65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
DESPERTANDO O GOSTO PELA LITERATURA
Denise Santos Fernandes - Profª Orientadora do Projeto – EEEP José Maria Falcão
Roselena Fernandes - Coordenadora Pedagógica - EEEP José Maria Falcão
Bruno Lúcio Batista - aluno da EEEP José Maria Falcão
Héricles Lucas Girão - aluno da EEEP José Maria Falcão
Hívila Pamela Morais Silva - aluno da EEEP José Maria Falcão
Samuel do Nascimento Melo - aluno da EEEP José Maria Falcão
INTRODUÇÃO:
Desde o ano de 2010, a EEEP José Maria Falcão realiza o Despertando o Gosto pela Literatura com as turmas de 1º Ano. Elaborado pela Coordenadora Pedagógica Roselena Fernandes e pela Profª de Língua Portuguesa Denise Santos, partindo das dificuldades de leitura das obras clássicas detectadas nos alunos de ensino médio visando despertar o interesse e levar o educando a interagir com a história dos clássicos.
Os livros são trabalhados sistematicamente, e não são muitos, para que se possam aprofundar os temas. Isto posto, resolvemos adotar as seguintes obras para iniciar o projeto: Cinco Minutos, Lucíola, Senhora, de José de Alencar. Romeu e Julieta, Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare. O primo Basílio, O crime do Padre Amaro, de Eça de Queiros. Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, de Machado de Assis, O Cortiço, de Aluísio de Azevedo.
O Despertando o Gosto pela Literatura tem estimulado toda a comunidade escolar a participar e valorizar as produções orais e escritas dos educandos. Aliado a Contação de Histórias, a magia dos Clássicos ultrapassou os muros da escola e adquiriu novo sentido ao estudo da literatura brasileira e universal.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Aproximar o educando das obras literárias contempladas, bem como um enriquecimento do vocabulário do alunato. Busca-se, também, integrar os aspectos sociais, históricos e culturais dos textos literários para ampliação das habilidades leitoras, através do imaginário de um povo e da tradução de seus conflitos pessoais e sociais em diferentes épocas, despertando o prazer em ser leitor.
MÉTODOS:
Os meios de realização e apresentação desse trabalho são bastante variados, para que o aluno vivencie o maior número possível de situações de aprendizagem. Foram realizados Saraus, Exposições e Museus Literários. Destacamos aqui a etapa “Contos que o Tempo Conta” estreitando as relações com as CEI e as escolas de ensino fundamental, através de contações de histórias, utilizando os mais diversos recursos pedagógicos. A arte de contar histórias é uma forma lúdica de educar as novas gerações. Os alunos da EEEP José Maria Falcão leem os clássicos e fazem adaptações das obras, usando técnicas de contação – como fantoches, dramatização, uso de sucatas, cineminha, etc. – para as crianças das CEI, promovendo um encontro social, aperfeiçoando a comunicação e estimulando o desejo de compartilhar a aprendizagem. Além disso, semestralmente, a escola é aberta a comunidade para eventos literários, com música, dramatizações, declamações ampliando o conhecimento do mundo que os rodeia.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Percebeu-se que o ensino da Literatura não deve ficar reduzido ao ensino da historia literária, que se pode ir, além disso, extraindo do educando a capacidade de imaginar, mostrando outros mundos, outras realidades, visto que a literatura é instrumento de conhecimento e autoconhecimento que nela o leitor livra-se de seu conceito estreito e que sem ela, não há cultura. Os clássicos nos ensinam a divertir, transformar, intelectualizar. O projeto tem aumentado o índice de alunos leitores, melhorado o nível de compreensão leitora e escrita e da oralidade dos nossos educandos, além da ampliação do vocabulário. Também se tem uma presença maior dos pais na escola. Assim como dito em “O que nos ensinam os clássicos?”, de Catalina Pages,os adolescentes se descobrem lendo os grandes clássicos da humanidade,comprovamos com que fluência e naturalidade os alunos leitores crescem, ganham confiança. Tatiana Belinky, já dizia que o livro é um “brinquedo cultural” por contribuir na formação de valores. Isso é muito importante pois nos mostrou que os jovens podem e querem fazer a diferença. O projeto tem sido gratificante tanto para o professor quanto para o aluno por desenvolver competências e habilidades entre os envolvidos.
CONCLUSÕES:
A tarefa central do trabalho com a literatura no Ensino Médio é a formação leitora com foco nas contribuições que a leitura dos autores clássicos pode oferecer aos jovens envolve um desafio: o de ensinar a ler textos sem ferir a experiência de autonomia e liberdade que caracterizam o contato com a literatura. Os PCN’s já apontam para o lúdico ao reconhecer a necessidade da arte ao tomar a Literatura em seu stricto sensu: como arte que se constrói com palavras. (Orientações Curriculares para o Ensino Médio 2006, p.52). O Despertando o Gosto pela Literatura tem tido experiências exitosas ao integrar a leitura à arte de contar histórias, fazendo os educandos compartilharem sua aprendizagem com a comunidade. Contar histórias é também trocar ideias. No projeto, o aluno tem espaço para manifestar suas ideias e opiniões, pois também é um contador de histórias. Passa-se a sentir prazer a ler, há um significado na leitura. Assim como em Pages e em Miguel de Unamuno, pensemos nos livros como sonhos que não nos deixa esquecer quem somos lendo a vida “que os outros sonharam porque a alma esquece das coisas que passaram”.
Palavras-chave: Contação de histórias, ludicidade, aluno leitor de clássicos.