65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 4. Gestão de Negócios
Análise de índices do plano de negócios: estudo de caso de uma empresa do segmento de saúde em Vitória da Conquista - BA.
Salmo Lima Costa - FJT - Faculdade Juvêncio Terra
Nazaré Franco Santana - FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste
Edvaldo Pereira Gama Filho - Orientador - FJT - Faculdade Juvêncio Terra
Maria das Graças Bittencourt Ferreira - Orientadora - FJT - Faculdade Juvêncio Terra
Ildeflávio dos Santos Silva - FAINOR - Faculdade Independente do Nordeste
INTRODUÇÃO:
A maioria dos empreendimentos malsucedidos não dispõe de um Plano de Negócios (PN) que explicite o planejamento financeiro, ou orçamento de capital, e seus respectivos indicadores contendo o tempo de retorno, a remuneração do capital e a viabilidade do empreendimento, considerando a perda de valor desse capital em função do tempo previsto de retorno. O plano de negócios possibilita a tomada de decisões estratégicas da empresa que envolve consideráveis dispêndios de capital e normalmente condiciona a empresa a seguir um determinado caminho de ação. Baseado em índices (TMR , Payback, TIR, IL e VPL), o Plano de Negócios “é uma descrição dos investimentos planejados operacionais”, e o processo que o contempla é uma análise detalhada dos projetos e decisões que o envolvem, ou seja, o processo de orçamento de capital “envolve a geração de propostas de investimento a longo prazo, a avaliação, análise e seleção delas e a implementação” dos projetos ora selecionados e expressa, portanto, “os objetivos específicos da organização [e] pode ser utilizado para fazer com que os responsáveis por subunidades organizacionais, meditem sobre seus próprios planos e estabeleçam sua coordenação com os outros departamentos ou divisões”.
OBJETIVO DO TRABALHO:
É objetivo desse trabalho é demonstrar como o Plano de Negócios (PN) e seus indicadores podem determinar a viabilidade financeira de um projeto. Não é objetivo a demonstração de valores e sim comparação entre valores previstos no PN e os resultados alcançados pela empresa.
MÉTODOS:
A pesquisa foi de ordem qualitativa e envolveu a gestora da empresa All Pé, uma franquia do segmento de podologia que está estabelecida no Shopping Conquista Sul no município de Vitória da Conquista-BA desde o ano de 2011. As questões formuladas na entrevista compreenderam os indicadores do plano de negócios
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A pesquisa efetuada através da entrevista mostrou que os resultados dos dois exercícios estão dentro da previsão do Plano de Negócios. A previsão de rentabilidade era de 14 a 20 por cento considerando um cenário pessimista até o otimista. No primeiro exercício atingiu a lucratividade de 15%, contemplando a previsão do PN. Não é possível determinar o valor presente líquido de todo o projeto uma vez que o projeto tem vida econômica de 5 anos com previsão de retorno do investimento de 36 meses. Entretanto, como há as projeções parciais, os valores presentes sofrem variações inferiores a 10% daqueles previstos no PN, o que é plenamente gerenciável dentro do planejamento financeiro, não comprometendo o seu payback parcial
CONCLUSÕES:
Os índices encontrados no PN apontam o valor dos retornos durante toda a vida útil do projeto e o descapitaliza em função do tempo de acordo com a remuneração do capital esperada pelos sócios. Após essa análise foram encontrados valores de IL TIR e VPL que confirmam a viabilidade do projeto. Embora em se tratando de administração financeira, não se pode garantir os resultados em função de variáveis desconhecidas que poderão alterar a economia nesse período, o PN possibilita a adequação do fluxo de caixa nos períodos de forma que a variação seja tão baixa, que garanta a viabilidade do projeto e os resultados aguardados.
Palavras-chave: Plano de Negócios, Gestão Estratégica, Administração Financeira.