65ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 6. Nutrição - 3. Análise Nutricional de População
ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS ASSISTIDAS EM CRECHES PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA
Maria Mônica de Oliveira - Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Graduanda de Enfermagem da UEPB
Érika Morganna Neves de Araújo - Bolsista de Extensão da UEPB. Graduanda de Enfermagem da UEPB
Mônica Borba da Silva - Graduanda de Enfermagem da UEPB
Ana Carolina Dantas Rocha - Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da UFC
Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso - Enfermeira. Professora Titular da UFC. Pesquisadora 1D do CNPq
Dixis Figueroa Pedraza - Doutor em nutrição. Programa de Pós Graduação em Saúde Pública – UEPB
INTRODUÇÃO:
O estado nutricional é um importante indicador da saúde que expressa a relação entre os alimentos ingeridos e as necessidades nutricionais em cada fase do curso de vida. Sua avaliação possibilita identificar a magnitude, o comportamento e os determinantes dos agravos nutricionais. O dilema atual da nutrição em saúde pública é lidar com a coexistência de situações aparentemente contraditórias, como a desnutrição e a obesidade e suas implicações. A prevalência da obesidade em crianças tem crescido na maior parte dos países tornando-se um dos mais significativos problemas nutricionais da atualidade, definindo, assim, uma das características marcantes do processo de transição nutricional. As creches são instituições educacionais que tem a finalidade de proporcionar condições adequadas para promover o bem-estar da criança, seu desenvolvimento físico, motor, moral e social, desempenhando, portanto, papel fundamental na vida das famílias de baixa renda no Brasil. Portanto, torna-se importante conhecer a prevalência do excesso de peso dos pré-escolares assistidos em creches municipais de Campina Grande, Paraíba, no Nordeste brasileiro, a fim de subsidiar o planejamento e implementação de medidas de controle e prevenção da obesidade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Determinar a prevalência do sobrepeso e os fatores associados em crianças assistidas em creches na cidade de Campina Grande-PB
MÉTODOS:
Realizou-se estudo transversal, desenvolvido em creches públicas do município de Campina Grande, Paraíba, no período de outubro a novembro de 2011. As informações foram obtidas por meio de entrevista com as mães, mediante aplicação de um questionário que contemplava variáveis infantis, maternas e socioeconômicas. A coleta de dados também incluiu a obtenção do peso e estatura das crianças, seguindo as recomendações de padronização da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde do Brasil. Para a avaliação do estado nutricional, foram considerados os índices peso/estatura (P/E) e peso/idade (P/I), comparados com o standard de crescimento infantil da OMS, utilizando o programa WHO Anthro 2005 versão beta. Para analisar a influência das variáveis no estado nutricional (sobrepeso/obesidade), os índices P/E e P/I foram considerados como variáveis dependentes. A análise estatística utilizou regressão linear múltipla com modelo pelo método forward.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Foram analisados os dados correspondentes a 299 crianças pré-escolares assistidas em creches. O percentual de crianças com obesidade para os índices P/E e P/I foi de 8,36% e 5,01%; respectivamente. Relacionado ao déficit nutricional, obteve-se prevalência de 0,6% ao considerar o P/E, e de 2,34% para o P/I. A frequência da adequação antropométrica ficou em torno de 91%. O resultado final do modelo hierarquizado evidenciou que nenhuma variável materna associou-se ao sobrepeso, e que das variáveis infantis apenas o peso ao nascer permaneceu associado aos escores de P/I e P/E. O bloco de variáveis socioeconômicas, por sua vez, apresentou-se como o mais representativo fator de variação dos resultados do estado nutricional das crianças estudadas. A situação nutricional encontrada no presente estudo reflete o quadro epidemiológico do próprio país, reportada pela Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (2006), que evidenciou uma queda na ocorrência da desnutrição, em particular na região Nordeste, e ascendência do sobrepeso e da obesidade na população infantil.
CONCLUSÕES:
As prevalências de sobrepeso encontradas entre os pré-escolares de Campina Grande superam os resultados de outros estudos realizados no país, sinalizando para o risco que o estadiamento da obesidade confere a este grupo de crianças. Este resultado está fortemente associado aos determinantes socioeconômicos, indicando que melhorias nas condições de vida das crianças e de suas famílias, ampliando o acesso aos bens e consumo necessários à sobrevivência, bem como melhorando as condições do contexto em que a criança vive, esta pode desenvolver plenamente a sua capacidade de enfrentamento das condições biológicas e de morbidade, e responder de forma mais exitosa aos agravos do ambiente que possam comprometer o seu potencial pleno de desenvolvimento.
Palavras-chave: Estado nutricional, Pré-escolares, Sobrepeso.