65ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
PERCURSOS DA MEMÓRIA NA POESIA DE JORGE COOPER
Lys Lins Calisto - Faculdade de Letras - UFAL
Wanderson Queiroz Bomfim - Faculdade de Letras - UFAL
Susana Souto Silva - Profa. Dra./ Orientadora - Faculdade de Letras - UFAL
INTRODUÇÃO:
Este projeto está vinculado ao grupo Poéticas Interartes, cadastrado no CNPq, em especial, às pesquisas realizadas na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas. Seu principal objetivo é contribuir para a compreensão de procedimentos poéticos contemporâneos, tendo como objeto de análise a obra do poeta alagoano Jorge Cooper (1911-1991). O recorte temático para a análise privilegia a memória, muito recorrente em seus poemas, que não só abordam de modo explícito, como também são eles mesmos elaborados, muitas vezes, a partir do resgate de uma extensa memória de leitura, ora incorporando procedimentos e temas legados por movimentos literários que o precederam, como o Romantismo e o Modernismo, ora parodiando-os, em chave crítica.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Descrever e analisar procedimentos poéticos da poesia brasileira moderna e contemporânea, a fim de refletir criticamente sobre as relações existentes entre poesia e memória, tendo como corpus central a obra do poeta alagoano Jorge Cooper;Situar a produção de Jorge Cooper no quadro da poesia brasileira, em especial, da poesia brasileira produzida no século XX;
MÉTODOS:
Este projeto parte da premissa de que a poesia se constitui como espaço de experimentação e de investigação, das potencialidades da palavra, em suas múltiplas relações com outras linguagens. Trata-se de pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Portanto, a metodologia baseia-se, principalmente, na leitura e análise de poemas escritos em língua portuguesa. Além dos textos especificamente literários, serão também realizadas, de modo sistemático, a pesquisa e a leitura da fortuna crítica de Jorge Cooper, bem como a leitura de teóricos que investigaram a poesia moderna e contemporânea, em especial, Octavio Paz (1994), Hugo Friedrich (1978), Afonso Berardinelli (2007), Philadelpho Menezes (1994) e Linda Hutcheon (1991). As reflexões teóricas acerca da memória estão fundamentadas nos textos de Jacques Le Goff (2003) e de Paul Ricouer (2007).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Complexas e múltiplas, as relações entre arte e memória remontam à Antiguidade, atravessam a história e permanecem profícuas no mundo hodierno. A partir das análises da obra poética de Jorge Cooper observamos os procedimentos poéticos que articulam memória e temas correlatos, e poesia, na obra do poeta alagoano. A memória por sua vez é um dos temas centrais na poesia cooperiana como se vê no poema “Bilhete” (2010, p.45), que se inicia com uma definição de memória, associada, a seguir, à reflexão metapoética. A linguagem sucinta, predominante na poesia cooperiana, em que prevalece o que Calvino (1991), referindo-se à obra de Paul Valéry, denomina “tensão para a exatidão”, marca dos poetas. É sob o signo da exatidão que se faz a poesia cooperiana. Há ainda o amor, associado à memória, em “Amor” e “Para ela” (COOPER, 2010, p. 175; p. 177), tema retomado de modo intertextual em “Ela” e “Como Sansão”, (COOPER, 2010, p. 176). A cidade da memória, onde a maioria dos poemas foram escritos, Maceió, figura em “Instantâneo”, “Panorama truncado”, “Mundaú”, “Maceió”, “Sempre menor” (COOPER, 2010, p. 168; p. 178; p. 179; p. 182; p. 182).
CONCLUSÕES:
A análise da obra de Jorge Cooper constitui-se como possibilidade de compreender os complexos caminhos da elaboração poética no Brasil, em diálogo com a tradição que a precede e com a qual dialoga, na busca de compor sentidos, sempre provisórios, para a poesia, a leitura, a escrita, a memória. Durante o tempo da pesquisa procuramos situar a produção de Jorge Cooper no quadro da poesia brasileira, em especial da poesia produzida no século XX. Constatamos que há poucas pesquisas e estudos sobre a poesia cooperiana. Dessa forma, fica claro a contribuição do nosso trabalho para um possível aprofundamento no estudo na obra do escritor alagoano.
Palavras-chave: poesia, memória, Jorge Cooper.