65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
VERDE QUE TE QUERO VERDE - HORTA ESCOLAR: ESPAÇO ALTERNATIVO PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
Eliza Moreira Serrão Leal - Acadêmica do Curso de Química – UEA/CESP
Henrique Cativo dos Santos - Acadêmico do Curso de Química – UEA/CESP
Marcleen Crys Pereira Araújo - Acadêmica do Curso de Química – UEA/CESP
Acadêmica do Curso de Química – UEA/CESP - Professora/Orientadora/SEDUC/AM
Antônio Leocádio Martins Ferreira - Coordenador PIBID/QUIM/UEA/CESP
Célia Maria Serrão Eleutério - Co-orientadora/QUIM/CESP/UEA
INTRODUÇÃO:
O Projeto Verde que te quero verde - Horta Escolar: espaço alternativo para promoção da aprendizagem em Ciências foi elaborado para apoiar a prática de iniciação à docência vinculada ao PIBID na Escola Estadual Geny Bentes de Jesus com professores de Ciências Naturais e alunos do Ensino Fundamental II. O projeto horta desenvolvido no contexto da escola campo de pesquisa veio contribuir para a articulação de conteúdos disciplinares de Ciências, para a educação alimentar e aquisição de hábitos saudáveis, oportunizar a construção de novos saberes, proporcionar a formação do pensamento e atitudes científicas que permitirão aos alunos a utilização deste conhecimento na vida diária e no contexto em que vivem. Este tipo de atividade vê o aluno como construtor de seu próprio conhecimento, favorecendo uma aprendizagem significativa. Trabalhando dessa forma a escola está assumindo sua função social - criar novas formas de aprendizagem. Para nós licenciandos a experiência foi de grande relevância, pois nos permitiu ver in loco como os professores de Ciências Naturais fomentam o seu fazer pedagógico e como desenvolvem as práticas e as metodologias que utilizam em sala de aula com a intenção de melhorar o processo ensino-aprendizagem.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Contribuir para a articulação de conteúdos disciplinares de Ciências, para a educação alimentar e aquisição de hábitos saudáveis, oportunizar a construção de novos saberes, proporcionar a formação do pensamento e atitudes científicas dos alunos da Escola Estadual Geny Bentes de Jesus
MÉTODOS:
O Projeto foi desenvolvido com professores de Ciências Naturais, estudantes do 8º ano, professores de química do CESP/UEA, técnicos agrícolas da Secretaria de Produção e Abastecimento do município de Parintins e técnicos em nutrição do SENAC (em processo de formação). As atividades foram programadas da seguinte forma: pesquisa bibliográfica realizada pelos acadêmicos bolsistas do PIBID para compor o referencial teórico do projeto. Entrevistas com os alunos para conhecer o meio socioeconômico, hábitos alimentares e sua concepção a respeito dos problemas de saúde. Realização de palestras com técnicos nutricionistas e implantação da horta escolar. No que diz respeito a horta escolar foi realizado um levantamento dos materiais que seriam utilizados na sua construção e manutenção: seleção de plantas a serem cultivadas e a produção de sementeiras; produção de adubo orgânico a partir da compostagem; transplante das mudas para a horta escolar com o apoio dos técnicos agrícolas. Os resultados foram apresentados na IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que defendia o tema “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Após a realização das atividades programadas professores da educação básica e superior, estudantes do ensino fundamental, acadêmicos bolsistas do PIBID apresentaram resultados parciais do projeto na IX Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que defendia a temática “Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza” realizada na Universidade do Estado do Amazonas, Campus de Parintins. Durante o evento apresentaram uma atividade intitulada “Verde que te quero verde – Horta Escolar”. Para os professores envolvidos o foco principal da horta era integrar as diversas fontes e recursos de aprendizagem como também proporcionar possibilidades de aplicações dos conteúdos disciplinares: digestão dos alimentos, órgãos do sistema digestório humano e tipos de alimentos. Ressaltamos que esses assuntos são abordados no 8° ano na unidade Funções de Nutrição. Portanto, os conteúdos: hábitos alimentares, digestão dos alimentos entre outras estavam compatíveis com o conteúdo programático dos alunos envolvidos no projeto
CONCLUSÕES:
Este projeto foi de fundamental importância, pois, colaborou com o trabalho dos professores de Ciências da Educação Básica. Os alunos do 8º ano da escola campo de pesquisa tiveram a oportunidade de apreender melhor os conceitos disciplinares no momento em que os pibidianos e os técnicos em nutrição falavam da importância da alimentação saudável sempre fazendo uma ponte com o conhecimento prévio desses alunos. Foi observado que durante o desenvolvimento do projeto os alunos demonstraram curiosidade quando o técnico agrícola falava do cultivo do solo. Quando esta temática foi evidenciada em sala de aula os alunos prontamente evidenciaram a problemática da lixeira pública que fica próximo a escola campo de pesquisa. Falaram que o solo contaminado é impróprio para se construir uma horta, legumes e verduras foram exemplos de alimentos que podem não se desenvolver ou serem contaminados com substâncias químicas o que impossibilita o consumo desses alimentos. O trabalho da horta além de servir para contextualizar os conceitos disciplinares, possibilitou uma educação para a cidadania e contribuiu com iniciação à docência dos pibidianos quando envolveu metodologias e estratégias interdisciplinares. A continuidade deste projeto representa o regar de uma semente plantada no contexto da escola campo de pesquisa.
Palavras-chave: Metodologias e Estratégias, Educação Alimentar, Aprendizagem significativa.