65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
CORRELAÇÃO FENOTÍPICA ENTRE CARACTERES DE MELÃO Cucumis melo L
Jorge Luiz Lins Xavier Cunha - Dr./Orientador - Depto. de Melhoramento Vegetal - UFAL
Maria Eliani Holanda Coelho - Profa., Dra. Curso Tecnologia em Irrigação e Drenagem – IFCE, Iguatu/CE
Islan Diego Espíndula de Carvalho - Depto. de Melhoramento Vegetal – UFAL
Kleyton Danilo da Silva Costa - Depto. de Melhoramento Vegetal – UFAL
Jakson Silva - Depto. de Melhoramento Vegetal - UFAL
Paulo Vanderlei Ferreira - Depto. de Melhoramento Vegetal - UFAL
INTRODUÇÃO:
O melão é uma olerícola de alto valor nutritivo e de sabor muito apreciado, com isso vem ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores de todo mundo e consequentemente aumentando seu consumo “per capta”, no entanto é necessário o desenvolvimento de novas variedades que atendam as necessidades de mercado que são cada vez mais exigentes. A seleção é um importante processo no melhoramento de plantas, pois objetiva selecionar características de importância comercial, essas características quando avaliadas é necessário à retirada do fruto, porém, quando se tem o conhecimento das relações entre as características pode-se realizar a seleção por meios indiretos. O conhecimento da correlação entre caracteres por ser utilizado também em cultivos comerciais para realizar a estimação da cultura, sem que seja necessária a colheita do fruto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo desse trabalho foi avaliar a existência de correlação entre caracteres de melão (Cucumis melo L.).
MÉTODOS:
O experimento foi conduzido na área experimental do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, no ano de 2012 em um Latossolo Amarelo coeso (Lax) (EMBRAPA,1999). No experimento foram plantadas 1000 plantas de melão de uma população (PM1), resultante da hibridação entre os grupos botânicos Inodorus e Reticulatus. O espaçamento adotado foi de 2m entre linhas e 0,2m entre plantas, as adubações foram de acordo com os resultados da análise de solo. A colheita ocorreu 60 dias após o plantio. Foram avaliados o peso dos frutos, diâmetro longitudinal, diâmetro transversal, espessura da polpa, espessura da casca e diâmetro da cavidade. Com base nos resultados obtidos estimou-se a correlação de Pearson entre todos os caracteres sendo averiguados pelo teste t a 1% de probabilidade. As analises estatísticas foram realizadas no programa Statistix.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O peso dos frutos é uma das características mais importantes para a cultura do melão, e de acordo com os resultados obtidos esse caractere apresentou correlação significativa (1% de probabilidade pelo teste t) e positiva com o diâmetro da cavidade (r = 0,29), diâmetro longitudinal (r = 0,84) e diâmetro transversal (r = 0,75), podendo os dois últimos serem usados em seleções indiretas. Além disso, também houve correlação significativa e positiva para os caracteres diâmetro transversal com diâmetro da cavidade (r = 0,41) (correlação importante, já que o diâmetro da cavidade está relacionado com a proporção de polpa no fruto), diâmetro transversal com diâmetro longitudinal (r = 0,58) (devido ao fruto possuir formato arredondado) e diâmetro transversal com espessura da polpa (r = 0,39) (quanto maior a espessura da polpa, maior é a proporção de polpa no fruto e com isso possui um maior valor comercial).
CONCLUSÕES:
O peso dos frutos apresentou correlação positiva e significativa para as variáveis diâmetro longitudinal e diâmetro transversal, podendo essas duas variáveis ser usadas para realizar seleções indiretas dos frutos, sem que seja necessário retirada do fruto. O diâmetro transversal apresentou correlação significativa com o diâmetro da cavidade, diâmetro longitudinal e espessura da polpa.
Palavras-chave: Cucumis melo L , Coeficientes de correlação, Melhoramento vegetal.