65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 4. Gestão de Negócios
ENSINO PROFISSIONALIZANTE COMO FERRAMENTA PARA ESTIMULAR A FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES EM SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE/PE
Allisson de Lima Oliveira - Aluno do Curso Técnico de Administração do SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Bruno Araújo da Silva - Aluno do Curso Técnico de Administração do SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Jose Rodeni Nascimento da Silva - Aluno do Curso Técnico de Administração do SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Kaoma Christopher Carneiro da Cunha - Aluno do Curso Técnico de Administração do SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Matheus Clemente Pereira - Aluno do Curso Técnico de Administração do SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Lívio Ferreira - Prof. Esp./Orientador – SENAI Santa Cruz do Capibaribe
INTRODUÇÃO:
Não é de hoje que ouvimos falar sobre o termo empreendedor e o fenômeno empreendedorismo. Empreendedorismo é o ato de aproveitar oportunidades, inovar, planejar, arriscar, empenhar, ser perseverante, acreditar na ideia e transformar em realidade. Isso se aplica em qualquer área, seja um novo negócio, processo, produto ou método (DOLABELA, 1999). Esse trabalho de iniciação científica surgiu no decorrer da unidade curricular Formação de Empreendedores em dezembro de 2012, na Escola Técnica SENAI Santa Cruz do Capibaribe, a partir de inquietações dos alunos geradas pela falta de informação a respeito do tema de alguns empreendedores do município. De acordo com pesquisas a cidade tem 77.866 indústrias, mas dessas, poucas estão legalizadas, ou seja, são formais (IBGE, 2012). A relevância do estudo deveu-se ao fato de que a cidade tem alto índice de empreendedores, ou seja, pessoas que montam seu próprio negócio e sobrevivem das riquezas produzidas, geralmente analfabetas e sem conhecimento algum de gestão de negócios enfrentando dificuldades em administrar seus empreendimentos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Geral: Informar de forma precisa e prática os conceitos de empreendedor e empreendedorismo, para jovens de Santa Cruz do Capibaribe/PE. Específicos: Levantar o conhecimento prévio dos sujeitos sobre o tema; Identificar qual a necessidade de informação a respeito do empreendedorismo; Realizar palestra esclarecendo as informações necessárias para abrir um negócio.
MÉTODOS:
O caminho metodológico percorrido tratou da revisão da literatura fundamentada nos estudos de Dornelas (2009), Dolabela (1999), Souza e Guimarães (2005) e Ramos (2005). Em seguida realizou-se uma pesquisa de campo, de abordagem quantitativa nos dias 18 a 20 do mês de março de 2013. Os sujeitos da pesquisa contemplaram 50 estudantes do ensino médio de uma escola estadual do município de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco. Coletaram-se dados por meio de entrevista semiestruturada através de questionário composto de questões fechadas aplicadas por 05 (cinco) alunos do Curso Técnico em Administração Empresarial. A aplicação dos questionários ocorreu estrategicamente no ambiente de aprendizagem da Escola Estadual Padre Zuzinha, no turno da noite, onde se concentra maior número de estudantes com potencial para o trabalho. Após identificar o tipo de informação necessária, os discentes pesquisaram sobre o empreendedorismo e o empreendedor, criam uma apresentação em slides, realizaram palestra, aplicaram um questionário para validar a utilidade das informações e tabularam os dados em microcomputadores a partir do software Excel no laboratório de informática da escola técnica. Os resultados foram apresentados em gráficos de colunas a partir de análise estatística univariada.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O empreendedor é realista, mas sonhador; imagina e desenvolve visões (DOLABELA, 1999). O trabalho abordou a temática o empreendedor e suas funções para jovens do ensino médio com potencial empreendedor. Através de entrevistas com alguns jovens identificou-se que dos respondentes 85,72% sabem o que é empreendedor e qual sua função, mas em apenas 40% considera-se um empreendedor, e no futuro próximo 91,18% já está pensando em abrir seu próprio negócio. Baseado nisso, formatou-se uma palestra para o público em questão, cujas informações trataram do empreendedor e suas funções e características de sucesso, os primeiros passos para montar o seu próprio negócio, a importância da inovação para o sucesso da organização e da formalização de seus empreendimentos. Para validar o conteúdo da palestra foi elaborado um questionário de avaliação do trabalho e aplicado aos expectadores. Segundo a pesquisa 90 % dos participantes avaliaram como boas às informações transmitidas, 72% indicaram como bom o material distribuído, cerca de 60% mostrou interesse em ser empreendedor e finalmente 62% avaliaram como muito útil e aplicável os conhecimentos adquiridos. Esse resultado é corroborado por Dornelas (2009) quando o autor destaca que para empreender é preciso buscar informações, aprender a aprender.
CONCLUSÕES:
Através dos resultados obtidos no desenvolvimento do trabalho identificou-se, ao levantar os conhecimentos prévios sobre o tema, que os jovens com vocação empreendedora precisam de informações, pois há uma carência enorme dos conhecimentos de gestão para criarem empresas de sucesso. Com relação à necessidade de informação os sujeitos da pesquisa necessitam de saberes referentes aos passos a serem seguidos para montar uma empresa, como formalizar a empresa e as principais características e funções do empreendedor. Quanto à realização da palestra os resultados foram positivos, pois todos levaram ideias inovadoras para montar ou implantar em seus negócios. Para os alunos de Administração a atividade fundamentou todo o aprendizado durante o curso, além do sentimento de utilidade ao compartilhar essas vivências com outros jovens. Sendo assim, os resultados e as sugestões apresentadas são coerentes com os objetivos traçados no trabalho.
Palavras-chave: Negócio, Empreendedorismo, Gestão.