65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
BRINQUEMÁTICA: UMA VIAGEM NUMÉRICA
Suélita Maria Carvalho de Souza - Colégio Municipal Cônego Tôrres
Maria Elisa Isabel Pereira de Souza - Colégio Municipal Cônego Tôrres
Márcia Cilene da Silva Pereira - Colégio Municipal Cônego Tôrres
Maria Ilza Gomes de Brito - Colégio Municipal Cônego Tôrres
Marinalva Pereira Alves de Almeida - Colégio Municipal Cônego Tôrres
Vera Lúcia de Magalhães Sousa - Colégio Municipal Cônego Tôrres
INTRODUÇÃO:
Em sociedade, a Matemática usufrui de um status privilegiado em relação a outras áreas do conhecimento e isso traz como consequência o cultivo de crenças e preconceitos. Muitos acreditam que a Matemática é direcionada às pessoas mais talentosas. O foco deste trabalho é mostrar que a matemática não é um “bicho de sete cabeças”, muito menos privilégio de mentes brilhantes e que todas as pessoas podem e devem aprender um “pouco” dessa ciência. Saber matemática é uma questão de cidadania.
O projeto teve como objetivo despertar nos alunos o gosto pela matemática de forma prazerosa, exercitando a mente e estimulando suas habilidades cognitivas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O projeto teve como objetivo despertar nos alunos o gosto pela matemática de forma prazerosa, exercitando a mente e estimulando suas habilidades cognitivas.
MÉTODOS:
O projeto teve como ponto de partida a produção dos jogos criados pelos próprios alunos. Nessa etapa, eles puderam trabalhar conhecimentos da área, onde construíram jogos, trilhas do conhecimento, paródias, pesquisas, curiosidades, tais como: Torre de Hanoi, Sudoku, Tangram, brincando com palitos de fósforo entre outras; dando destaque ao Tabuando.
A culminância contou com exposição de Cartazes, jogos, teatro, balé com as formas geométricas, história dos números, oficina dos sólidos, paródia, dança, curiosidades, o tabuando (competição de tabuada), exposição dos trabalhos e jogos na central de tecnologia. Na oportunidade, visitantes também puderam embarcar nessa viagem numérica.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
No decorrer do projeto, foram registrados resultados de aprendizagem significativos para professores e alunos. As atividades desenvolvidas em sala de aula produziram possibilidades às participações efetivas na construção do conhecimento. Percebemos avanços tanto no aspecto cognitivo quanto no campo das socializações e interações entre os alunos. Há de se destacar o tabuando, onde foram selecionados os alunos com maiores dificuldades nas operações que se identificaram de tal forma com a proposta a ponto de se destacarem na competição.
CONCLUSÕES:
As etapas trabalhadas ao longo do projeto contribuíram para estimular a construção e utilização de conhecimentos, sobretudo, em matemática. Contudo, a proposta de trabalho demonstrou a possibilidade de diálogo com elementos de outras áreas do conhecimento. A possibilidade do trabalho, hora em duplas, hora em grupos ou até mesmo nas atividades coletivas fomentou a criação de novos vínculos e o fortalecimento dos já existentes entre os integrantes das turmas.
Assim a vivência do projeto Brinquemática: Uma Viagem Numérica foi, sob todos os aspectos, significativa e gratificante, possibilitando além de avanços no processo ensino-aprendizagem, desmistificar que aprender matemática é um privilégio de poucos.
Palavras-chave: Desmistificar, Educação, Matemática.