65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
A LUDICIDADE COMO ALTERNATIVA NA ABORDAGEM DE HIGIENE E SAÚDE NA MELHOR IDADE
Nayara Sabrina de Freitas Alves - Depto. Ciências Naturais, UEPA, Campus IX- Altamira
Evanir Rodrigues da Silva - Depto. Ciências Naturais, UEPA
Karine de Sousa Carvalho - Depto. Ciências Naturais, UEPA
Inês Trevisan - Profa. Msc./Orientadora - Depto. Ciências Naturais - UEPA
INTRODUÇÃO:
A população de idosos no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos e de acordo com Moraes (2012), esse crescimento se deve ao aumento da expectativa de vida em nosso país. Sabendo disso, não se pode pensar no idoso como alguém que se detenha ao lar, pois o que se tem observado é que eles estão buscando integrar-se a grupos sociais voltados a sua faixa etária e que os proporcionem atividades dinâmicas, lúdicas, dentre outras.
Na realidade, o que se observa é que este público aprecia atividades criativas e que os proporcionem alegria e prazer. Dessa forma, utiliza-se a ludicidade para que os idosos interajam com o grupo na qual estão inseridos e para que seja promovida a participação social (FERNADES, OLIVEIRA, 2011).
Conhecendo este fato, o trabalho aqui apresentado trás uma abordagem qualitativa de um projeto de extensão realizado no Centro de Convivência dos Idosos, localizado no município de Altamira-PA, que envolveu atividades lúdicas na abordagem de higiene e saúde na melhor idade, durante a disciplina de Estágio Supervisionado I: vivência em espaços não formais. A relevância desse estudo está no uso da ludicidade na abordagem desses temas, uma vez que esta estimula e aperfeiçoa a aprendizagem desses hábitos, sem que os cause constrangimento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Demonstrar que as atividades lúdicas se constituem em uma prática salutar para se trabalhar higiene e saúde na melhor idade.
MÉTODOS:
Acadêmicas do Curso de Ciências Naturais atuaram no Centro de Convivência dos Idosos de Altamira-PA, composto de 40 idosos e puseram em prática as atividades planejadas no período de dois dias. Acrescenta-se que, a escolha do tema Higiene e Saúde deve-se as necessidades observadas e também por indicação da coordenadora do centro.
No decorrer desses dias, abordaram-se por meio de exposição oral dialogada os temas higiene pessoal, alimentação saudável para o tratamento e prevenção de doenças como hipertensão, colesterol e diabetes, bem como, a importância de atividades físicas. Vale ressaltar, que antes do início das atividades ofereceu-se um momento de reflexão através de músicas e mensagens de motivação voltadas aos participantes. Como atividades lúdicas, desenvolveram-se algumas dinâmicas em grupos, jogo da memória, dinâmica “O que é o que é?”, relacionados aos assuntos abordados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
“A vivência de atividades lúdicas está diretamente relacionada à qualidade de vida, ao bem estar físico, social e emocional das pessoas [...]” (METZNER; CAMOLESI, 2012, p.2). Sabendo disso, o uso da ludicidade na abordagem de Higiene e Saúde com a melhor idade se mostrou uma alternativa salutar, pois de um modo geral, promoveu interesse, participação e a internalizarão dos temas abordados.
“O lúdico exerce um fascínio muito grande uma vez que é inerente ao ser humano, e o que é melhor, à sua parte alegre, reporta-se aos momentos em que ele está feliz” (SOUSA, 2005, p. 12). Conhecendo isso, pode-se dizer que com o uso de jogos e dinâmicas conseguiu-se a participação social do idoso por meio de seus relatos de experiências, isso porque as brincadeiras proporcionaram um momento de descontração, alegria e de aproximação com os demais.
Além disso, por meio da ludicidade o público se sentiu mais livre para destacar suas limitações físicas, desafios e as dificuldades financeiras quanto às práticas de higiene e saúde abordadas. Diante desses destaques, conseguiu-se propor estratégias para que estes hábitos pudessem ser executados, seja por eles ou com a ajuda de outros quando por limitações físicas, para que as dificuldades não se tornassem empecilhos para realização dessas práticas.
CONCLUSÕES:
A abordagem desses temas com o uso de atividades lúdicas mostrou-se uma alternativa muito relevante, uma vez que essas atividades respeitaram cada uma das dificuldades, necessidades e realidade social dos idosos. Por meio das brincadeiras, percebeu-se a motivação, o interesse, a participação e a aprendizagem dos presentes no decorrer do projeto.
Além do mais, trabalhar esses assuntos mostrou-se uma experiência prazerosa e envolvente para as acadêmicas e os idosos. Vale lembrar que, a melhor idade trazia noções sobre os temas trabalhados, no entanto observou-se a necessidade de haver nova retrospectiva, devido à chegada de novos integrantes ao espaço. Sabendo disso, buscou-se uma inovação na forma de transmitir os assuntos, para que a abordagem se tornasse mais atrativa, divertida e reflexiva para o público.
Diante do exposto, percebe-se a importância das atividades lúdicas voltadas a melhor idade, pois muitos dos idosos são esquecidos por seus familiares e até mesmo pela sociedade. Desse modo, esses tipos de atividades podem contribuir para a motivação e para continuidade deles nesses ambientes, devido ser proporcionadas atividades de lazer, culturais, novas amizades e entretenimento.
Palavras-chave: Atividades criativas, Motivação, Aprendizagem.