65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
Eficiência de bactérias diazotróficas presentes em nódulos de feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp) cultivado em solo da Caatinga.
Pâmella Thalita Souza Sena - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais, Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Rubens Carvalho Silva - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais, Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Aline Araújo Sampaio - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais, Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Adriana Bezerra dos Santos - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais, Universidade do Estado da Bahia – UNEB
Adriana Mayumi Yano-Melo - Profa. Dra - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Zootecn
Lindete Míria Vieira Martins - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Tecnologia e Ciências Sociais – UNEB
INTRODUÇÃO:
A grande diversidade de micro-organismos presente nos solos da Caatinga pode ser atribuída às suas condições de constante estresse, seja de temperatura ou de baixa precipitação pluviométrica. Neste ambiente, Santos et al. (2007) verificaram uma diversidade de rizóbios e justificaram esse fato como uma indicação da capacidade do sistema de manter o grupo funcional sob condições de estresse. Rizóbios são micro-organismos procarióticos capazes de realizar um dos processos de maior importância para a manutenção da vida na Terra, a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). Este é um grupo de micro-organismos muito diverso, tanto morfológica, quanto fisiológica, genética, bioquímica e filogeneticamente, sendo registrada sua ocorrência nos mais diversos habitats terrestre. (MOREIRA & SIQUEIRA, 2006). Portanto, tamanha diversidade torna necessário testar a eficiência das estirpes nativas de rizóbios a fim de identificar estirpes mais eficientes ao processo de FBN.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Avaliar a capacidade de nodulação e a eficiência simbiótica de isolados obtidos de amostras de solo da Caatinga.
MÉTODOS:
Em casa de vegetação da Universidade do Estado da Bahia – UNEB/DTCS, Campus III, foram conduzidos dois experimentos inoculados com rizóbios recuperados de amostras de solo da área de sequeiro do campo experimental da Caatinga pertencente à Embrapa Semiárido, em Petrolina-PE de coletas realizadas nas épocas: T0 – não desmatada, T1, T2, e T3 – respectivamente 50, 106 e 192 dias após o desmatamento da área e um tratamento controle com a estirpe recomendada-BR3267. Foi utilizada a técnica de número mais provável (NMP) para determinar a densidade de rizóbios no solo. Além, de dois experimentos para determinar da eficiência e à eficácia com a diluição 10-1, com um tratamento nitrogenado (175 mg N/planta) e um controle.
Foram semeadas três sementes da cultivar de feijão-caupi, BRS-Pujante, em quatro repetições. As plantas foram inoculadas com 1 mL de cada solução, distribuídos em blocos ao acaso. Após a colheita, foi avaliada a presença ou ausência de nódulos e massa seca de parte aérea.
A partir dos dados obtidos de massa seca de parte aérea determinou-se a eficiência e a eficácia da estirpe inoculada. Os experimentos foram submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade no programa SISVAR.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As diluições sucessivas mostram um maior número de células de rizóbios na época de coleta T0 (subárea A4) e um menor número na coleta T2 (subárea A3), 99 e 5 células de rizóbios no solo, respectivamente. Comportamento que se repete quando analisamos as épocas de coleta de uma forma geral, T0 187 e T2 54 células de rizóbios no solo. Tal diminuição pode ser justificada pelo desmatamento da vegetação nativa da área na época de coleta T2.
As inoculações de suspensão de solo não promoveram aumento na produção de matéria seca da parte aérea (MSPA) para as plantas inoculadas com as diluições. Somente a testemunha que recebeu N e a estirpe recomendada produziram maiores valores de MSPA, corroborando, assim, com a não eficiência das populações nativas de rizóbio em plantas de feijão-caupi.
Quanto à avaliação da eficiência, apenas as plantas que receberam o tratamento controle e o aporte de N não formaram nódulos. As plantas inoculadas com a BR3267, estirpe de rizóbio recomendada para a cultura do feijão-caupi, e considerada neste experimento como padrão, apresentaram maior número de nódulos, eficiência e eficácia quando comparados aos isolados do solo da área estudada. Não justificando a substituição da bactéria recomendada pelos isolados.
CONCLUSÕES:
As épocas de coleta T0 – antes do desmatamento – e T2 – 106 dias após o desmatamento- obtiveram 187 e 54 células de rizóbios no solo, respectivamente, demostrando a diminuição dadensidade da população causada pelo desmatamento.
As plantas inoculadas com a BR3267 estirpe de rizóbio recomendada para a cultura do feijão-caupi apresentaram maior número de nódulos, eficiência e eficácia quando comparados aos isolados do solo da área estudada.
Palavras-chave: Rizóbios, Fixação Biológica de Nitrogênio, Nodulação.