65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
FREQUÊNCIA DE CÁRIE, CÁCULO DENTÁRIO E HÁBITOS DE HIGIENE ORAL EM ADOLESCENTES USUÁRIOS DE APARELHOS ORTODÔNTICOS FIXOS
Eline Freitas de Farias Moura - Graduanda do Curso de Odontologia da UEPB
Douglas Pereira de Sousa - Graduando do Curso de Odontologia da UEPB
Fábio Gomes dos Santos - Mestrando do programa de Pós-graduação em Odontologia da UEPB
Yêska Paola Costa Aguiar - Mestranda do programa de Pós-graduação em Odontologia da UEPB
Alessandro Leite Cavalcanti - Professor Doutor do Departamento de Odontologia da UEPB
INTRODUÇÃO:
Atualmente, um maior número de pessoas tem acesso a tratamentos ortodônticos e o uso destes aparelhos para a correção das desordens oclusais causa uma mudança da microbiota bucal. Há uma maior retenção de biofilme e um aumento de Streptococcus mutans, bactéria gram-positiva associada à desmineralização do esmalte dentário e desenvolvimento da lesão de cárie. Neste sentido, lesões cariosas são comumente encontradas em indivíduos portadores de aparelhagem ortodôntica fixa. Em contrapartida, a visita ao cirurgião-dentista por parte destes pacientes deve ser realizada com uma maior frequência para a manutenção do aparelho, tendo o ortodontista o papel de diagnosticar precocemente as lesões cariosas nestes indivíduos. A dificuldade de higienização da cavidade oral por parte dos usuários de aparelho ortodôntico fixo propicia uma manutenção do biofilme na cavidade oral, que vem a se calcificar, transformando-se no cálculo dentário.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Estimar a frequência de cárie, cálculo dentário e hábitos de higiene oral em adolescentes, de 15 a 19 anos de idade, usuários de aparelhos ortodônticos fixos em Campina Grande - PB.
MÉTODOS:
Trata-se de um estudo transversal, que investigou uma amostra de 140 adolescentes entre 15 a 19 anos, devidamente matriculado nas escolas da rede pública estadual de Campina Grande. Os sujeitos de pesquisa foram selecionados por um processo de amostragem não probabilística por conveniência, onde foram eleitos os alunos usuários de aparelhos ortodônticos fixos. Para a realização dos exames, dois pesquisadores devidamente treinados e calibrados utilizaram equipamentos de proteção individual além de espelhos bucais articulados, sonda milimetrada OMS e gazes descartáveis esterilizados em autoclave. Os dados foram coletados nas dependências das escolas em ambientes iluminados pela luz natural auxiliada por luz artificial. O diagnóstico de cárie foi realizado através do índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPO-D) (OMS, 1997) e a presença de cálculos foi detectada pelo método tátil-visual. Questões relacionadas aos hábitos de higiene oral foram abordadas por meio de uma entrevista. Os dados foram tabulados no SPSS® (StatisticalPackage for the Social Sciences – versão 18.0), sendo realizada a análise estatística descritiva.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre os adolescentes examinados, 99 (70,7%) eram do gênero masculino e 41 (29,3%) do gênero feminino. 39,3% possuíam 16 anos de idade. A presença de cálculo dentário foi observada em 57,9% da amostra em pelo menos um dos sextantes. Em relação ao índice de dentes cariados, perdidos e obturados (CPO-D) 38% possuíam lesões de cárie. A utilização do fio dental foi verificada em 65,7% dos indivíduos, tendo uma maior utilização pelo sexo feminino (68,6%). As mulheres apresentam maior preocupação com sua aparência física, sendo fortemente influenciadas pelos padrões sociais e culturais vigentes, contribuindo para que assumam maior cuidado em relação ao seu corpo, repercutindo também nos hábitos e comportamentos de saúde bucal (Abegg, 2004). Quanto à frequência de uso do fio dental, observou-se que ambos os gêneros utilizavam este dispositivo uma vez ao dia (28,6%). 99,2% da amostra utilizava escova e creme dental, destes 87,8% relatou utilizar a escova de 2 a 4x ao dia.
CONCLUSÕES:
Apesar dos adolescentes relatarem a prática de hábitos de higiene oral conforme orientado pelos cirurgiões-dentistas observou-se uma elevada frequência de cárie dentária e cálculo.
Palavras-chave: cárie dentária, Higiene bucal, Adolescentes.