65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 1. Anatomia Vegetal
CARACTERIZAÇÃO MORFOANATÔMICA DE Citrus medica L.
Priscila Freitas Santos - Curso de Farmácia, Universidade Federal do Maranhão -UFMA
Déllio Willians Silva Barbosa - Curso de Farmácia, Universidade Federal do Maranhão -UFMA
Crisálida Machado Vilanova - Profa. Ms./ Orientadora. Departamento de Farmácia - UFMA
Denise Coutinho Fernandes - Profa. Dra.Departamento de Farmácia - UFMA
Ester Azevedo da Silva - Profa.Dra.Departamento de Agronomia.Universidade Estadual do Maranhão - UEMA
Terezinha de Jesus Almeida Rêgo - Dra.Assessora.Programa em Fitoterapia - UFMA
INTRODUÇÃO:
Citrus medica L. (sinonímia Citrus lemon) é uma planta pertencente à família Rutaceae, esta possui alto apreço econômico pois fornece matéria prima para à produção de fitoterápicos, especiarias para o setor alimentício e óleo essencial na perfumaria. Vulgarmente C. medica L. é conhecida como limão, limão siliciano ou limão taití e possui vasta distribuição no Maranhão, sendo cultivado ou mantido naturalmente por todo o estado. No campo da pesquisa, essa espécie tem se evidenciado pelas diversas atividades biológicas que suas folhas e fruto demonstram, dentre elas pode-se destacar potencial hipoglicemiante e antioxidante do extrato bruto das folhas e atividade bactericida do óleo essencial presente na casca do fruto, frente à Salmonella typhimurium , Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus, além de ser um notável larvicida para a larva de mosquitos do gênero Culex, o vetor da filariose.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho teve como propósito caracterizar as folhas de Citrus medica L. a nível anatômico e morfológico, com o interesse de contribuir para o conhecimento da flora maranhense, bem como fornecer subsídios para a identificação confiável da referida espécie vegetal.
MÉTODOS:
Folhas de Citrus medica L. foram coletadas em São Luís, na fazenda escola da Universidade Estadual do Maranhão. Para o estudo da morfologia externa, as folhas foram observadas à vista desarmada e com auxílio de estéreomicroscópio, analisando-se a filotaxia, tamanho, superfície, contorno, ápice, base, margem e sistema de nervação. Para a descrição anatômica, foram confeccionadas, à mão livre, secções transversais na região intermediária da lâmina foliar e para a observação frontal da epiderme, foram feitas secções paradérmicas. Utilizou-se dupla coloração com azul de metileno e safranina, sendo o resultado final montado entre lamina e lamínula e visualizado em microscópio óptico em objetivas de 10, 20 e 40x.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Morfologicamente as folhas de C. medica L. se dispõem no caule de forma alterna ou isolada, são curtamente pecioladas,apresentam lâmina foliar íntegra, de contorno elíptico, base arredondada, ápice obtuso, nervação peninérvea, margem crenada, concolor, de superfície lisa e visualmente glabra. A nível anatômico, as folhas são anfiestomáticas, com epiderme de paredes anticlinais retas, predominando estômato do tipo paracítico. A nervura central apresenta dois feixes vasculares colaterais, com bainha esclerenquimática junto ao floema e colênquima angular abaixo da epiderme. O mesofilo é do tipo dorsiventral, com presença de numerosas bolsas secretoras e feixes vasculares acompanhados de fibras esclerenquimáticas.
CONCLUSÕES:
Estes resultados permitiram determinar características morfoanatômicas que podem ser empregadas como parâmetros para a identificação botânica e controle da autenticidade das folhas de Citrus medica L.
Palavras-chave: Farmacobotânica, Maranhão, Limão.