65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software
EXPERIMENTAÇÃO E MELHORIA DOS TESTES FUNCIONAIS PAF-ECF UTILIZANDO A FERRAMENTA DE APOIO AO TESTE PAF-ECF
Alan Barbosa da Silva - Instituto de Informática - UFG
Edmundo Sérgio Spoto - Prof. Dr./Orientador - Instituto de Informática - UFG
INTRODUÇÃO:
O Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) tornou obrigatória a homologação de PAF-ECF (Programa Aplicativo Fiscal de Emissão de Cupom Fiscal). A homologação ocorre através de um conjunto de testes com base no roteiro de análise funcional disponibilizada pela CONFAZ, além dos requisitos que regem os testes. A Universidade Federal de Goiás (UFG) por meio do CTS (Centro Tecnológico de Software) do Instituto de Informática tornou-se um órgão credenciado, apto para realizar análise funcional.
Segundo Pressmam (1997), o Teste de software é a melhor forma de detectar um defeito em um sistema. Através do processo de homologação em que exige a execução de vários itens de teste com base no roteiro elaborado, vários erros são detectados, levando a necessidade de uma correção do software. Após corrigido, os testes devem ser repetidos até que o software esteja em conformidade com o roteiro de análise, e consequentemente, esteja de acordo com os requisitos que delineia o PAF-ECF. Este processo leva a uma necessidade de um controle a partir de uma ferramenta de apoio.
A ferramenta de apoio ao teste PAF-ECF controla os resultados, armazenando todos os dados e informações do processo. Desde o tempo de execução, resultado do teste, características do PAF-ECF até os dispositivos habilitados a funcionar com o mesmo. A ferramenta fornece relatórios que é utilizado para análises posteriores, identificando etapas que podem se tornar mais efetivas e também contribuindo para pesquisa.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Esse trabalho se propôs a desenvolver com base nos dados coletados durante as análises funcionais que a ferramenta dá suporte, relatórios e gráficos para apoiar a melhoria da execução dos testes. As informações dispostas em gráficos e relatórios específicos contribuem para estudo e análise dos resultados do processo de execução dos testes, revelando falhas e/ou pontos de melhoria.
MÉTODOS:
Para adição dos novos recursos na ferramenta, nesse caso os relatórios. Foi necessário um levantamento dos dados já armazenados no banco de dados, além de um estudo junto à equipe de testadores para identificar quais informações seriam necessárias extrair do banco de dados (mineração de dados).
A parte técnica dividiu-se na de extração de informação no banco de dados da ferramenta e projeto dos relatórios levando em conta a disposição e exibição dos dados para facilitar a visualização e interpretação das informações. A extração de informação fez uso da linguagem SQL que é uma linguagem-padrão internacional usado por todos os bancos de dados relacionais para realizar as consultas e manipular os dados. O projeto de relatórios contou com apoio de uma ferramenta case, Ireport, que é uma ferramenta de desenho de relatórios de código aberto.
Após a construção dos relatórios e interfaces na ferramenta que possibilitam o uso de filtros para fornecer relatórios dinâmicos e específicos para os usuários, geraram-se os relatórios para análise dos dados até o momento armazenado no banco de dados pela ferramenta.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Durante os experimentos foi observado que o uso da ferramenta aumentou significantemente a qualidade do processo de homologação, centrando as informações num repositório único e de acesso compartilhado. A análise dos relatórios proporcionou a equipe de testadores elaborar novas estratégias para simplificar e aperfeiçoar o processo.
Uma delas é a execução dos testes que mais encontraram não conformidade antes do restante do roteiro de teste, alterando a ordem mais priorizando a parte mais crítica do roteiro de teste durante análise. A consulta das informações dos testes antes realizados auxilia e norteia o testador em envolver não somente o já explicitado mais enfatizar o que já foi identificado como não conformidade, isso amplia o escopo do teste e certifica que a correção foi efetuada.
Os resultados das análises dos relatórios podem contribuir para um estudo para identificar os motivos e relações das não conformidades mais encontradas no software com os requisitos, propondo como produto final uma reorganização dos requisitos e testes do roteiro. Além de identificar os possíveis principais motivos para as não conformidades encontradas.
CONCLUSÕES:
O processo de execução dos testes utilizando a ferramenta de apoio ao teste PAF-ECF acrescentou qualidade e diminuiu significantemente os problemas anteriormente presentes. A documentação da execução dos testes em um repositório de dados único e central proporcionou o acompanhamento, consulta e vistoria das informações produzidas e armazenadas. Com a Ferramenta também foi possível gerar o Laudo (em forma de relatório dos resultados) de forma automática.
O armazém de dados alimentado pela ferramenta, com os dados dos testes realizados fornece informações, relatórios que servem de material para estudo para os vários pesquisadores do Instituto de Informática, o mestrado, a graduação. Além de apoiar as discussões juntamente com os outros órgãos técnicos certificados e a CONFAZ, para propor mudanças e adaptações. No intuito de contribuir, com a sociedade somando o nosso conhecimento adquirido.
Palavras-chave: Teste de Software, Banco de dados, Teste Funcional.