma sociedade em contradições.
Palavras-chave: Produção do Conhecimento, Ações coletivas, Extensão.