65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
PROJETO BAILE MARANHENSE DO SÉCULO XIX: OS BAILES DA SOCIEDADE LUDOVICENSE-UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO.
Fábia Holanda de Brito - IFMA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão)
INTRODUÇÃO:
No que se refere especificamente ao ensino da História, o trabalho com projetos representa uma solução para o professor. Através deles, ele poderá trabalhar de forma mais flexível com uma maior diversidade de conteúdos, indo além daqueles tradicionalmente abordados nos livros didáticos. Além disto, os projetos permitem integrar conteúdos da História e da Geografia entre si e também com conteúdos das demais áreas de conhecimento, sobretudo a Língua Portuguesa.
A história costuma ser encarada pelos educando como algo do passado, sem ter vivencia e em se tratando de História do Maranhão, o aluno tem quase ou nenhum conhecimento e não vivenciam São Luís “Patrimônio da Humanidade”, alguns nunca foram ao Centro Histórico. Não compreende Alcunhas como Atenas Brasileira, o porquê de São Luís ter recebido o título pela Unesco em 1997 de Patrimônio da humanidade.
As visitas também eram (e continuam por ser) um traço marcante na sociabilidade brasileira. Instalavam-se os amigos para passar o dia, apreciar as refeições ou encontravam-se depois do jantar para conversar; também havia os convites para saraus e festas familiares variadas. É o que será mostrado e vivenciado por este projeto.
OBJETIVO DO TRABALHO:
 Estudar os principais acontecimentos históricos do Maranhão no período imperial (Século XIX)  Conhecer o comportamento social da elite maranhense do século XIX  Representar a sociedade em um baile ambientado no século XIX  Aprender comportamentos educados para moças e cavalheiros da São Luís - Atenas Brasileira ( século XIX) 
MÉTODOS:
Aula expositiva;
Apresentação de seminários com os temas a serem abordados por equipes;
Confecção de painéis;
Confecção de azulejos coloniais e exposição na escola
Confecção de uma revista abordando o Maranhão no século XIX, apresentação e exposição no pátio da escola;
Visita técnica ao Centro Histórico
Ensino de boas maneiras aos educando, de acordo com a sociedade do século XIX, como a educação para as moças e rapazes;
Ensaio do Baile com valsas e poemas de autores maranhenses do referido século citado anteriormente;
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os educandos se interessaram mais pelas aulas de História em particular por História do Maranhão;
Melhorou o relacionamento entre os alunos, com uma sensível observação de respeito por parte deles, usando palavras como obrigado, com licença, bom dia etc.;
Os alunos do primeiro ano do ensino médio, esperam ansiosos pra chegar o segundo ano, ou seja, passarem de ano, para participar do Projeto, principalmente do baile;
Observação da melhora da auto-estima dos alunos, com a valorização dos bons costumes, dos eleitos do rei e da rainha do baile no empenho e nas roupas que alugaram. As meninas recebem flores dos meninos e sentem valorizadas.
A percepção da beleza deles e dos outros, com as indumentárias (roupas de época) alugadas para o baile.
O conhecimento do por quê de São Luis é considerada Patrimônio da Humanidade, conhecendo seus poetas, com recitação de poemas do século XIX, com sensível melhoria do vocábulo do alunado.
CONCLUSÕES:
O projeto, que esta no seu quarto ano, possibilitou ensinar todo o conteúdo de Historia do Maranhão no século XIX, o qual esta no currículo de forma satisfatória, pois era constatado que só no final do ano letivo é que se iniciava as aulas de História do Maranhão, geralmente o prazo acabava e os alunos não conheciam esse conteúdo, que foi diagnosticado por questionamentos feitos em sala. Desta forma o projeto do Maranhão no século XIX, viabiliza tanto o ensino-aprendizagem da disciplina, quanto ao conhecimento in locu de São Luis, Patrimônio da Humanidade e seu Centro Histórico, como vivenciar um baile, o qual os alunos ficam ansiosos e se dedicam aos estudos e aprendem poesias, comportamentos, (bons modos) e sua História local.
Palavras-chave: Maranhão do século XIX, História do Maranhão, Baile Ludovicense.