65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
INFORMAÇÃO: O MELHOR REMÉDIO CONTRA DST’s
Ana Raquel Clementino Correia - Estudante Curso Técnico em Administração - SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Bárbara Costa Silva Paulino - Estudante Curso Técnico em Administração - SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Dienna Cristine da Costa Almeida - Estudante Curso Técnico em Administração - SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Itala Wanessa Rodrigues de Góis - Estudante Curso Técnico em Administração - SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Luan Henrique Glicério - Estudante Curso Técnico em Administração - SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Fernando Sergio Gomes Santana - Analista de Educação Profissional, Orientador - SENAI Santa Cruz do Capibaribe
INTRODUÇÃO:
O crescente número de jovens com vida sexual ativa desperta atenção sobre alguns aspectos que estão relacionadas à falta de prevenção no ato da consumação da relação. A falta de comprometimento, de informações e de prevenção, associadas ao aumento de relacionamentos apenas para um prazer momentâneo, estão diretamente relacionadas aos índices alarmantes de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) que assolam as pessoas em porcentagens cada vez mais altas. (SILVA, 2000). Alguns fatos negativos têm sido percebidos no contexto da atenção as DST’s em nosso país, como a escassez de dados epidemiológicos, onde apenas a AIDS e a sífilis congênita possuem uma notificação compulsória; outro fato agravante é a forma como os portadores de DST’s são discriminados nos vários níveis do sistema de saúde, trazendo sentimento de discriminação e contribuindo para o seu afastamento dos serviços de saúde. A relevância desse estudo consiste em promover informações que possam auxiliar na prevenção das doenças e suas consequências na vida dos jovens e das pessoas que os rodeiam, propiciando uma disseminação desses conhecimentos para a sociedade local.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Promover ações que auxiliem o processo de esclarecimento sobre DST’s, para jovens adolescentes do ensino técnico na escola SENAI em Santa Cruz do Capibaribe – PE; Identificar os conceitos existentes na literatura sobre as DST’s; Realizar palestras informando sobre os riscos a saúde; Distribuir camisinhas e panfletos explicando a maneira correta para sua utilização.
MÉTODOS:
Esse estudo se enquadra em caráter qualitativo. Com o objetivo de propiciar a disseminação de informações a respeito dos principais danos à saúde causados pelo não uso de preservativos. Foram realizadas ações com o intuito de minimizar os efeitos causados pela falta de conhecimentos a respeito do tema tratado. No período de 26.02.2013 a 19.03.2013 foram desenvolvidas as seguintes atividades: Realização de pesquisa bibliográfica junto a livros, periódicos e artigos de relevância na área para obter o embasamento necessário; apresentação de palestra para jovens estudantes de ensino técnico; distribuição de camisinhas e panfletos explicativos sobre a metodologia correta para a utilização dos preservativos. O ambiente dessa atividade compreendeu as salas de aula, auditório e biblioteca da escola SENAI Santa Cruz. Foram necessários computadores, panfletos, datashow, equipamentos de som e preservativos masculinos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O conhecimento e a informação são bases chave para o desenvolvimento humano. A contaminação desenfreada cada vez maior e mais prejudicial de DST’s em jovens e adolescentes se dá pela falta de diálogo sobre as principais consequências em relações sexuais sem os devidos cuidados (SILVA, 2000). Ao realizar as ações propostas por esse projeto percebeu-se que apesar de muitos participantes da palestra possuir meios para obter informações sobre o tema, não atentavam sobre a importância dessas pesquisas para assegurar sua saúde. Na medida em que eram apresentadas as doenças mais comuns, os alunos ficavam mais surpresos e preocupados com seu próprio futuro e bem-estar. Ao final dos trabalhos foram distribuídos preservativos masculinos e em seguida houve abertura para esclarecer algumas dúvidas, finalizando com uma amostra de sua correta utilização. Cerca de 90 jovens participaram das atividades propostas por esse estudo. A necessidade de conscientizar os alunos é urgente, visto que, estes sujeitos são “peças” importantes para o aprimoramento de políticas públicas em educação e saúde.
CONCLUSÕES:
Os objetivos traçados por esse trabalho foram atingidos uma vez que: foram realizadas pesquisas em livros, artigos periódicos, e sites que abordavam o tema objeto dessa pesquisa, com o intuito de embasar teóricamente os alunos responsáveis pela realização das ações propostas; realizou-se a palestra de caráter informativo, nela, ainda foram distribuídos os preservativos masculinos e panfletos explicativos. A disseminação das consequências da não utilização de preservativos se faz urgente, uma vez que o aumento constante e agressivo, assim também, como a descoberta de novas doenças a cada dia mais graves, são índices preocupantes que devem despertar a sociedade para medidas onde as pessoas sejam provocadas a buscar informações, prevenções e atitudes, frente às adversidades que as relações sexuais, realizadas cada vez mais precocimente, podem acarretar de forma destrutiva na vida das pessoas.
Palavras-chave: Disseminação, Concientização, Relações Sexuais.