65ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
Mistura de tanque de inseticidas com Steinernema glaseri RS38 (Nematoda: Rhabdita) visando o controle de Diatraea saccharalis Fabr.,1794 (Lepidoptera: Crambidae)
Janaina Ferreira da Silva - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Aldomario Santo Negrisoli Júnior - Embrapa - CPATC/ UEP - Rio Largo
Carla Ruth de Carvalho Barbosa Negrisoli - Instituto de Química e Biotecnologia - UFAL
Anderson Rodrigues Sabino - Proteção de Plantas - PPG - UFAL
Samara dos Santos - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
INTRODUÇÃO:
Os nematoides entomopatogênicos (NEP) são vermes comuns nos solos, capazes de matar insetos. O gênero Steinernema foi o primeiro investigado extensivamente como um agente de controle biológico de insetos, o qual é vetor de uma bactéria específica patogênica que em contato com a hemolinfa, mata o inseto por septicemia em até 48 horas. Essa propriedade inseticida é decorrente de um tipo bastante peculiar de simbiose, sendo este último organismo o responsável pela morte do inseto em si. A lagarta Diatraea saccharalis Fabr.,1794 (Lepidoptera: Crambidae) é a principal praga da cultura da cana-de-açúcar, ocasionando danos durante todo o ciclo vegetativo. Os danos ocorrem na fase larval e, podem ser diretos e indiretos. Os danos diretos são ocasionados pela alimentação do inseto por meio de abertura de galerias no interior do colmo da planta, reduzindo o fluxo de seiva. Já os danos indiretos estão relacionados à entrada de microrganismos oportunistas causadores da podridão vermelha, caracterizando o complexo broca- podridões. Medidas de controle como a utilização de produtos químicos e biológicos devem ser tomadas a fim de manter a população de insetos abaixo do nível de dano econômico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetivou determinar se a mistura de inseticidas químicos e biológicos são eficientes para o controle de D. saccharalis, verificando-se o tipo de interação do nematoide entomopatogênico Steinernema glaseri. RS38com estes inseticidas é positivo ou não.
MÉTODOS:
O experimento foi realizado no laboratório de entomologia da Embrapa UEP Rio Largo/AL. Utilizaram-se placas com seis células e no fundo de cada célula colocou-se dois papéis de filtro, com diâmetro igual ao fundo da célula. Transferiram-se cinco lagartas de D. saccharalis para cada célula. Os inseticidas utilizados e suas concentrações foram Cigaral® (0,07 g/g), Dipel® (0,0032 g/g), Actara® (0,2 g/g), Sevin® (0,048 L/L), Evidence® (0,7 g/g) e Óleo de pimenta (10%). A concentração de nematoide foi de 1000 JIs/mL. Aplicou-se 2 mL da solução em cada tratamento. A avaliação foi realizada quatro dias após a aplicação. A mistura foi feita em tubos de fundo chato utilizando-se uma pipeta para transferência dos agroquímicos e da suspensão de NEPs. Logo foram 13 tratamentos e uma testemunha com água destilada, cada um com três repetições. Os tratamentos foram: T1 (Cigaral®), T2 (Dipel®), T3 (Actara®), T4 (Sevin®), T5 (Evidence®), T6 (Óleo de pimenta), T7 (Steinernema glaseri RS38), T8 (Cigaral® + S. glaseri), T9 (Dipel® + S. glaseri), T10 (Actara® + S. glaseri), T11 (Sevin® + S. glaseri), T12 (Evidence® + S. glaseri), T13 (Óleo de pimenta + S. glaseri) e T14 (Testemunha).
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O tratamento contendo apenas nematoide provocou 100% de mortalidade de D. saccharalis. O inseticida Cigaral® apresentou eficiência de 40% no controle de D. saccharalis. Por outro lado, o mesmo inseticida quando aplicado junto com o nematoide S. glaseri RS38 causou mortalidade de 100%, mostrando que a mistura foi positiva em relação ao controle da praga. O bioinseticida Dipel® diminuiu a eficiência do nematoide, reduzindo de 100 para 80% a mortalidade causada por ele, havendo interação negativa entre Bacillus thuringiensis e S. glaseri RS38. O mesmo ocorreu para os inseticidas Actara® e Evidence®, onde houve redução de 100 para 73% na taxa de mortalidade. Os inseticidas Sevin® e Óleo de pimenta não reduziram a eficiência do entomopatógeno S. glaseri RS38, ou seja, não apresentou antagonismo.
CONCLUSÕES:
Os inseticidas Sevin, Cigaral e Óleo de Pimenta podem ser aplicados em conjunto com o nematoide S. glaseri RS38 no controle da Diatraea saccharalis. Houve antagonismo entre o nematoide S. glaseri RS38 e os inseticidas Dipel, Actara e Evidence. A utilização apenas do nematoide mostrou-se bastante eficiente no controle da broca, dispensando, para algumas misturas, o uso do inseticida químico associado.
Palavras-chave: Nematoides entomopatogênicos, Seletividade, Controle biológico.