65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Avaliação do efeito alelopático do extrato de capim pé de galinha (Eleusine indica L.), sobre sementes de Feijão BR3 Tracuateua purificada (Vigna unguiculata L. Walp) e Alface (Lactuca sativa L.)
Josy Karla de Oliveira Santos - Dep. de Ciências Biológicas/UNISULMA
Thaise Abreu de Melo - Dep. de Ciências Biológicas/UNISULMA
Maukers Alem Lima Dias - Dep. de Quimica/IFTO-Araguatins
Barbara Conceição Brava Novaes - Dep. de Ciências Biológicas/UNISULMA
Iane Paula Rego Cunha Dias - Profa. Dra. Orientadora-Dep. de Ciências Biológicas/UNISULMA
INTRODUÇÃO:
A alelopatia pode ser definida como um processo pelo qual produtos do metabolismo secundário de um determinado vegetal são liberados no meio ambiente, impedindo a germinação e o desenvolvimento de outras plantas relativamente próximas.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Verificar o efeito alelopático, do extrato de diferentes partes morfológicas (aérea e raiz) do capim pé-de-galinha (Eleusine indica L.) sobre as sementes de alface (Lactuca sativa L.), considerada como bioindicador em testes de germinação e de feijão BR3 Tracuateua purificada (Vigna unguiculata L. Walp), onde a mesma destaca-se por ser uma variedade selecionada geneticamente
MÉTODOS:
Os experimentos de germinação e desenvolvimento das plântulas foram realizados no Laboratório de Biologia da UNISULMA, onde o extrato aquoso bruto foi preparado e utilizado nas seguintes concentrações 25%, 50%, 100% e água destilada como controle, totalizando quatro tratamentos. Os ensaios permaneceram na câmera de germinação (BOD) com adaptações para o fotoperíodo de 12h, condição de luz (160 W), em temperatura variando entre 25ºC á 30ºC. A germinação foi computada diariamente em um período de sete dias, com observações a cada 12 horas. Avaliou-se a porcentagem e velocidade de germinação (IVG). Já para o teste de desenvolvimento, após dez dias, analisou o crescimento das plântulas através de parâmetros biométricos, com medições da altura da planta em centímetros, o ápice e sistema radícula.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Verificou-se que o extrato aquoso da parte aérea do campim-pé- de-galinha, apresentou elevados índices de porcentagem de germinação, porém o índice de velocidade de germinação, aumentava a medida que se diminuía a concentração do extrato. Já em Lactuva sativa ocorreu o inverso, onde o extrato aquoso, quanto mais concentrado mais aumentou o índice de velocidade de germinação.
CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que existe aleloquímicos no extrato de campim-pé-de-galinha e que os mesmo estimulam a germinação e desenvolvimento de plântulas em bioteste.
Palavras-chave: Germinação, Desenvolvimento, Alelopatia.