65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
OS PROBLEMAS DO COTIDIANO ESCOLAR: OS NÍVEIS DE LETRAMENTO E A ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
Hergon Henrique Brito Ramalho Leite - Depto. de Filosofia e Ciências Humanas - UESB
Lívia Diana Rocha Magalhães - Profa. Dra./Orientadora - Depto.de Filosofia e Ciências Humanas - UESB
INTRODUÇÃO:
Estamos desenvolvendo esta pesquisa, no intuito de analisar quais são os problemas que vêm dificultando a promoção do letramento na escola do ensino básico do município de Vitória da Conquista, tomando como amostra quatro escolas, duas da zona rural e duas da zona urbana. Estamos analisando os registros que compõem o banco de dados do projeto diretor “Museu Pedagógico: uma interlocução com os problemas do cotidiano escolar”, onde consta, dentre outras informações, várias denuncias apresentadas pelos professores sobre a falta de habilidade dos alunos do ensino fundamental para ler e interpretar textos básicos.
Supomos que o desinteresse e as dificuldades dos alunos no que se refere às habilidades básicas de leitura e escrita podem estar relacionados com a falta de condições da escola, mas também com a negação dos alunos em se adaptar a uma instituição que reproduz uma ideologia correspondente a um capital cultural e social distante da sua realidade. A partir desse embasamento, passamos a analisar o cotidiano escolar através dos registros realizados pelos professores das escolas públicas, elegendo como enfoque o que os professores entendem ou reivindicam como habilidades para o letramento e o que os seus anúncios indicam quando os mesmos avaliam o desempenho de seus alunos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Catalogar e analisar os problemas pedagógicos referentes aos níveis de letramento dos alunos do ensino fundamental das escolas em estudo.
MÉTODOS:
O projeto se desenvolve por meio de computadores conectados à internet visando possibilitar a interlocução entre professores e pesquisadores, facultando aos docentes da Educação Básica o envio dos problemas do cotidiano escolar e aos professores/pesquisadores a discussão e a análise dos problemas, permitindo que os docentes da educação básica façam um levantamento das necessidades mais imediatas de seu fazer educativo e à equipe do projeto a discussão desses registros.
Nesse sentido, a equipe do projeto criou uma rede de internet visando interligar o Museu Pedagógico/UESB aos terminais de computadores instalados em quatro escolas de ensino fundamental do município de Vitória da Conquista – BA. Os professores enviam e-mails com textos anônimos sobre o cotidiano que enfrentam na escola. Os pesquisadores e bolsistas do projeto organizam os conteúdos em temáticas, formando uma base de dados. Após a etapa de analise dos conteúdos recebidos, são realizadas discussões teóricas organizadas pelos pesquisadores de cada área temática em conjunto com os bolsistas do projeto e os professores das escolas em estudo.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Conforme observamos, os professores demonstram preocupação com a função que a escola pública vem desempenhando na educação das crianças e dos jovens conquistenses. Dentre os problemas que foram catalogados desde o início do projeto, vêm sendo recorrentes aqueles relativos à falta de letramento por parte dos alunos.
De uma maneira geral, os dados sinalizam que a escola pública não está cumprindo o seu papel na promoção do desenvolvimento das habilidades básicas de leitura e escrita.
Temos concordado com Cortes (2012) que as dificuldades enfrentadas pelos professores para ampliar o letramento dos discentes estão atreladas, principalmente, à ausência de um projeto pedagógico coletivo nas escolas públicas. Já Ferraro (2002) aponta que os anos de escolarização correspondem aos níveis de letramento, contudo, os casos das escolas pesquisadas indicam que o grau de escolaridade, quase sempre, não corresponde com o nível de letramento que os alunos deveriam apresentar, uma vez que os registros coletados indicam que a maioria dos estudantes estão concluindo as séries finais do ensino fundamental sem dominar os rudimentos básicos de leitura e escrita.
CONCLUSÕES:
Os registros que analisamos até o momento nos possibilitaram o acesso a informações obtidas junto a professores do ensino fundamental sobre problemas que estão atingindo a escola pública, entre eles, uma dos mais graves, os alunos não estão sabendo ler, escrever, interpretar. Devido à complexidade do tema, salientamos que ainda precisamos de muito tempo para dar continuidade às análises dos dados coletados, porém, os registros indicam que a escola não está sendo capaz de cumprir a sua função básica, portanto, está comprometendo o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, apresentando o que Ferraro (2009) apresenta como: reprodução do analfabetismo na escola pública brasileira.
Palavras-chave: Escola Pública, Letramento, Escolarização.