65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 9. Imunologia - 1. Imunologia Aplicada
ANÁLISE DAS CONCENTRAÇÕES DE IL-6 E IL-10 EM PORTADORES DA DOENÇA DE ALZHEIMER COM DIFERENTES DESEMPENHOS NAS ATIVIDADES INSTRUMENTAIS DA VIDA DIÁRIA
Claudia Maria de Sousa - Laboratório de Imunopatologia -IPTSP UFG
Marlos Antônio Borges - Hospital Geral de Goiânia Anis Rassi-Goiânia GO
Eugênia Emília Walquíria Inês Molinari-Madlum - Profa. Dra./Orientadora Laboratório de Imunopatologia -IPTSP UFG
INTRODUÇÃO:
Tem ocorrido no Brasil uma mudança na pirâmide demográfica devido ao envelhecimento da população e consequentemente o aumento da expectativa de vida. A Doença de Alzheimer (DA) é uma patologia neurodegenerativa de etiologia não esclarecida, com manifestações cognitivas e neuropsiquiátricas que afetam o funcionamento ocupacional e social, que levam a perda progressiva da autonomia e posteriormente à incapacidade. Os sintomas mais comuns são a perda da memória e prejuízo das Atividades Instrumentais de Vida Diária (AIVDs). Na DA às citocinas pró e anti-inflamatória estão alteradas. Dentre elas a Interleucina-6 tem sua produção estimulada pela proteína β amilóide e contribui para a hiperfosforilação da proteína tau. As AIVDs são as atividades complexas que estão relacionadas com a autonomia. Na avaliação destas atividades, uma das escalas utilizada é a de PFEFFER, constituída por itens relacionados à capacidade do indivíduo em realizar funções cognitivas. Quanto menor a pontuação obtida pelo indivíduo, maior a sua independência. Diante do exposto, fica evidente a importância da investigação da relação entre a DA e produção de citocinas, e este conhecimento pode contribuir para uma assistência mais específica e qualificada aos idosos portadores desta doença.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo deste estudo foi avaliar os níveis circulantes das citocinas IL-10 e IL-6 em idosos portadores da DA com diferentes desempenhos nas atividades instrumentais da vida diária.
MÉTODOS:
A amostra foi constituída por 140 idosos com diagnóstico provável da DA de diferentes faixas etárias e graus de demência, cadastrados no programa de atendimento ao paciente com DA do Hospital Geral de Goiânia. Os familiares foram contatados e os que concordaram assinaram o termo de consentimento livre e esclarecido. As AIVDs foram avaliadas através da aplicação da escala de PFEFFER no momento da coleta do material biológico, adotando-se o somatório dos dez critérios avaliados com variação entre 0 e 30. O protocolo de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Geral de Goiânia, (CEPHGG) de número:447/09. As dosagens da IL-10 e IL-6 foram realizadas por ensaio imunoenzimático. Na análise estatística as variáveis numéricas foram avaliadas nos diferentes grupos pelos testes de Kolmogorov-Smirnov e pelo t de Student não pareado. O nível de significância adotado foi p<0,05.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
As AIVDs foram avaliadas entre homens e mulheres, os homens apresentaram maior prejuízo nas AIVDs com média de 20,28 +/- desvio padrão de 9,10 do que as mulheres (17,55 +/- 10,08). O desempenho para realização das AIVDs entre os pacientes de 70 a 79 diferiu estatisticamente daqueles com idade entre 80 e 89 anos (p=0,006). A literatura destaca que os prejuízos nas AIVDs são detectados no início dos danos cognitivos, nos estágios leve da doença os idosos apresentam dificuldades nas atividades cotidianas. À medida que a patologia evolui acentuam-se os sinais e sintomas de demência resultando na dependência total do indivíduo na fase final do processo patológico. Os grupos de indivíduos com escores entre 14 e 24 na escala de PFEFFER apresentaram níveis séricos elevados de IL-6 e diminuição das concentrações de IL-10. A produção das citocinas pró-inflamatórias IL-1, IL-6 e TNF-α está aumentada nos idosos, refletindo uma alteração no padrão de regulação destas citocinas, que podem estar associadas com mecanismos desencadeadores de muitas das doenças típicas da idade como a demência, sabe-se que em condições fisiológicas os níveis séricos de interleucina-6 são baixos, elevando-se em condições patológicas.
CONCLUSÕES:
Com o envelhecimento ocorre concomitantemente o desenvolvimento de doenças crônicas, ocasionando prejuízo das atividades instrumentais da vida diária, especialmente na DA, já que essa acomete o sistema de comando dos pacientes. Os resultados deste estudo sugerem que existe uma relação diretamente proporcional entre a citocina pró-inflamatória IL-6 e declínio da capacidade funcional para realização das AIVDs na doença de Alzheimer. A avaliação das AIVDs torna-se fundamental para detecção de prejuízo cognitivo, dessa maneira proporciona o desenvolvimento de medidas de ajuda para os pacientes portadores de demência.
Palavras-chave: Doença de Alzheimer, Atividades Instrumentais da Vida Diária, Interleucinas 6 e 10.