65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Coleta Seletiva: solução para as grandes cidades?
Iara Maria de Lima Mendes - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros
Hellen Belarmino do Prado - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros
Mirian Alexandre Amaral - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros
Letícia Vidal de Lima Alencar - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros
José Hugo Dias - Colégio Militar do Corpo de Bombeiros
Enoe Cristina Barreto da Silva Prof. Orientadora. - SEDUC/CMCB
INTRODUÇÃO:
O aumento da quantidade de lixo espalhado nas ruas de Fortaleza é notório constituindo um dos problemas observados na cidade. Isto se deve à falta de uma política de Educação Ambiental, que sensibilize a população, especialmente nas escolas sobre a importância da destinação correta destes resíduos, alem da Coleta Seletiva que constitui a etapa de separação de detritos com a finalidade de reutilizá-los.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Pretende-se através desta pesquisa, destacar a importância da implantação de Coleta Seletiva para a redução dos resíduos sólidos destinados aos aterros sanitários nos grandes Centros urbanos. Além de procurar sensibilizar a comunidade escolar a tomar medidas mais conscientes para a destinação final do lixo.
MÉTODOS:
A metodologia utilizada foi do tipo exploratório descritiva, com abordagem hipotética dedutiva, constando inicialmente de levantamento bibliográfico, posteriormente foi realizada visita a órgãos públicos como: EMLURB, SEMACE, IPLAN, entre outros, além de entrevistas com catadores.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Observou-se que um dos fatores responsáveis pelo aumento da quantidade de dejetos em Fortaleza, deve-se principalmente a falta de políticas que sensibilizem a população a dar um destino correto ao lixo. Percebeu-se que a escola tem um papel fundamental neste processo, pois as crianças e jovens, quando percebem o problema mudam sua prática, ou seja, tem uma preocupação maior com seus resíduos.
CONCLUSÕES:
Conclui-se, portanto, que através da implantação da coleta seletiva e de campanhas de Educação Ambiental, o lançamento irregular de detritos pode diminuir os impactos ambientais causados pelo lançamento de lixo na cidade.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Coleta Seletiva, Educação Ambiental.