65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
RESGATE E TRADIÇÃO FAMILIAR NO FESTEJO DO “SURU”- ZÉ DOCA (MA)
Ana Paula Dos Santos Serrador - Aluna IFMA – campus Zé Doca
Maisa Sousa Marques Muniz - Aluna IFMA – campus Zé Doca
Fábia Holanda de Brito - Professora - Orientadora - campus Zé Doca
Rosângela Maria Paixão Pinheiro - Professora - Coorientadora - campus Zé Doca
INTRODUÇÃO:
Desde a chegada dos portugueses na costa brasileira e sua entrada no interior do país com o intuito de conquistas, exploração e dominação do território; existe registro de festividades religiosas e de devoção aos santos. José Ramos Tinhorão (2000) descreve com riqueza de detalhes o ritual religioso da primeira missa e o contato dos portugueses recém-chegados com os indígenas. A partir daí a inserção do catolicismo e de seus preceitos começou a ser disseminado naquela terra nova.
Cultura popular é a cultura do povo. É o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanato, folclore, etc.
Em 26 de julho celebra-se a festa de Santa Ana e São Joaquim, tradicionalmente conhecidos como pais de Nossa Senhora. Em decorrência da festa religiosa, celebra-se também o Dia dos Avós. Sant’Ana é mais conhecida e sua devoção mais divulgada. Padroeira dos avós, sua imagem, ao longo dos anos, a representa em atitude de ensinar Maria a ler. Por isso, tornou-se também padroeira dos estudantes e da promoção da leitura.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Resgatar a memória e história cultural do município de Zé Doca - MA
MÉTODOS:
Na realização do projeto resgate e tradição familiar no festejo do “suru”- Zé Doca (MA) buscou-se identificar motivos propulsores de realização do festejo pelo núcleo familiar inicial e relacionar mudanças na realização do festejo do “suru” e também localizar a organização histórico-geográfica espacial local.
Inicialmente, pesquisou-se o significado, sinônimo e definições da palavra festejo e cultura popular brasileira. Para entender-se mais sobre o festejo do “Suru”, obtivemos o levantamento de informações exploratórias, observações “in loco” e conversas com moradores mais antigos. Houve a sistematização e organização dos dados obtidos no estudo para incisiva compreensão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Antigamente o festejo era realizado no Dia de Sant’Ana, festa religiosa para homenagear a entidade mãe de Nossa Senhora (Santana). O organizador era um africano que veio para o Brasil em busca de melhores condições de vida, recebeu este apelido por ter ligação com esta tribo. Homem de muita fé que comemorava com os moradores da região todos os anos essa festividade por meio de uma novena, onde são nove dias intercalados de missas e festas religiosas. Após alguns anos de festejo, em sua homenagem, deu-se o nome Festejo do Suru, proporcionando fé, alegria e cultura para o povo do município de Zé Doca. Após sua morte esse festejo veio perdendo força e reconhecimento decaindo assim sua existência tornando-se menos divulgado e quase não frequentado. O Suru é um traço cultural zedoquense, no qual pode-se resgata-lo, onde possibilita-se criar um marketing em cima do festejo para aguçar o turismo e reconhecimento da região.
CONCLUSÕES:
Refletirmos sobre cultura e sobre as formas que a cultura se apresenta (cultura da elite, do povo, de massa e popular) nos leva a concluir que a cultura tem grande importância para a comunidade e subsistência humana, já que foi construída historicamente pelo homem e a este é inerente.
É a marca indelével que a humanidade deixa para a posteridade. Neste sentido, é a herança material e não material que o homem deixa para a geração que está por vir que faz a cultura de um povo.
Palavras-chave: cultura, religiosidade, popular.