65ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DE UM E-BOOK
Dham Khlisman Velozo da Silva - Discente Curso Técnico em Química, IFRO, Campus Ji-Paraná
Antônio José de Andrade Neto - Discente Curso Técnico em Química, IFRO, Campus Ji-Paraná
Artur Henrique Rodrigues - Discente Curso Técnico em Química, IFRO, Campus Ji-Paraná
Maíra Garcia de Andrade - Discente Curso Técnico em Química, IFRO, Campus Ji-Paraná
Letycia Costa de França Paiano - Discente Curso Técnico em Química, IFRO, Campus Ji-Paraná
Ilma Rodrigues de Souza Fausto - Profa./Orientadora - Curso Técnico em Química, IFRO, Campus Ji-Paraná
INTRODUÇÃO:
A utilização de novas ferramentas e métodos tecnológicos facilitadores do aprendizado é cada vez maior na atual demanda de capacitação de bons profissionais e vem deixando de ser um complemento para se tornar um item indispensável aos cursos nas mais diversas áreas do conhecimento. Isso se deve às simulações muito próximas que esses softwares podem fazer da realidade e aos fatores facilidade e acessibilidade que essas tecnologias podem proporcionar aos seus usuários. De maneira geral, hoje, pode-se carregar toda a informação literária de uma biblioteca em dispositivos eletrônicos pequenos e leves, como os tablets, que ao contrário da opinião popular, foram criados especificamente para essa finalidade. Mas para que isso ocorresse, várias etapas foram passadas, dentre as quais se podem citar a miniaturização dos dispositivos e, mais especificamente, a criação e a popularização dos e-books. Dessa forma, os fatos aqui expostos tratarão da construção de um e-book como um objeto de aprendizagem, que é uma tecnologia que proporciona uma distinta maneira de ensino-aprendizagem através dos atuais recursos e mídias eletrônicos.
OBJETIVO DO TRABALHO:
Este trabalho objetivou fazer uma análise do processo de construção de um e-book através da exposição das dificuldades, dos benefícios e do aprendizado obtidos pelos alunos que a realizaram; além de avaliar aspectos dos softwares utilizados na construção e manipulação do e-book.
MÉTODOS:
A metodologia aplicada foi dividida em duas partes, ambas realizadas por cinco alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Ji-Paraná. A primeira consistiu na divisão do livro impresso entre os alunos e na reprodução digital do mesmo por meio do editor de textos Microsoft Office Word 2007, levando em conta todos os aspectos de edição do e-book e a exploração dos recursos oferecidos pelo editor utilizado. Além disso, nesta etapa ocorreu a familiarização dos alunos com o Calibre E-book Management, um software gerenciador de e-books. A segunda parte foi fundamentada em uma breve análise dos softwares utilizados para a realização das atividades referentes à construção do objeto de aprendizagem, e na verificação do aprendizado dos alunos e da utilidade do objeto produzido, assim como de dificuldades enfrentadas e habilidades adquiridas com a atividade.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A digitação e a recriação digital do layout do e-book foram totalmente realizadas no editor de textos Microsoft Office Word, com o máximo de cuidado para que a cópia digital fosse fiel à impressa e para que a experiência de leitura fosse praticamente a mesma. Durante essa etapa foram encontradas pelos alunos diversas dificuldades, e para eliminá-las houve compartilhamento de conhecimentos e desenvolvimento do trabalho em equipe. Após a construção, houve a conversão do e-book para o formato PDF, encerrando-se assim a possibilidade de edição; então se iniciou o uso do Calibre E-book Management, que é um software livre, de licença gratuita, que permite organizar bibliotecas digitais, converter arquivos de texto e realizar sincronizações com dispositivos usados para leitura. Todos os alunos julgaram eficaz o desempenho dos softwares utilizados e útil o desenvolvimento da atividade para sua formação, pois ajudou a aprimorar técnicas e recursos diversos da informática que poderão ser usados em suas vidas acadêmicas e profissionais.
CONCLUSÕES:
A construção do e-book tornou possível aos alunos a aplicação de conhecimentos teóricos e o aprimoramento de habilidades úteis na informática, já que assimilaram alguns recursos dos softwares utilizados e algumas informações e atalhos dos mesmos. Isso mostra que esta atividade fez com que os estudantes exercitassem capacidades acadêmicas e profissionais complementares e o trabalho em equipe, qualidades fundamentais para que os cidadãos estejam bem preparados para o mercado de trabalho, podendo desempenhar suas tarefas com sucesso.
Palavras-chave: Objeto de Aprendizagem, Mercado de Trabalho, Acessibilidade.