65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DIDÁTICA: SOB O OLHAR DO DOCENTE DE ENSINO SUPERIOR
Andrea Gomes Santana de Melo - Universidade Federal do Piauí – UFPI/ CSHNB/Picos
José Jenivaldo de Melo Irmão - Instituto Federal de Alagoas - IFAL/MD
Hélio Lazarini - Universidade Tiradentes – UNIT
Suyonara de Sá Barreto - Universidade Federal do Piauí – UFPI/CSHNB/Picos
INTRODUÇÃO:
A formação do docente de ensino superior é um objeto de análise das ciências humanas desde o século passado. Segundo Saviani (2000) esta formação é baseada em dois modelos, o primeiro leva em consideração o elemento cultural e geral, além do domínio especifico na área de atuação e/ou disciplina que irá ser ministrada pelo docente; o segundo elemento, considera a necessidade da formação pedagógica didática, que poderá ser ofertada pela instituição no momento que se insere dentro da grade curricular dos cursos. Este último aspecto abre um debate sobre o olhar do docente para a necessidade de uma preparação adequada para o exercício das atividades de ensino, pois se depender do interesse pessoal à adesão passa por elementos motivacionais como a sua diferenciação acadêmica, técnica e salarial, observando uma relação de custo-benefício. Situação que pode ser modificada, a partir de um programa de incentivo a qualificação pedagógica com amparo institucional, partindo de parcerias das instituições de ensino com órgãos governamentais, pressupondo cursos, instalações, bolsas de auxilio e período para dedicação, tendo em vista que docentes que aplicam bem os processos de ensino podem proporcionar uma educação eficaz e resolutiva para a sociedade.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo geral do trabalho foi identificar a partir da percepção dos docentes de ensino superior os elementos essenciais para a consecução com qualidade da prática de ensino-aprendizagem.
MÉTODOS:
A pesquisa se desenvolveu em duas Instituições de Ensino Superior localizadas na cidade de Maceió-AL. A natureza da pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, onde a amostra foi constituída de 20 docentes de diversas disciplinas, metade proveniente de instituição pública e a outra metade de instituição privada. A coleta de dados primários foi obtida através da aplicação de formulário semiestruturados a cada docente no seu ambiente laboral no ano de 2010, versando sobre: conhecimento sobre o que é ensinar e o que é educação superior; motivos da escolha da carreira docente de terceiro grau; o que é prática pedagógica do ensino superior; a quem compete à responsabilidade de formar este professor; se realizou algum curso de formação para a docência do ensino superior ou teve contato na graduação com alguma disciplina de ensino a docência; qual a função do docente em sala de aula e as principais características que o mesmo deve possuir para exercer a profissão de forma eficaz e resolutiva
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Dentre os 20 participantes da pesquisa, a maioria possuía mais de cinco anos na carreira docente, indicando familiaridade com o ensino. Os dados demonstram que ensinar é transmissão de conhecimentos e compartilhamento das informações. A finalidade da educação superior é propiciar a entrada do individuo mais qualificados no mercado de trabalho e desenvolver uma postura critica e reflexiva. Quanto o porquê de ser docente, evidenciou-se a vocação e a inserção mais rápida no mercado de trabalho, visto que as universidades por meio de concursos públicos coloca a experiência docente como um item classificatório e não eliminatório. No tocante à prática pedagógica, afirmaram que se trata de uma estratégia de ensino, além de uma forma de planejamento. A quem compete formar o docente, a maioria coloca a universidade, através dos cursos lato e strictu-senso, entretanto a última modalidade está voltada preferencialmente para a introdução á pesquisa ou a capacitação a pesquisa cientifica original. O contato com a docência ocorreu em um modulo, tanto na especialização, quanto no mestrado/doutorado, inclusive com estágio de iniciação a docência. No quesito características para exercer a docência, a maioria afirmou ter conhecimento especifico na área/disciplina de atuação.
CONCLUSÕES:
As observações indicam a necessidade de cursos que promovam uma maior capacitação para os docentes em relação á prática de ensino-aprendizagem. No campo da educação, a formação pedagógica proporciona uma melhor qualidade ensino-aprendizagem, condição que não poderia ser diferente para o docente de terceiro grau, haja vista, um percentual importante ter o titulo de bacharel e não de licenciatura nas mais diversas áreas do conhecimento. A partir dos resultados desta pesquisa, contatou-se que a docência não é exercida preponderantemente por ações vocacionais ou mesmo por afinidade, mas ocorre por oportunidade de mercado, inclusive muitas vezes sendo praticada como uma complementação de renda ou em tempo parcial em instituições particulares, o que prejudica a função de ensino, pesquisa e extensão.
Palavras-chave: Docência, Docente, Instituições de Ensino Superior.