65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Linguística - 4. Sociolinguística
TER/HAVER NA FALA DE SALVADOR
Lorena Cristina Ribeiro Nascimento - Depto. de Ciências Humanas - UNEB
Norma da Silva Lopes - Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Ciências Humanas - UNEB
INTRODUÇÃO:
Este texto foi produzido no intuito de apresentar os resultados das pesquisas feitas no decorrer do projeto de Iniciação Científica A variação Ter/Haver em Salvador, que tem como objetivo estudar a variação na utilização dos verbos Ter e Haver no sentido de existir e em posição de verbo auxiliar. Para a pesquisa foram utilizados alguns inquéritos do Programa de Estudos do Português Popular Falado de Salvador (PEPP), tendo como base a teoria da sociolinguística variacionista.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho tem como objetivo geral identificar os condicionamentos estruturais e sociais da Variação Ter/Haver em Salvador.
MÉTODOS:
Para a pesquisa foi utilizada a metodologia da sociolinguística quantitativa. A coleta de dados foi feita
através de 16 inquéritos do Programa de Estudos do Português Popular Falado de Salvador (PEPP), que é
composto por um total de 48 inquéritos. Os informantes são homens e mulheres (em igual número) do Ensino Fundamental e Ensino Médio, residentes da cidade de Salvador e divididos em 4 faixas etárias: 15 a 24, 25 a 35, 45 a 55 e 65 anos em diante. Nesta pesquisa foram estudadas a variável variação
Ter/Haver no sentido de existir e em posição auxiliar, e as variantes Ter e Haver. Dos inquéritos, foram levantados todos os contextos com Ter ou Haver auxiliar e principal com valor de existir e feita a devida codificação para que fosse possível a análise estatística a ser feita pelo Pacote de Programas Varbrul. Logo após a codificação, o material foi submetido ao pacote de programas Varbrul para que fosse feita a análise estatística. Por fim, foi realizada a análise e interpretação dos resultados obtidos que compõem o artigo A variação Ter/Haver em Salvador.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Neste estudo foi possível observar que o verbo Ter, como desde o princípio foi esperado, é mais usado que o verbo Haver. O que foi levantado e surpreendeu, de certa forma, foi o fato de que nem o gênero, faixa etária e escolaridade parecem interferir nessa escolha, refutando as hipóteses de que a mulher e os mais escolarizados costumam usar mais o Haver que o Ter, assim como os mais jovens usam mais o Ter que o Haver. A hipótese que o tempo futuro favorece a utilização de Haver, da mesma forma que o uso de Ter é favorecido pelo tempo passado, por sua vez, foram confirmadas. Além desse contexto, há outro que favorece o uso de haver: quando o sujeito da oração aparece como inexistente.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir, através do que foi alcançado neste projeto de pesquisa, que os resultados deste trabalho se apresentam importantes no âmbito do estudo do uso de Ter e Haver na fala popular de Salvador por trazer novos dados a esse estudo, que pode ser expandido posteriormente.
Como também resultado deste projeto, tem-se as apresentações nos eventos descritos abaixo:
A XXIV Jornada do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE) que ocorreu entre os dias 04 a 07 de setembro de 2012 em Natal;
A V Jornada de Incentivo à Pesquisa e Extensão (JOINPE) que aconteceu no dia 11 de setembro de 2012, na UNEB;
A XVI Jornada de Iniciação Científica da UNEB;
65ª Reunião Anual da SBPC que acontecerá no mês de julho em Recife.
Palavras-chave: Ter/Haver, Fala de Salvador, Uso variável.