65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
LEVANTAMENTO PRELIMINAR DA QUALIDADE DA ÁGUA UTILIZADA NO PERÍMETRO IRRIGADO DE CERAÍMA
Jonilson Santos de Carvalho - Depto. de Agronomia - IF Baiano
Felizarda Viana Bebé - Prof. Dra./Orientadora - Depto. de Agronomia - IF Baiano
INTRODUÇÃO:
A salinização dos solos é um dos principais problemas em perímetros irrigados de regiões áridas e semi-áridas, causada por vários fatores naturais e antrópicos. Segundo Bernardoet al (2006), a salinização de um solo depende da qualidade da água usada na irrigação, do seu manejo, da existência e do nível de drenagem natural e, ou, artificial do solo, da profundidade do lençol freático e da concentração original de sais no perfil do solo.Desta forma, faz-se necessário a realização de levantamento da qualidade da água para avaliar a salinização, para que sejam tomadas as medidas de prevenção, e ou, controle caso o problema já esteja instalado.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água de poços e cisternas utilizada pelos pequenos produtores rurais nos lotes do Perímetro Irrigado de Ceraíma, Guanambi-Ba.
MÉTODOS:
O trabalho foi conduzido no Perímetro Irrigado de Ceraíma, município de Guanambi – BA. O clima de acordo com a classificação de Köppen, está na transição Aw e BSw”h’, semi-árido, quente e seco, com precipitação anual de 722 mm, com temperatura média anual de 25,6 ºC e de evapotranspiração anual de 1200 a 1400 mm (Codevasf, 2005; Santos, 2011). Foram realizadas amostragens de água nos poços e cisternas distribuídos no Perímetro Irrigado de Ceraíma, e posteriormente foi feita a análise de Condutividade Elétrica (CE) das amostras coletadas. Os resultados foram classificados de acordo com os parâmetros definidos pelo Laboratório de Salinidade dos Estados Unidos, que avalia a água em quatro intervalos de condutividade elétrica (CE): C1 com (CE) entre 0 e 0,25 dSm-1;C2 com CE entre 0,25 e 0,75 dSm-1; C3 com CE entre 0,75 e 2,25 dSm-1e C4 com CE entre 2,25 e 5,00 dSm-1medidas sob uma temperatura de 25°C.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os valores médios de condutividade elétrica (CE) verificados nas amostras de água variaram entre 0,25 a 5,00 dS m-1. De acordo com a classificação proposta pelo Laboratório de Salinidade dos Estados Unidos apenas 1,5% das amostras foram classificadas como C1, água com baixa concentração de sais, apta para o uso em irrigação. 6% das águas das cisternas e poços analisados foram classificadas como C2, água considerada com teor médio de salinidade. A qualidade das amostras consideradas inadequadas à irrigação C3 e C4 foi de 70 e 22,5% respectivamente, ou seja, 61 amostras das cisternas e poços ativos do Perímetro Irrigado. Segundo Bernardo et al (2006), água com classificação C3 (CE entre 0,75 e 2,25 dSm-1) demonstra elevada concentração de sais, o que é um fator limitante para o uso desta água em sistemas irrigados com solos que tenham deficiência de drenagem. Pode-se usar ocasionalmente apenas em plantas com boa tolerância aos sais.
CONCLUSÕES:
As análises realizadas nas amostras de água das cisternas e poços do perímetro irrigado de Ceraíma evidenciaram que a maior quantidade da água utilizada para irrigação está com alta concentração de sais. O que caracteriza risco de salinização do solo, devendo-se adotar medidas imediatas de manejo do solo e da água para reduzir o avanço de áreas salinizadas.
Palavras-chave: Condutividade eletrica, Irrigação, Salinidade.