65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância
FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA NOS MUNICÍPIOS ALAGOANOS
Rebeca Virgínia de Carvalho Araújo - Depto. de Pedagogia / Campus do Sertão / UFAL
Adonias da Penha Alcântara - Depto. de Pedagogia / Campus do Sertão / UFAL
Anderson Cordeiro Sandes - Depto. de Pedagogia / Campus do Sertão / UFAL
Ceciliana Trajano Toledo - Depto. de Letras / Campus do Sertão / UFAL
Marilza Pavezi - Profª Mestre / Depto. de Pedagogia / Campus do Sertão / UFAL
Lílian Kelly de Almeida Figueiredo - Profª Doutoranda / Depto. de Pedagogia / Campus do Sertão / UFAL
INTRODUÇÃO:
A imersão no ambiente escolar, aos poucos, se constitui uma identidade particular que carrega as marcas de sua atuação profissional, e o professor vai assim se compondo pela constituição de concepções, atribuições, atividades, modo de agir e costumes próprios. “Se uma pessoa ensina durante trinta anos, ela não faz simplesmente alguma coisa, ela faz também alguma coisa de si mesma: sua identidade carrega as marcas de sua própria atividade, e uma boa parte de sua existência é caracterizada por sua atuação profissional.” (TARDIF, 2012, p.56). Neste trabalho, articulado com o Programa de apoio didático-pedagógico ao educador do agreste e sertão alagoano (PRODPEAL), financiado pelo MEC/SESU/PROEX/UFAL, os professores e bolsistas envolvidos serão responsáveis por formarem o profissional da educação básica para o uso das TIC, congregando a relação teoria-prática, a partir do instante que as ações se desenvolvam, com a criação de espaços que favoreçam a compreensão do contexto da prática pedagógica, permitindo aprimorar uma atitude investigativa, não dogmática, partindo das experiências e trajetórias escolares dos professores e alunos, como ponto de partida para a construção inicial da compreensão da cultura escolar tecnológica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Elaborar estratégias didáticas de formação por meio das tecnologias para os professores da rede básica de ensino e sujeitos participantes da UFAL; Propor bases metodológicas de atuação profissional do professor da Educação Básica por meio do uso das mídias: televisiva, radiofônica, internet e impressa em sua prática; Realizar um Curso de Capacitação para professores da rede básica.
MÉTODOS:
Para o desenvolvimento deste projeto trabalharemos com a pesquisa-ação. É um tipo de pesquisa com base empírica que é concebida e realizada em estreita associação com uma ação ou com a resolução de um problema coletivo e no qual os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo (THIOLLENT, 2011, p.20). Esta pesquisa visa produzir mudanças (ação) e compreensão (pesquisa), além de entender as questões não somente por meio de uma única variável, mas por um sistema social holístico e complexo. Gray (2012) apresenta três características comuns quanto a abordagem: 1) os sujeitos da pesquisa são, eles próprios, pesquisadores ou estão envolvidos em uma parceria democrática com o pesquisador; 2) a pesquisa é vista como um agente da transformação e 3) os dados são gerados a partir de experiências diretas dos participantes da pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Como este projeto se iniciou em janeiro de 2013, para responder aos objetivos e hipóteses deste, nos ancoramos na pesquisa-ação, de natureza qualitativa, a partir da qual serão percorridas as seguintes etapas metodológicas: estudo teórico/bibliográfico acerca das possibilidades didáticas do uso das interfaces da internet; exploração e análise das interfaces. A coleta de dados se dará a partir de entrevistas coletivas junto aos participantes do curso a ser desenvolvido e da observação direta. Dividimos em duas etapas para obtermos as respostas perpetuadas ao decorrer da pesquisa. Na primeira etapa continuaremos a estudar os teóricos que discutem sobre a temática evidenciada (teorias pedagógicas) e sobre ciência e tecnologia, para fundamentar e aprofundar o que já se estabeleceu nos cursos anteriores, assim como ambientar-se com o AVA – Ambientes Virtuais de Aprendizagem, na plataforma MOODLE e com o Blog, criado para a discussão em grupo: educacaoetecnologiadigital.blogspot.com.br. A segunda etapa será permeada por discussões acerca das possibilidades e visibilidades didáticas das interfaces (interface de áudio, vídeo, escrita) e será aberto um curso de capacitação semipresencial para os professores dos municípios escolhidos. Serão de 20 a 40 participantes e iremos ao local para realizarmos a formação. Desta forma, esperamos que com a realização do curso voltado a aplicação das TIC em sala de aula, os professores reflitam sobre os impactos e as apliquem no contexto educacional
CONCLUSÕES:
O professor se faz pela constituição dos saberes profissionais, curriculares, de formação e experienciais adquiridos na sua trajetória profissional, que se confunde com sua própria organicidade, ontologia, história de vida e carreira profissional, como também se faz a partir do seu trabalho no magistério.
Essa constituição de saberes é coadunado com exigências expressas como elementos da seleção quando representadas e pontuadas distintamente nos critérios de classificação que assinalam os níveis de especialização, Mestrado e Doutorado, com pontuação crescente e não acumulável entre as formações e destacam-se ainda outros critérios como a exigência de capacitação e/ou cursos a partir de 40h na área do curso e/ou unidade curricular específica, experiência docente em educação a distância, experiência docente na área do curso e/ou da unidade curricular especifica e curso básico na área de informática.
Diante da presença das TIC na sociedade contemporânea, a escola deve se constituir enquanto espaço de formação do cidadão favorecendo o diálogo e a interação bem como a produção a partir dos espaços de aprendizagem mediados pelas mídias e recursos tecnológicos disponíveis.
Palavras-chave: Formação Docente., Tecnologias da Informação e Comunicação., Estratégias Didáticas..