65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 9. Física Nuclear
COMPARAÇÃO ENTRE AS DOSES ABSORVIDAS ESPECÍFICAS POR PACIENTES COM DISFUNÇÃO DA TIREOIDE SUBMETIDOS À RADIOTERAPIA COM ATIVIDADES FIXAS DE 555 MBq DE 131I E ATIVIDADES CALCULADAS
José Marcos Ferreira da Silva - Departamento de Energia Nuclear – UFPE
João Antonio Filho - Professor Doutor Orientador, Departamento de Energia Nuclear – UFPE
Manoel Raimundo de Sena Júnior - Departamento de Estatística – UFPE
Keyla Mary Carvalho de Mendonça - Departamento de Energia Nuclear – UFPE
INTRODUÇÃO:
Introdução: A medicina nuclear utiliza os radiofármacos pertecnetato de sódio (NaO499mTc) e iodeto de sódio (Na131I) no diagnóstico e tratamento de disfunções da tireoide (DT): doença de Graves, doença de Plummer ou bócio uninodular tóxico, bócio multinodular tóxico, bócio multinodular atóxico, nódulo tireoidiano atóxico e bócio uninodular atóxico. Tratamentos: drogas antitireoidianas(DAT), que inibem a formação de triiodotironina(T3) e tetraiodotironina(T4); radioiodoterapia(RIT), que destrói células da tireoide e reduz a síntese do T3 e T4; e Cirurgia. No Brasil, na maioria dos casos, aplica-se RIT com atividades fixas. Estudos mostram que a RIT deve ser baseada na biocinética individual [1]. Há controvérsias quanto ao uso de atividades fixas ou calculadas. Neste estudo, o uso de atividades fixas resultou na absorção de subdoses por 55,8% dos pacientes e sobredoses absorvidas por 44,2% dos restantes. Odds Ratio com Intervalo de Confiança de 95%) – mostrou resultado estatisticamente significativo (p < 0,05) para o fator massa de tireoide entre 31-60 g, comprovando que a estimativa da atividade a ser administrada ao paciente deveria levar em conta este fator, pressupondo menos gastos, detrimentos radiológicos e produção de rejeitos radioativos para remanejamento.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Objetivo do trabalho: Comparar as doses específicas absorvidas devidas às atividades fixas com as doses absorvidas específicas decorrentes das atividades calculadas em função da biocinética individual do paciente. Identificar fatores relevantes decorrentes da aplicação de atividades fixas e calculadas na RIT de disfunções da tireoide.
MÉTODOS:
Métodos: Após aprovação do Comitê de Ética, o estudo foi realizado no HC-UFPE, a partir dos prontuários de 43 pacientes portadores de DT, submetidos à cintilografia da tireoide e à RIT com atividades fixas de 555 MBq de 131I, no período de 2006 a 2010. Atividade líquida injetada foi obtida acondicionado-se o pertecnetato em seringa de 5 mililitros, e medindo-se a atividade inicial e residual por meio de um Actívimetro CAPINTEC modelo CRC-7. Atividade acumulada antes e durante a Cintilografia foi estimada pela equação do decaimento radioativo para os intervalos de tempo considerados. Estimativa da captação do pertecnetato foi obtida 20min após a injeção [2], quando o paciente foi posicionado na Gama Câmara para a tomada de Cintilografia – que forneceu dados através de uma Irregular ROI Statistics. Conversão da captação de 20min do pertecnetato em captação de 24h de iodeto foi obtida usando-se a equação de Wilson [3]. Estimativa da massa de tireoide foi obtida pelo produto do aumento da tireoide(prontuário), pela massa padrão [4]. Cálculo da atividade administrada e dose absorvida foram realizados pela equação do Medical Internal Radiation Dosimetry – para uma dose absorvida específica desejada de 200 Gy/grama de tecido – relacionada com taxa de cura de cerca de 90% [5].
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Resultados e Discussão: Todas as doses absorvidas específicas estimadas mostraram diferenças para com a dose padrão desejada de 200 Gray(Gy)/grama(g) de tecido tireoideo. Observou-se que 44,2% dos pacientes receberam sobredoses e 55,8% receberam subdoses específicas. Grupo recebeu uma dose absorvida específica média de 223 ± 218 Gy/g. Doses absorvidas específicas recebidas somaram 9.600 Gy/g, e as necessárias foram 8.045 Gy/g, ocorrendo um desperdício de 1.555 Gy/g. Fatores desfavoráveis ao processo de RIT: extrapolação dos prazos estipulados para a realização dos testes de função da tireoide de três a seis meses para cerca de um a três anos; dificuldades econômicas, interfamiliares, socioemocionais e para realizar os exames solicitados; grandes distâncias entre residências e HC UFPE; dentre outros. Odds Ratio(IC: 95%) – mostrou resultado estatisticamente significativo(RES) para o fator massa de tireoide entre 31-60 g, concordando com o estudo de Jeffcoate W (2006). Teste de Cox [6] – software R, forneceu RES para os fatores medicação prévia com DAT e relação entre dose de DAT e massa corporal (p < 0,05). Os dois primeiros fatores concordam com os estudos de Bartalena L (2005) e Marti J (2005), porém, medicação prévia com DAT discorda do estudo de Canadas V (2007).
CONCLUSÕES:
Conclusões: Os resultados sugerem o uso de atividades otimizadas com base nos parâmetros biocinéticos e dosimétricos individuais (massa da tireoide, percentual de captação máxima de 24 horas e tempo de residência do 131I na tireoide) e a implementação de políticas públicas comprometidas para com o acompanhamento clínico-social mais efetivo dos(as) pacientes. De forma, que a sub e a sobredose absorvida pelo(a) paciente, sejam corrigidas, pressupondo que os riscos radiológicos, impactos ambientais e gastos desnecessários, sejam diminuídos.
REFERÊNCIAS: [1] Araújo F et al., Radiol Brás 40 (2007). [2] Kidokoro-Kunii et al., J Nippon Sch 73 ( 2006). [3] Smith JJ et al., J Clin Nuc Med 15 (1990). [4] Ximenes E. Modelagem computacional do manequim matemático da mulher brasileira para cálculos de dosimetria interna, Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, 222 pp (2006). [5] Monte O et al., Utilização do 131I no Tratamento da Doença de Basedow-Graves na Infância e Adolescência. Arq Bras Endocrinol Metab vol 48 nº 1 Fevereiro 2004. [6] David H. Linear Rank Tests in Survival Analysis Standard Article. Encyclopedia of Biostatistics (2005).
Palavras-chave: Cintilografia Cintilografia, Detrime, Detrimento, Risco.