65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
Supputius cincticeps (HETEROPTERA: PENTATOMIDAE) E SEU POTENCIAL DE MANIPULAÇÃO DE Spodoptera frugiperda (LEPIDOPTERA: NOCTUIDAE)
Rodolpho Fernandes dos Santos Lima - Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
Rayane Louise Cândida Diniz - Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
Alicionon de Oliveira Caetano - Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
Alexandre Igor de Azevedo Pereira - Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
Hafez Kallout - Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
Guilherme Dantas de Faria - Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí
INTRODUÇÃO:
Supputius cincticeps (Stal) (Heteroptera: Pentatomidae), um predador da região Neotropical encontrado em diversos agroecossistemas (ZANUNCIO et al. 2005), apresenta potencial para o controle biológico de pragas importantes como Spodoptera frugiperda (Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) em algodão e Thyrinteina arnobia (Stoll) (Lepidoptera: Geometridae) em eucalipto (ZANUNCIO et al. 1998, ZANUNCIO et al. 2001).
O grau de defesa da presa e o comportamento de ataque podem afetar o sucesso de predação de S. cincticeps e constituem pontos importantes para programas de controle biológico.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste trabalho foi descrever e quantificar possíveis alterações no comportamento de ataque e no sucesso de predação de S. cincticeps em presas com diferentes graus de defesa.
MÉTODOS:
Indíviduos de S. cincticeps e Tenebrio molitor (L.) (Coleoptera: Tenebrionidae) foram obtidos da criação massal do Laboratório de Controle Biológico de Insetos do Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (BIOAGRO) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em Viçosa, Minas Gerais, Brasil. Supputius cincticeps é criado em gaiolas com a presa T. molitor e substrato vegetal (ZANUNCIO et al. 2004).
Thyrinteina arnobia foi coletada em goiabeiras no Campus da UFV e S. frugiperda foi obtida da criação massal do Laboratório de Criação de Insetos (LACRI) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Milho e Sorgo) de Sete Lagoas, Minas Gerais, Brasil.
Trinta adultos de S. cincticeps foram utilizados por presa, cada um representando uma repetição, e individualizados em placas de Petri (14,5 cm X 1,5 cm) durante 24 horas, apenas, com água em chumaços de algodão. Uma larva de quarto estádio de cada presa foi colocada no centro de cada placa. O comportamento de ataque de S. cincticeps e de defesa da presa foram observados durante duas horas e o sucesso da predação foi considerado quando esse predador imobilizava a presa e iniciava a alimentação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O sucesso da predação de S. cincticeps variou em função da presa (p< 0.05; VT= 5.538) e com maiores valores com T. molitor e S. frugiperda ).
O comportamento de defesa diferiu entre presas, com T. molitor exibindo maior número de movimentos leves do corpo e da cabeça durante o ataque de S. cincticeps (p= 0.005; VT= 2.583) . Spodoptera frugiperda (p= 0.000; VT= 5.003) e T. arnobia (p= 0.000; VT= 5.636) tiveram maior números de indivíduos com movimentos bruscos do corpo e da cabeça durante o ataque desse predador . Além disso, esta última presa não apresentou comportamento de movimentos leves do corpo e da cabeça .
O sucesso do predador S. cincticeps variou com a presa, principalmente, devido à capacidade de defesa das mesmas. Diferenças nas freqüências e ausência de alguns atos comportamentais de ataque de S. cincticeps, evidenciam que esse predador pode adaptar seu comportamento de ataque de acordo com o tipo de defesa oferecida pela presa.
CONCLUSÕES:
O sucesso na predação, compreendendo o ataque e manipulação da presa, em percevejos predadores varia consideravelmente de acordo com o tipo de presa em que o predador é exposto.
Palavras-chave: Presa, Controle Biológico, Predador.