65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
PREVALÊNCIA DA INFECÇÃO OCULTA PELO VÍRUS DA HEPATITE B EM UMA POPULAÇÃO INSTITUCIONALIZADA DO ESTADO DE GOIÁS
Ítalo de Araújo Castro - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - IPTSP - UFG
Tatiane Cinquini Moraes - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - IPTSP - UFG
Marielton dos Passos Cunha - Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - IPTSP - UFG
Menira Borges de Lima Dias e Souza - Profa. Dra.-Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - IPTSP - UFG
Divina das Dores de Paula Cardoso - Profa. Dra.-Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - IPTSP - UFG
Fabíola Souza Fiaccadori - Profa.Dra./Orientadora-Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública-IPTSP-UFG
INTRODUÇÃO:
Segundo estimativas da OMS, cerca de um terço da população mundial mostra evidências sorológicas de infecção pelo vírus da hepatite B (VHB), destes, de 350 a 400 milhões são portadores crônicos da doença. Estudos recentes vêm demonstrando um perfil de infecção peculiar, no qual o DNA viral é detectado em amostras de sangue ou biópsia de tecido hepático na ausência do marcador HBsAg, com ou sem anticorpos anti-HBc detectáveis. Este perfil é denominado Infecção Oculta e pode ter impacto em diversos contextos, como progressão da fibrose hepática, aumento do risco do desenvolvimento de hepatocarcinoma e reativação do processo infeccioso. Dentre os grupos populacionais que apresentam risco de infecção pelo VHB se encontram indivíduos institucionalizados com problemas psiquiátricos, em função do comportamento especial apresentado, baixa percepção de riscos, permanência prolongada na instituição, cuidados precários com a saúde e falta de programas eficientes de prevenção e tratamento. Diante da relevância do papel da infecção oculta pelo VHB na saúde torna-se importante a identificação da ocorrência desse perfil de infecção, principalmente em populações de risco, visando fornecer subsídios para o desenvolvimento de políticas de saúde relacionadas à prevenção e controle da doença.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente estudo objetivou avaliar a prevalência da infecção oculta pelo VHB, bem como avaliar a positividade do DNA viral em relação aos diferentes perfis sorológicos encontrados, em uma população institucionalizada portadora de patologias psiquiátricas e neurológicas do estado de Goiás.
MÉTODOS:
O material de estudo consistiu de 333 amostras de soro, as quais foram submetidas ao ensaio imunoenzimático, utilizando kits comerciais conforme instruções do fabricante, para a detecção dos marcadores HBsAg, anti-HBs e anti-HBc. As amostras reagentes para os marcadores anti-HBc e/ou anti-HBs foram submetidas à extração do DNA viral e em sequência, à reação em cadeia pela polimerase para identificação do DNA do VHB. Os produtos da amplificação foram analisados por eletroforese em gel de agarose preparado a 2% em tampão TBE (Tris-Borato EDTA), corado com brometo de etídio e visualizados em transluminador de luz ultravioleta para observação dos fragmentos de DNA de tamanho esperado (1099 pb).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Das 333 amostras de soro, 54 foram testadas para detecção do DNA viral, o qual foi detectado em 5 das 54 amostras, resultando em um índice de infecção oculta de 9,26%. Esse índice é semelhante ao encontrado por estudos realizados em populações de risco, bem como superior a estudos realizados em população geral. Observou-se também um maior índice de detecção entre as amostras anti-HBc isolado, 21,42% (3/14), corroborando dados da literatura que encontraram maior prevalência da infecção oculta em amostras apresentando esse perfil sorológico específico. A alta prevalência da infecção oculta neste estudo, comparando-se com estudos em população geral reforça o caráter de risco da população estudada, bem como a necessidade da adoção de medidas de prevenção da infecção pelo VHB em grupos de risco.
CONCLUSÕES:
A prevalência da infecção oculta na população de estudo foi de 9,26% (5/54). Das amostras positivas, uma apresentou o perfil sorológico anti-HBs isolado (1/14), três apresentaram o perfil anti-HBc isolado (3/14) e uma apresentou o perfil anti-HBs/anti-HBc total (1/26).
Palavras-chave: Vírus da Hepatite B, População Institucionalizada, Infecção Oculta.