65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 4. Matemática Aplicada
PROJETO TABUANDO UM JOGO DIVERTIDO:UMA EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Vera Lúcia Magalhães Sousa - Secretaria de Educação de Serra Talhada/PE
Edvaldo Arruda Ferraz - Secretaria de Educação de Serra Talhada/PE
Suélita Maria Carvalho de Souza - Secretaria de Educação de Serra Talhada/PE
Maria Aparecida de Sá - Secretaria de Educação de Serra Talhada/PE
Maria Elisa Isabel Pereira de Souza - Secretaria de Educação de Serra Talhada/PE
José Raimundo Pereira de Carvalho - Secretaria de Educação de Serra Talhada/PE
INTRODUÇÃO:
Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução na busca de soluções (PCN).
O projeto Tabuando (Jogo de Tabuada) foi realizado durante o ano letivo de 2012, no Colégio Municipal Cônego Tôrres e teve como público alvo os alunos do 6º ao 9º ano. A proposta enfocou o ensino das operações fundamentais, principalmente a multiplicação e divisão dos quais chamou a atenção pela forma como a matemática foi aplicada enfocando brincadeiras e jogos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O objetivo do jogo é estabelecer relações matemáticas e conceitos já vivenciados pelos alunos, visando o aperfeiçoamento dos cálculos aplicados através de brincadeiras, jogos criativos de perguntas e respostas e exercicio avaliativos executados em sala como verificação de aprendizagens nas séries do Ensino Fundamental II.
MÉTODOS:
O projeto teve como ponto de partida a produção de tabuleiros (tabuando) pela professora e alunos. Nesta etapa os estudantes puderam rever as operações matemáticas e suas aplicações. As regras do jogo foram sendo trabalhadas passo a passo durante as aulas.
Inicialmente os alunos recebiam orientações até se apropriarem dos saberes necessários para jogar. As partidas foram disputadas entre grupos com tabuleiro. Depois, os alunos eram selecionados para disputarem entre salas.
O evento de culminância contou com disputas entre salas, entrega de medalhas e premiações.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A adesão foi majoritária, todos se envolveram de forma significativa, o jogo pode contribuir para um trabalho de formação de atitudes que levaram ao desenvolvimento de habilidades especificas para resolução de problemas e organização de pensamento.
CONCLUSÕES:
No decorrer do projeto, foram registrados resultados significativos de aprendizagem que contribuíram para estimular nos discentes aspectos fundamentais, como a concentração, o raciocínio lógico, a socialização e a troca de conhecimento entre eles.
Palavras-chave: Jogos, multiplicação, Conhecimento..