65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
DANÇA E EDUCAÇÃO FÍSICA: ACERVO DE DISSERTAÇÕES E TESES NO NORDESTE DO BRASIL
Ayala Kássia Felix de Lima - Departamento de Educação Física - UEPB
Lívia Tenorio Brasileiro - Profa. Dra./Orientadora – Departamento de Educação Física - UEPB
INTRODUÇÃO:
Ao observar as publicações em livros sobre dança no Brasil, identificamos um acervo de textos que apresentam a constituição histórica da dança, inúmeras traduções, porém poucas que se dedicam a refletir sobre a dança e a educação física. Este estudo pretende contribuir com essa questão identificando as dissertações e teses sobre dança e educação física produzidas nos programas de pós-graduação do Brasil, tendo como intenção analisar seus principais campos de estudo, bem como consolidar um catálogo de acesso público aos pesquisadores da dança, educação, arte, educação física e áreas afins, sendo delimitado a região nordeste como nosso campo de análise. Reconhecemos, ao fazer essa delimitação, que a dança está presente em dois campos de formação no Brasil, historicamente no campo da Arte, hoje na linguagem específica Dança e também no campo da Educação Física. Este projeto pretende contribuir com a qualificação da formação em educação física para o ensino da dança, buscando reunir e disponibilizar de forma ampla a produção que diversas áreas vêm desenvolvendo sobre a dança em especial na interlocução com a educação física.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Apresenta como objetivo geral: Identificar as dissertações e teses sobre dança e educação física produzidas nos programas de pós-graduação do nordeste do Brasil, de forma a analisar seus principais campos de estudo, bem como consolidar um catálogo de acesso público aos pesquisadores da dança, educação, arte, educação física e áreas afins.
MÉTODOS:
Trata-se de uma pesquisa documental. Para alcançar o objetivo proposto, selecionamos dois tipos de fontes: o primeiro grupo de informações refere-se aos dados sobre os programas de pós-graduação que tomam a dança como possibilidade de campo de pesquisa, sendo delimitado os programas em dança, arte e educação física; o segundo refere-se a base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, onde localizamos as dissertações e teses sobre a temática, fazendo busca a partir dos termos dança e educação física. Localizamos 1.707 produções, mas após a leitura de cada título e resumo foi delimitado 83 produções sobre dança e educação física, as demais não faziam jus a seleção. As 83 produções foram catalogadas, em uma planilha excel, tomando como referencia os seguintes dados: autoria, instituição, área de pós-graduação, título, nível, área/linha de pesquisa, ano, orientador, resumo, palavras chave. Destas apenas 5 foram produzidos no nordeste. Estes dados foram analisados no nível quantitativo e qualitativo, de forma a entendermos quanto, quando, onde e com que temas estão sendo produzidas as pesquisas em dança e educação física nesta região.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A primeira atividade desenvolvida foi identificar os cursos de pós-graduação e a maior concentração, tanto em Educação Física como em Arte, se faz presente na região Sudeste. Na região Nordeste localizamos a presença de 3 cursos de pós-graduação da Educação Física nos estados da Paraíba/Pernambuco (UPE/UFPB), do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Sergipe (UFS). E os da área de Arte nos estados Bahia (UFBA), Rio Grande do Norte (UFRN) e Paraíba (UFPB). Das 83 produções, 5 (6,02%) são oriundas de programas do Nordeste, sendo PE – 2, PB – 1, RN – 1, BA – 1. 73,08% são dissertações, e as do nordeste são todas deste nível, senso 3 na Educação, 1 na Dança e 1 na Educação. As produções desta região tratam das seguintes temáticas: apropriação da dança como conteúdo da Educação Física nos artigos científicos publicados em revistas do campo de conhecimento da educação física; processo de ressignificação do saber docente por meio da proposta dança-educação; análise dos desafios encontrados para a inclusão da dança nas aulas de educação física em uma escola especial com alunos surdos; tecnologia, corpo e dança; proposição explicativa sobre o trato com o conhecimento dança no interior da disciplina educação física, com nexos em referências da teoria crítica da educação.
CONCLUSÕES:
Os dados indicam que apesar do número significativo de cursos de graduação em Educação Física e nas diferentes linguagens artísticas, ainda é muito pequeno o número de cursos de pós-graduação dessas áreas, especialmente na região Nordeste. Artes está incluída na grande área Linguística, Letras e Artes com 38 programas de pós-graduação com 55 cursos, sendo 38 de mestrado e 17 de doutorado, sendo apenas 01 na linguagem Dança (UFBA). A educação física está inserida na grande área das Ciências da Saúde e possui 31 programas de pós-graduação, oferecendo 30 cursos de mestrado, 16 de doutorado e 1 mestrado profissional, sendo 03 na região Nordeste. Assim a formação no nível stricto sensu na região nordeste é restrita e precisa ser vivenciada por diferentes áreas, visto a possibilidade da inserção dessas áreas em outros cursos, a exemplo da Educação, História etc. No caso da produção sobre dança e educação física analisada reconhecemos a maior incidência nos programas da educação e consequentemente tratando de temáticas referentes ao trato com o conhecimento dança nos espaços educativos.
Palavras-chave: Dança, Educação Física, Produção de Conhecimento.