65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
USO DA PECTINA EXTRAÍDA DO MESOCARPO DA LARANJA (Citrus sinensis) PARA PRODUÇÃO DE MEIO DE CULTURA
Cicero Pinheiro Inácio - Departamento de Micologia Médica- UFPE
Fabíola Fernandes Galvão Rodrigues - Profa. Msc./Orientadora - Laboratório de Pesquisas de Produtos Naturais (URCA)
Reginaldo Gonçalves Lima-Neto - Prof. Dr. Departamento de Micologia Médica - (UFPE)
INTRODUÇÃO:
A produção de frutas cítricas tem gerado uma grande excedente de resíduos agroindustriais, constituído principalmente por substâncias pécticas que podem ser usadas para dar consistência aos alimentos devido a sua propriedade de gelificação. Observa-se também que os preços dos materiais de consumo para os laboratórios apresentam elevados preços, fato que pode dificultar a aquisição de materiais em centros de ensino, interferindo na realização de aulas práticas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esta pesquisa teve como objetivo usar a pectina extraída do mesocarpo da laranja (citrus sinensis) para produzir meio de cultura em substituição do ágar.
MÉTODOS:
As amostras foram coletadas na cidade de Barro localizado ao sul do estado do Ceará, e processadas nos laboratórios de química e microbiologia da Faculdade de Ciências Aplicadas Doutor Leão Sampaio. A pectina foi extraída utilizando o ácido nítrico a 50 mMol/L, que foi usada na elaboração de meios de cultura com pectina a 2,5%,1% de infusão de fígado bovino, 0,5% de peptona bacteriológica e 3,5% de dextrose para crescimento microbiano. Os fungos utilizados foram Candida albicans e Penicillium notatum, e repicados no centro da placa de Petri e cultivados em Câmara Úmida a temperatura ambiente por 48 horas. As bactérias utilizadas foram Staphilococcus aureus e Eschericia coli e colocadas em estufa bacteriológica por 24 horas. Realizou-se a prospecção fitoquímica da pectina que apresentou taninos, flavonas entre outros metabólitos secundários.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados obtidos mostram-se promissores para o crescimento de fungos, sendo observado o crescimento das colônias em questão de tempo e característica macroscópica que se mostraram semelhantes ao meio de cultura padrão. O meio apresentou-se semi-sólido quando distribuído sobre as placas Petri, fato que não interferiu no crescimento dos fungos. Não foi possível observar o crescimento bacteriano, fato relacionado com a comprovada ação antibacteriana dos metabólitos presentes na pectina extraída.
CONCLUSÕES:
Espera-se que essa pesquisa possibilite futuramente a utilização da pectina oriunda do mesocarpo da laranja na elaboração de meios de cultura para aproveitar a vantagem que o Brasil possui na produção de frutas ricas em pectina. Mais se faz necessários estudos posteriores sobre a solidificação do meio com pectina em substituição do ágar.
Palavras-chave: Citrus sinensis, Meio de Cultura, Pectina.