65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
O PAPEL DA REVISTA COLETIVA PARA A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Alexandre Zarias - Dr./Pesquisador – Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj)
Beatriz Albuquerque de Medeiros - Estudante/ Jornalismo/Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
Flora Leite Freire - Estudante/ Jornalismo/Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Júlia de Melo Teles - Estudante/ Jornalismo/Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
INTRODUÇÃO:
Este estudo de caso trata da Coletiva (www.coletiva.org), publicação on-line quadrimestral de divulgação científica (DC) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Lançada em 2010, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco, a revista tem como objetivo oferecer uma visão crítica a respeito das atividades científica e cultural, da produção e uso do conhecimento em diversas áreas do saber. Seu conteúdo temático é bilíngue (português/inglês), combinando imagens, vídeos, textos jornalísticos e artigos produzidos por especialistas. O conhecimento científico e tecnológico nunca tiveram tanta influência sobre a qualidade de vida e o futuro imediato da sociedade como nos últimos anos. Nesse contexto, a DC torna-se indispensável para o estabelecimento de uma relação concreta entre os cientistas e o público leigo, sendo a responsável pela construção de um diálogo crítico e transformador da sociedade. A DC cumpre função primordial: democratizar o acesso ao conhecimento científico e estabelecer condições para a alfabetização científica (Bueno, 2010). É a partir do debate sobre temas especializados que a DC forma cidadãos aptos para reconhecer o valor da ciência e tecnologia e para decidir sobre a utilização dos recursos públicos destinados a essas áreas estratégicas do conhecimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo é analisar o processo de divulgação científica e seu alcance, utilizando como estudo de caso a revista Coletiva. Para tanto, é descrito o processo de produção do conteúdo e analisadas as formas eletrônicas de acesso ao site que hospeda a revista (www.coletiva.org).
MÉTODOS:
Foram consideradas duas formas de análise. A primeira forma de análise partiu do processo de edição, que abrange desde a reunião de pauta para a definição do tema de divulgação até a publicação dos números. A segunda considerou as maneiras de acesso ao site no que diz respeito ao número de visitantes, visitantes únicos, local de origem dos acessos, tempo de permanência no site e número de páginas consultadas por visita. Para isso, foram utilizadas as ferramentas Google Analytics e contador de acessos do servidor que hospeda o site.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Desde o lançamento, a Coletiva tem mais de 50 mil visitas ao site, comprovando que o uso de uma linguagem clara e objetiva é uma estratégia eficaz para a divulgação científica. São leitores da Coletiva: estudantes, professores, universitários, pesquisadores e interessados em ciência e tecnologia do Brasil e do exterior. De acordo com o Google Analytics, o alcance da Coletiva é concentrado na região Nordeste. Os acessos são realizados principalmente em instituições de ensino e pesquisa, por um público que já conhece a revista. Os acessos têm origem nas principais capitais brasileiras: Recife (24,3%), São Paulo (9,3%), Rio de Janeiro (7,1%), Belo Horizonte (5%) e Salvador (3,9%). A fim de cumprir sua missão, a revista recorre a diferentes estratégias. Uma delas é a seleção de um editor temático especialista no tema escolhido. Sua função é coordenar a produção, indicando conteúdos para as seções de vídeo, memória, reportagens e artigos. A atividade é feita em conjunto com diversos especialistas, estagiárias de jornalismo e três editores executivos da revista. Para a divulgação dos números, o contato com o público ocorre tanto presencialmente, por meio de palestras direcionadas a escolas e demais instituições, quanto via internet, através do Facebook, Twitter e correio eletrônico.
CONCLUSÕES:
A revista Coletiva exerce papel relevante para a divulgação de estudos e pesquisas, principalmente no Nordeste, região onde a produção científica está em expansão. Em 2012, a publicação integrou o projeto vencedor do Prêmio José Reis de Divulgação Científica atribuído à Fundaj pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Coletiva, além de promover o intercâmbio de conhecimento entre os cientistas, atrai o público jovem por meio da participação em eventos e interação nas redes sociais, contribuindo para a renovação da cultura científica. Nos seus quase três anos de existência, a revista possui oito números publicados, com temáticas em diversas áreas do conhecimento, que enriquecem o debate científico e social. Os temas são: “Pesca Artesanal”, “Saúde e Trabalho”, “Índios no Nordeste”, “Espaços de Ciência”, “Velhabilidade”, “O Lugar do Sertão”, “Megaeventos Esportivos” e “Parto e Nascimento”. Está em fase de elaboração o número “Sociologia no Ensino Médio”. O processo de produção da revista, além de colaborar para a popularização da ciência, está formando profissionais especializados na área de jornalismo científico e estimulando cientistas a escrever para um público extra-acadêmico.
Palavras-chave: Jornalismo, Ciência, Fundaj.