65ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
CLIMA ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DESCRITIVA EM UMA INSTITUIÇÃO DE SAÚDE.
Fillipe Rodrigues Elias da Silva - Instituto Federal de Alagoas - IFAL
Andrea Gomes Santana de Melo - Universidade Federal do Piauí – UFPI/Picos
José Jenivaldo de Melo Irmão - Orientador - Instituto Federal de Alagoas - IFAL/MD
Hélio Lazarini - Universidade Tiradentes - UNIT
Lydayanne Lilás de Melo Nobre - Universidade Federal de Alagoas - UFAL
Luzia Maria Rodrigues dos Santos - Secretaria Municipal de Educação - SEMED
INTRODUÇÃO:
Na dinâmica empresarial norteadora do século XXI, em um contexto de intensa competitividade e crises macroeconômicas, uma variável passa a ser preponderante nas empresas como elemento de diferenciação na prestação de serviços de qualidade: o clima organizacional dos seus colaboradores. É consenso, hoje, que a manutenção e alavancagem de um empreendimento no mercado passam necessariamente pela implementação de procedimentos que proporcione o envolvimento e a interação dos colaboradores, através de estratégias de motivação, comprometimento e compartilhamento de ações. Esses aspectos devem ser ressaltados, quando se trata de uma empresa hospitalar, onde seu “produto” é proporcionar saúde a pacientes e tranquilidade aos familiares em situações de preocupações físicas e emocionais, devendo seus profissionais estarem satisfeitos com a estrutura das instalações, formas de comunicação e métodos administrativos adotados no ambiente de trabalho, a fim de desenvolver bem suas atividades para salvaguardar o bem maior dos seres humanos que é a vida.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral do trabalho é verificar como o clima organizacional em uma unidade hospitalar influencia no processo de prestação de serviços a partir da percepção dos seus colaboradores.
MÉTODOS:
A pesquisa se desenvolveu em um hospital localizado na cidade de Maceió-AL, voltado ao atendimento de pacientes oriundos de convênios e particular, em serviços de urgência, emergência e ambulatório, entre outros. A natureza da pesquisa é qualitativa, através de um estudo de caso descritivo, apesar das restrições em termos de se constituir como uma ínfima amostra da realidade do sistema de saúde do município tem sua validade a partir do momento que se buscou descobrir o que há nele de mais essencial e característico em seu clima organizacional que pode ser colocado em discussão para outras instituições. Para tanto, se procedeu a um levantamento bibliográfico, seguindo-se da coleta de dados primários, através da aplicação de 14 questionários estruturados aos colaboradores do departamento administrativo, no ano de 2010, versando sobre comunicação, relacionamento com clientes, função/papel no trabalho, como é realizado o trabalho, objetivos/metas e resultados, clima organizacional e liderança.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre os 14 participantes da pesquisa, a maioria possuía um período inferior 5 anos de atuação na empresa, indicando um movimento de adaptação aos procedimentos de interação e compartilhamento de tarefas entre os colaboradores, como pode ser observado na variável comunicação, onde a maioria referenciou que os meios utilizados no hospital são eficientes e possibilitam a obtenção das informações mais relevantes. Quanto à análise do perfil e papel dos profissionais da área, os mesmos demonstram expressar conhecimento sobre a importância de suas habilidades, informações e desenvolvimentos em prol dos objetivos propostos pela instituição, sendo um ponto favorável. Se tratando das condições de trabalho e recompensas motivacionais, os mesmos ressaltam como elemento a serem melhorados, além de fatores na infraestrutura e o layout do ambiente de trabalho. O papel de liderança é exercido pela equipe gestora, contudo necessitaria de uma maior participação dos colaboradores nas tomadas de decisões. Em relação a metas, objetivos e resultados esperados, a maioria dos participantes da pesquisa tem consciência que quando não conseguem produzir de forma eficiente podem acabar impactando no resultado final do serviço da organização.
CONCLUSÕES:
A compreensão e análise do clima organizacional é um importante instrumento administrativo, a fim de melhorar o desempenho dos colaboradores e, por conseguinte da empresa, possibilitando correções e fortalecendo pontos fortes. No caso do hospital objeto deste estudo, percebe-se que há um direcionamento por um ambiente propicio a cooperação e comprometimento de suas atividades em prol da instituição, ressaltando o baixo nível de conflitos entre gestores e subordinados, além de que na maioria das variáveis analisadas, as respostas dos colaboradores demonstravam satisfação com o ambiente de trabalho, com a ressalva de serem necessárias ações de intervenções no tocante a recompensas motivacionais e estrutura.
Palavras-chave: Clima organizacional, Hospital, Colaboradores.