65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
ENSINO DE GEOGRAFIA E AVALIAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO DA E. E. E. M. VISCONDE DE SOUZA FRANCO.
Rúbia Sthefany dos Santos Melo - Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Pará- IFPA
Carolina Furtado Oliveira - Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Pará- IFPA
Emanuel Maciel Ferreira Silva - Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Pará- IFPA
INTRODUÇÃO:
A Geografia tem um grande papel na formação do indivíduo, esta nos ajuda a perceber as relações que ocorrem dentro de um determinado espaço, além de nos proporcionar a capacidade de desenvolver uma visão crítica. Assim, “o ensino de Geografia deve permitir aos educandos uma análise crítica da realidade” (NETO & BARBOSA, 2010).
Exploramos detalhadamente as avaliações ocorridas na disciplina Geografia, levando- se em conta as visões dos alunos a cerca da mesma. Observamos a presença de elementos de diversas escolas geográficas na mentalidade dos educandos. O que termina por influenciar no seu rendimento escolar.
Mesmo com todas as mudanças pelas quais a Geografia passou, “nota- se que pouco foi modificado no tratamento didático-pedagógico da Geografia na sala de aula o qual poderia contribuir para que os sujeitos envolvidos se reconhecessem como sujeitos do mundo em que vivem.” (OLIVEIRA, 2006)
É importante se visualizar como está se dando o processo avaliativo dentro da disciplina Geografia, para saber se a mesma está conseguindo estabelecer seus objetivos em sala de aula, gerando um espaço propício para que o aluno reflita juntamente com o professor.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Analisar como se dão as avaliações no ensino de Geografia. Expor a visão dos alunos a cerca da disciplina Geografia e seus métodos avaliativos. Relacionar a visão dos alunos a cerca das avaliações com o seu rendimento escolar. Propor reflexões a cerca de como se dão a avaliações escolares.
MÉTODOS:
A pesquisa foi realizada na E. E. E. M. Visconde De Souza Franco, pelo turno da manhã. A escola possui três professores de Geografia, acompanhamos apenas um deles. Contamos com a participação de cento e noventa e quatro alunos distribuídos em seis turmas no nosso estudo.
Realizamos uma pesquisa bibliográfica voltada para as avaliações tratadas em sala de aula e a cerca do ensino de Geografia. Analisamos como se deram as avaliações na escola e seus critérios avaliativos, observamos as particularidades de algumas turmas e seus horários de aula, além de explorar os dados do questionário qualitativo passado aos alunos participantes da pesquisa.
A pesquisa analisou durante oito meses os critérios avaliativos da disciplina Geografia e as visões que os alunos possuíam da mesma. Propomos reflexões aos alunos a cerca do tema em questão.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No decorrer da pesquisa observamos que os critérios avaliativos utilizados pela disciplina Geografia na escola do presente estudo, não proporciona um espaço de reflexão dentro da sala de aula. Já que o professor fica muito restrito a uma grade curricular não produzida por ele e os alunos não são estimulados a ter posicionamento crítico diante de alguns fatos que acontecem ao seu redor.
O aluno, muita das vezes, reconhece a importância da Geografia no seu dia- a- dia e o que ela representa para a sociedade, mas mesmo possuindo esta consciência não consegue alcançar notas boas na disciplina. Ás vezes, isto é devido à presença de algumas percepções que o aluno carrega da Geografia, que são resquícios deixados pelas diversas escolas geográficas. Estas percepções terminam por influenciar no rendimento escolar do aluno.
Tanto as avaliações quanto o professor e a comunidade escolar devem facilitar que o aluno desenvolva a capacidade de reflexão, de criticidade e que se torne um cidadão capaz de moldar o espaço em que vive. “A Geografia, procura desenvolver no aluno a capacidade de observar, analisar, interpretar e pensar criticamente a realidade tendo em vista a sua transformação.” (OLIVEIRA, 2003)
CONCLUSÕES:
O ensino de Geografia tenta, cada vez mais, desenvolver nos indivíduos a capacidade de pensar sobre diversas faces o espaço em que vive. Este seu objetivo terminar por não se efetivar, muita das vezes, devido ao próprio modo como é transmitido o conhecimento ao aluno.
Os critérios avaliativos utilizados, na maioria das vezes, não suprem a necessidade de se produzir em sala de aula um ambiente propício para que o aluno e o professor reflitam juntos acerca do conteúdo abordado. Isto influencia na mentalidade do educando, que termina por compreender a Geografia como uma matéria não dinâmica e, ás vezes, não conseguindo percebê- la no espaço em que vive.
A Geografia deve cada vez mais buscar efetivar seus objetivos dentro de sala de aula, levando em consideração as particularidades de cada escola, de cada professor, de cada aluno. Para que se alcance, de alguma forma, que o aluno possa compreender a Geografia nas suas mais diversas faces e observá- la na sociedade em que se encontra, e não como uma ciência distante de sua realidade.
Palavras-chave: Disciplina Geografia, Avaliações, aluno.