65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
PROJETO DE AÇÃO SOCIAL: PARTE INTEGRANTE DA FORMAÇÃO CIDADÃ
Larissa Pereira da Silva - Estudante Curso Técnico de Administração - SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Marima Cesário de Souza - Estudante Curso Técnico de Administração - SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Erica Patrícia Rito de Queiroz - Estudante Curso Técnico de Administração - SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Elias Pedro da Silva Neto - Estudante Curso Técnico de Administração - SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Elayne Ires Santos Trindade - Estudante Curso Técnico de Administração - SENAI Santa Cruz do Capibaribe
Fernando Sergio Gomes Santana - Analista de Educação Profissional/Orientador - SENAI Santa Cruz do Capibaribe
INTRODUÇÃO:
A responsabilidade social é o cumprimento dos deveres e obrigações dos indivíduos para com a sociedade. Um projeto social é construído através do desejo de uma ou várias pessoas de mudar a realidade de um grupo. A importância de uma ação de responsabilidade social é o prazer em poder contribuir para melhorar a vida de pessoas que precisam de um ato generoso e solidário da comunidade em geral. (DAFT, 1999). Munidos deste desejo e a partir de uma atividade ensino-aprendizagem da unidade curricular Projeto de Conclusão de Curso os alunos detectaram que a instituição Casa da Criança necessitava de projeto solidário, o qual tivesse como ponto de partida a doação de alimentos, roupas e brinquedos e, assim, um grupo de alunos, unidos pelo sentimento de solidariedade e preocupados com aqueles que são desprovidos de recursos e “excluídos” pela sociedade, se reuniu para arrecadar doações junto a algumas escolas públicas do ensino médio do município. A relevância deste trabalho se dá pelo olhar crítico de alguns alunos, os quais estão inseridos no Curso Técnico de Administração, em identificar e promover ações para ajudar as crianças que são atendidas no Centro Pastoral Padre Ibiapina (Casa da Criança) no município de Santa Cruz do Capibaribe - PE.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Incentivar instituições, pessoas físicas e jurídicas para que desenvolvam atividades que proporcionem melhor qualidade de vida e exercício da cidadania, em sua plenitude, às crianças em situação de vulnerabilidade e exclusão sociais atendidas pelo Centro Pastoral Padre Ibiapina (Casa da Criança) no município de Santa Cruz do Capibaribe – PE.
MÉTODOS:
Com o intuito de instigar os alunos do curso Técnico em Administração Empresarial à iniciação científica os discentes foram estimulados a planejar, implantar e gerenciar projetos relacionados ao curso como estratégia de ensino-aprendizagem aplicando os conhecimentos adquiridos. Assim, depois de trabalhar o tema Responsabilidade Social em sala de aula, os discentes decidiram visitar uma casa de apoio às crianças próximo da escola profissionalizante onde estudam. Previamente autorizado pela coordenação da instituição Centro Pastoral Padre Ibiapina (Casa da Criança), foi realizada uma pesquisa com os pais das crianças atendidas, com o objetivo de elencar as principais necessidades. Identificaram que alimentos, roupas e brinquedos deveria ser o foco do projeto, então, divulgaram a campanha de arrecadação das doações com os alunos que estavam inseridos no centro profissionalizante e depois ampliaram para as duas maiores escolas estaduais do município e uma empresa de prestação de serviços. Foram realizadas campanhas de conscientização com alunos do ensino médio das referidas instituições, com dia marcado para arrecadar as doações na semana seguinte. Após a arrecadação houve uma triagem dos produtos, sendo devidamente separados, contabilizados, empacotados, fotografados e entregues.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os alunos do curso Técnico de Administração, após a divulgação nas escolas, conseguiram com o projeto atingir cerca de 650 pessoas em fase escolar do ensino médio e 01 empresa de prestação de serviço de Santa Cruz do Capibaribe/PE despertando o sentimento de doação em todos os participantes. Os discentes arrecadaram 579 peças de vestuário, 51 quilos alimentos, 21 pares de calçados, 320 brinquedos e 160 fraldas descartáveis, totalizando ao geral, 975 produtos. Esses donativos causaram imensa alegria aos funcionários da instituição, mas também mostraram aos alunos organizadores o valor de um trabalho social despertando nestes o sentido de ser cidadão e exercer a cidadania ampliando seus olhares para além dos muros da escola. De acordo com Frederick (1979) a Responsabilidade Social é um dever de toda organização, tendo a preocupação com as expectativas do público, então, relata-se, que a responsabilidade social existe para beneficiar uma determinada comunidade a fim de utilizar os recursos que a mesma necessita. Dessa forma beneficiaram 80 crianças do Centro Pastoral Padre Ibiapina, que tem uma faixa etária de 08 meses a 06 anos de idade. A atividade finalizou com construção de mural contendo as fotos da ação a fim de prestar contas e incentivar outros ao exercício da cidadania.
CONCLUSÕES:
Considerando-se que o êxito da ação focou-se no despertar da população escolar em ajudar o próximo, através dos resultados obtidos foi possível perceber que o projeto sensibilizou diversos indivíduos e instituições no sentido de melhorar a qualidade de vida das crianças que são atendidas no Centro Pastoral Padre Ibiapina (Casa da Criança). Sabendo-se que ao estimular pessoas para o bem comum, contribui-se também para viver em uma sociedade mais justa e fraterna, pois através das doações foi possível promover o bem estar de crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social além do exercício da cidadania. Dessa forma, acredita-se que se abrem caminhos para que outras pessoas fossem incentivadas a mudar alguns de seus hábitos. Enfim, a responsabilidade social é um dever de toda organização, comunidade e governo. Ao finalizar o projeto constata-se a coerência com os objetivos elencados neste trabalho.
Palavras-chave: Cidadania, Responsabilidade Social, Qualidade de Vida.