65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
LIXEIRAS ECOLÓGICAS VIABILIZANDO A PRÁTICA DE ENSINO DE QUÍMICA PARA FORMAÇÃO DA CIDADANIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: EXPERIÊNCIA NO PIBID EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICIPIO DE PARINTINS-AM
Marcos Vieira de Souza - Curso de Química/CESP/UEA
Moyses Melo da Silva - Curso de Química/CESP/UEA
Aldemira Jacaúna Machado - Professora/SEDUC/AM
Antônio Leocádio Martins Ferreira - Coord. PIBID/QUIM/CESP/UEA
Célia Maria Serrão Eleutério - Orientadora/CESP/UEA
Enrique Ramón Molina Pérez - Co-orientador/CESP/UEA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho se configura em um relato de experiência refrente a uma atividade de ensino realizada por acadêmicos do curso de Química que participam do PIBID. A experiência foi desenvolvida em uma escola estadual com estudantes do 3º ano do Ensino Médio, município de Parintins-AM. A referida experiência partiu da iniciativa do Poder Judiciário, Comarca de Parintins que visava estimular a comunidade escolar a participção no Concurso de Lixeiras Ecológicas como uma das atividades programadas da Semana de Conciliação e Sustentabilidade. Para construir as lixeiras ecológicas, professores e estudantes buscaram informações em diferentes literturas e na internet sobre o aproveitamento de garrafas PET (Politereftalato de etila). Uma vasta literatura evidencia que o PET tem múltiplas aplicações na industria alimentícia e que nos últimos anos é objeto de disputa por catadores em decorrência do reaproveitamento desse material por parte de empresas de reciclagem. A experiência serviu também como aporte teórico para falar aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública a respeito dos conteúdos disciplinares: reações químicas e função éster assim como destacar a importância de se implementar no espaço escolar práticas ecologicamente sustentáveis e promotoras de cidadania.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Contextualizar conteúdos disciplinares e destacar a importância de se estabelecer uma sistemática de ação, que possa servir de referência para uma gestão integrada entre a Universidade e Escola com vistas a implementação de práticas ecologicamente sustentáveis e promotoras de cidadania.
MÉTODOS:
Esta experiência foi desenvolvida na Escola Estadual Brandão de Amorim e envolveu dois acadêmicos do Curso de Química, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, quatro professores da educação básica e ensino superior e, aproximadamente 35 estudantes de uma turma de 3º ano do Ensino Médio. O procedimento metodológico foi divido em três momentos. No primeiro momento foi realizado um levantamento em diferentes literaturas: livro didático, revistas e em sites da internet a respeito da composição e produção das garrafas PET. Posteriormente os conteúdos disciplinares: reações químicas e a função éster foram contextualizados em sala de aula com estudantes do 3º ano do Ensino Médio. No segundo momento foram realizadas as oficinas para a construção das lixeiras iniciando pela coleta e seleção das garrafas, modelagem da base em ferro, preparação e pintura dos moldes. Após este procedimento deu-se inicio à confecção das lixeiras ecológicas. O terceiro momento se constituiu na apresentação das lixeiras em uma praça pública para divulgação da experiência, exibição e votação por parte da Comissão Julgadora do Poder Juduciário.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Esta experiência nos fez perceber que existem várias possibilidades do professor de química contextualizar os conceitos disciplinares e tornar as aulas menos tediosas. Quando introduzimos o conteúdo sobre os ésteres tomamos como elemento contextualizador as garrafas PET pela possibilidade de mostrar aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio que o material usado para sua fabricação é um polímero de condensação chamado de polietilenoteraftalato ou politereftalato de etileno, da qual origina a sigla PET. Durante as aulas foi destacado também que este material apresenta propriedades com alta resistência mecânica e química por isso, funciona como barreira para gases e odores; possui peso menor que o das embalagens tradicionais. Essas considerações justificaram a escolha do material para a construção das lixeiras ecológicas fabricadas com garrafas PET. Outro fato relevante está na contextualização do conceito disciplinar – reações de polimerização visto que, foi possível mostrar aos estudantes a reação entre um álcool (etilenodiol ou etileno-glicol) e o ácido tereftálico (ácido p-benzenodioico). No que se refere a sustentabilidade o PET.
CONCLUSÕES:
Este trabalho foi de fundamental importância para a formação inicial dos acadêmicos do curso de licenciatura em Química do CESP/UEA vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID. Apartir do exposto, foi possível perceber que existem inúmeras maneiras de abordar com criatividade os conteúdos disciplinares e de estabelecer uma relação entre esses conteúdos e o contexto do estudante. O PIBID no contexto das escolas públicas de educação básica se configura em um espaço privilegiado para se oferecer, aos futuros professores, condições para a construção de saberes da docência. É importante ressaltar que a identidade profissional do professor se efetiva a partir da construção dos saberes da experiência, que são oriundos da observação da prática e sobre a prática, à medida que se assume uma forma de registro e sistematização das próprias experiências refletidas (GHEDIN, 2005). Partindo desta perspectiva podemos afirmar que esta experiência proporcionou a reconstrução de conhecimentos e possibilitou a criação de novos valores e posturas como forma de potencializar práticas ecologicamente sustentáveis e promotoras de cidadania.
Palavras-chave: Formação Docente, Prática Sustentável, Cidadania.