65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
Estudo dos Impactos Ambientais produzidos pelas olarias na cidade de Coari/Am.
Fábio Gomes da Silva - ISB -Campos- UFAM - Coari /AM
Cristiane do Nascimento Ramos - ISB -Campos- UFAM - Coari /AM
Alcinete Araújo Viana - ISB -Campos- UFAM - Coari /AM
Aldenízia Lima de Aguiar - UEA - Campos - Coari /AM
Helder Manuel da Costa Santos - Prof. Dr./ Orientador - Campos UFAM - Coari /AM
INTRODUÇÃO:
Pode-se conceituar assim o impacto ambiental como a alteração no meio ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade. As alterações precisam ser dimensionadas podendo ser positivas ou negativas, grandes ou pequenas dependendo da qualidade da intervenção desenvolvida e de acordo com o tipo de alteração, pode ser ecológica, social e/ou econômica. A ciência e a tecnologia podem ser utilizadas corretamente, contribuindo para que o impacto humano sobre a natureza seja positivo e não negativo. Dentre as atividades modificadoras do meio ambiente pelas olarias destaca-se a extração de argilas. No estado do Amazonas em função da ausência de fiscalização por parte do poder público, de planejamento e consciência ambiental por parte dos empresários, as atividades das olarias, especialmente da exploração dos depósitos de argila, vem se constituindo em uma das atividades modificadora e degradadora do meio ambiente.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este projeto tem como objetivo geral identificar e analisar os principais impactos ambientais gerados pelas olarias na cidade de Coari e como objetivos específicos conhecer e analisar as atividades desenvolvidas pelas olarias e as áreas onde são extraídas as argilas.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo observacional descritivo, baseado em uma metodologia qualitativa, cuja abordagem se baseia na busca do entendimento e da compreensão das paisagens onde estão localizadas as olarias e as áreas onde são extraídas as argilas, na perspectiva da identificação e registro dos impactos ambientais. O trabalho compreende levantamento bibliográfico sobre o assunto objeto da pesquisa e trabalho de campo. Sobre o trabalho de campo, inicialmente, foi realizado um trabalho sistemático com o levantamento das olarias situadas na cidade de Coari. O trabalho de campo envolve também, para a identificação e análise dos impactos ambientais, visitas as olarias e, especialmente, nas áreas de exploração e explotação das argilas. Além do conhecimento das áreas de argilas que são exploradas pelas olarias, pretendeu identificar também os locais de obtenção da madeira utilizada como lenha nas caieiras. Através de trena foram registradas as medidas das áreas desmatadas e das cavas (buracos) decorrentes da exploração das argilas. O estudo contempla a identificação e análise dos impactos ambientais considerando os positivos e negativos onde os impactos positivos se referem aos resultados benéficos e os negativos quando produzem malefícios ao meio ambiente.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Na cidade de Coari, existem três olarias que estão em atividade há seis anos e durante o período da pesquisa foram identificados como principais impactos positivos a produção de tijolos e a geração de empregos e renda. As olarias estudadas produzem as três juntas em média 213.000 tijolos por mês no verão e no inverno, devido às fortes chuvas que dificultam a extração da argila produzem por mês a metade. Os empregos criados possibilitam a geração de renda que movimenta o comércio local e contribui para o desenvolvimento da cidade. É importante salientar que a produção de tijolos não atende somente a população de Coari, mas também fornecem tijolos para alguns municípios vizinhos como Codajás, Tefé e Anori. Como principais impactos negativos destacam-se os desmatamentos e as cavas. Os desmatamentos constituem o principal impacto negativo provocado pelas olarias para permitir à extração da argila a derrubada das arvores é realizada normalmente com motosserra e com retroescavadeira. A extração da argila provoca o aparecimento de cavas ou buracos que além do impacto visual geram problemas como o acúmulo de água durante as cheias que podem causar o surgimento de mosquitos e consequentemente de doenças.
CONCLUSÕES:
As olarias têm colaborado tanto na produção de tijolos para o município como também trazendo oportunidades de emprego direto ou indiretamente, o que preocupa nesses locais de trabalho é a falta de equipamentos de proteção individual (Ep’i) e Equipamentos de proteção coletiva (Epc). Trazendo possíveis acidentes para esses colaboradores. Outro fator negativo são os desmatamentos e as cavas, ao retirar as lenha toda a área próxima sofre um processo de alteração. Esta constatação pode estar relacionada também como as cavas, local onde se tira a argila, que gera outro problema chamado proliferação de mosquitos transmissores de doenças, de acordo com relatos dos colaboradores que já tiveram tais doenças como exemplo malária e dengue entre outros.
Palavras-chave: Impactos Ambientais, Olarias, Município de Coari..