65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Economia - 5. Economia Internacional
Empresas goianas: desempenho exportador e grau de internacionalização
Juliana Teixeira Leite - Ciências Econômicas/Universidade Federal de Goiás (UFG)
Andréa Freire de Lucena - Profa. Dra./Orientadora - Ciências Econômicas/Universidade Federal de Goiás (UFG
INTRODUÇÃO:
As exportações brasileiras e as exportações do estado de Goiás entraram no século XXI apresentando taxas de crescimento positivo. De 2000 a 2002, o crescimento das exportações goianas foi em média 28% maiores de que as exportações do Brasil, que foi de cerca de 8%. Analisando com mais detalhe este período, nota-se que, no país e no estado de Goiás, houve, em 2000, um elevado aumento das exportações, 67% em Goiás e 14% no Brasil, que foi seguido por crescimento muito menor nos dois anos posteriores, 4% para o Brasil e cerca de 9% para o estado de Goiás. Mesmo com a queda, as exportações goianas ainda apresentavam-se acima da média do país.
No período 2003-2008, as exportações cresceram, em média, 37% ao ano para todo o Brasil e 22% para Goiás. De 2006 a 2008, as exportações de Goiás cresceram 16%, 16% e 23%, respectivamente. As exportações goianas, em 2009, caíram 22% em razão da crise financeira de 2008 que diminuiu a demanda mundial e, consequentemente, as exportações. Em 2010 e 2011, houve a retomada do crescimento das exportações.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho é caracterizar as exportações goianas no período de 2007 a 2011, primeiramente classificando o mercado exportador por atividade econômica e, posteriormente, descrevendo a logística de exportação dos produtos, os principais destinos das exportações e as empresas internacionalizadas.
MÉTODOS:
Inicialmente, montou-se um banco de dados sobre as exportações goianas a partir do sistema de informação chamado de aliceweb, que é um banco de dados organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) que disponibiliza informações sobre países importadores, produtos exportados, vias e portos utilizados para exportação, valores e peso das mercadorias. Depois, as empresas goianas que exportaram continuamente no período 2007-2011 foram selecionadas e classificadas de acordo com sua atividade econômica. A classificação segundo a atividade econômica seguiu o mesmo critério da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). O ranking das empresas seguiu a metodologia do Valor Econômico.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
99% dos produtos exportados pelo estado de Goiás, no período de 2007-2011, são originados das seguintes atividades: agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (58%); indústrias extrativas (27%) e indústria de transformação (14%). Em geral, a participação da indústria de transformação foi em média 58,26%, agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura foi 27,09%, indústrias extrativas, 14,02%, e as outras atividades ficaram, em média, 0,63%. No período todo, a indústria de transformação cresceu 68,46%, a agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura cresceram 82,97% e as indústrias extrativas 60,19%. A via marítima é o mais importante meio utilizado nas exportações goianas. Foi por essa via que, em média, 94% das exportaçoes goianas foram feitas. A via aérea é responsável por cerca de 3% das exportações do período. 23 empresas goianas estão entre as mil maiores empresas brasileiras, e, destas, cinco são exportadoras. Juntas, essas empresas goianas exportadoras foram responsáveis por aproximadamente 19% das exportações de Goiás no ano de 2011.
CONCLUSÕES:
A indústria de transformação, e sua participação nas exportações, mostra a tendência à crescente industrialização do estado. O meio de transporte mais utilizado é o marítimo. Pelos principais produtos exportados é possível perceber o porquê da preferência para com o meio de transporte marítimo, primeiro porque os produtos são os que apresentam o maior volume, o que explica a necessidade de um tipo de transporte que possa sanar essa necessidade. A segunda razão seria os países que importam esses produtos, a maioria é de outros continentes. Caramuru, Comigo, Mineração Maracá, Kowalski e Sama são as empresas goianas que possuem o melhor grau de internacionalização comercial.
Palavras-chave: Exportação, Goiás, Internacionalização.