65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 1. Biologia e Fisiologia dos Microorganismo
INFECÇÃO PELO VÍRUS DA HEPATITE B EM UMA POPULAÇÃO INSTITUCIONALIZADA DO ESTADO DE GOIÁS
Marielton dos Passos Cunha - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG
Tatiane Cinquini Moraes - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG
Ítalo de Araújo Castro - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG
Menira Borges de Lima Dias e Souza - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG
Divina das Dôres de Paula Cardoso - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG
Fabíola Souza Fiaccadori - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG
INTRODUÇÃO:
O vírus da hepatite B (VHB) permanece como um importante problema de saúde em todo o mundo, sendo transmitido por via parenteral, vertical e sexual. Neste contexto, os indivíduos institucionalizados com problemas mentais constituem um grupo de risco para aquisição de infecção por estes vírus devido à sua baixa consciência dos riscos de infecção viral e por sua estadia prolongada em instituições mentais.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Neste sentido, este estudo teve como objetivo determinar o índice de infecção pelo VHB em uma população institucionalizada com transtornos psiquiátricos e neurológicos, localizada no Município de Trindade, Goiás, Brasil.
MÉTODOS:
As amostras de sangue foram coletadas de 333 participantes, e analisadas quanto à presença de marcadores sorológicos de infecção por VHB (HBsAg, anti-HBsAg, anti-HBc) por ensaio imunoenzimático, utilizando-se kits comerciais. Para análise estatística dos resultados foi utilizado o programa Epi Info versão 6, sendo aplicado o teste de qui-quadrado (x2) com valores de p < 0,05 sendo considerados estatisticamente significantes.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A prevalência global da infecção pelo VHB foi de 12,9% (43/333). As maiores taxas de infecção para o VHB foram observadas em indivíduos do gênero masculino, adultos (36-59 anos), idosos (> 60 anos), e também entre os indivíduos que haviam sido institucionalizadas há mais de 10 anos (p <0,05), quando comparado com o resto da população. Os resultados encontrados no presente trabalho corroboram com pesquisas realizadas com populações similares à do presente estudo no Brasil e no mundo. Apenas 4,2% (14/333) da população apresentaram evidência sorológica de vacinação anterior contra o vírus da hepatite B, sendo a susceptibilidade a esta infecção, caracterizada pela ausência de qualquer marcador sorológico, observada em 82% da população.
CONCLUSÕES:
Os dados reportados no presente estudo demonstram uma importante prevalência da infecção pelo VHB na população institucionalizada, bem como um percentual significativo de indivíduos susceptíveis. Assim, evidencia-se a importância da adoção de medidas preventivas, com ênfase na vacina contra o VHB, para controlar a infecção pelo VHB em grupos de risco, como a população institucionalizada.
Palavras-chave: Prevalência, Vírus da Hepatite B, População Institucionalizada.