65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
As ações do Grupo de Estudos sobre a Criança e os Adolescentes no Programa UEPA nas comunidades, como práxis disseminadora de educação ambiental na Amazônia.
Anny Karina Gibson Rodrigues - Graduando do curso de pedagogia, Universidade do Estado do Pará - UEPA
Mario Jorge Brasil Xavier - Prof. me. Assistente- Sociologia- DFCS
Maíra Naiar Barroso Reis Oliveira - Graduando do curso de pedagogia, Universidade do Estado do Pará - UEPA
Nayara Araújo da Costa - Graduando do curso de pedagogia, Universidade do Estado do Pará - UEPA
Rodrigo Aleson Cruz Campos - Graduado do curso de pedagogia, Universidade do Estado do Pará - UEPA
Lorena de Lima Sanches Santana - Graduando do curso de Geografia, Universidade do Estado do Pará- UEPA
INTRODUÇÃO:
O Programa UEPA nas Comunidades está a dois anos atuando em diversos municípios do estado do Pará, por meio de ações extensionistas oferecendo serviços básicos as comunidades carentes, dentre elas, as ações realizadas dentro do programa, destacam-se as práticas de defesa e preservação do meio ambiente realizada pelo grupo de estudos sobre crianças e adolescentes, direcionando para o publico de cinco a dezoito anos. Tendo como pressuposto uma formação de direitos, buscando melhorar a qualidade de vida, da aprendizagem educacional e uma formação cidadã de cunho crítico, com foco ambiental através do protagonismo, ponderando as necessidades de cada comunidade visitada, com atividades lúdico-sociais, culturais e musicais, visando incentivar a preservação da fauna e flora amazônica das crianças e adolescentes das comunidades em foco e da equipe realizadora das ações, no qual a partir da educação de direitos e das práticas de intervenção ambiental busca-se sempre incentivar a interação e socialização dos participantes das atividades. O referido programa tem suas práticas vinculadas ao grupo Proex (Pró- Sociais e Educação da UEPA. reitoria de extensão) e faz parceria ao NETRILHAS (Núcleo de Estudos e Extensão, Trilhas Investigativas e Práticas Sociais).
OBJETIVO DO TRABALHO:
Desenvolver atividades de caráter interdisciplinar, integrando grupos de áreas distintas do conhecimento com ações que visam à interação entre a Universidade e a sociedade com orientação e prestação de serviços, disseminando as práticas de educação ambiental na Amazônia, visando torná-los agentes geradores e melhores cidadãos, para contribuir de maneira positiva em seu espaço social.
MÉTODOS:
Inicialmente são feitos estudos para que os extensionistas tenham embasamento teórico sobre suas práticas, a fim de traçar estratégias que valorizem a construção de conhecimentos de forma participativa e questionadora no binômio social. O segundo momento corresponde à elaboração de oficinas, palestras e outras práticas educacionais, pautadas no incentivo ao protagonismo infanto-juvenil, defesa de direitos e preservação do meio-ambiente, tendo em vista a valorização da região amazônica. Essas ações são realizadas junto às crianças e adolescentes participantes do programa UEPA nas Comunidades em algumas regiões interioranas do Estado do Pará. No terceiro momento tem-se a prática das ações, a qual, o grupo faz uma apresentação das mesmas, e desenvolve uma dinâmica de abertura para uma melhor interação entre os participantes. Posteriormente inicia-se o desenvolvimento das atividades escolhidas pelo grupo à região específica, que consiste em vídeos, roda de conversas e debates com enfoque na temática desenvolvida e outras práticas, objetivando sempre promover uma ampla discussão sobre o bioma amazônico e a sua preservação, bem como prevenir diversas formas de violência e discriminações neste contexto. Por fim é feita a confecção de brinquedos reciclados, desenhos livres e pinturas.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
O desenvolvimento gradativo de conhecimentos, sensibilização e autocrítica do público infanto-juvenil, são eixos transversais resultantes de discussões sob uma ótica de problemas ambientais e sociais, por meio das atividades e práticas pedagógicas, com embasamento teórico em participação popular, natureza e educação ambiental, tais temáticas abordadas são evidenciadas nas ações, e colaboram para consciência ambiental e cidadã dos envolvidos nas atividades. Sendo assim, obtemos resultados cumulativos e periódicos das regiões de Moju, Vigia de Nazaré, São Miguel do Guamá e Castanhal, contando, sobretudo com a participação do publico, no que diz respeito ao envolvimento e nível de interesse no desenvolvimento da ação, abarcados em curiosidade e empenho, que são retratadas a partir dos desenhos, pinturas, confecção de brinquedos reciclados e relatos do que aprenderam, bem como o que podem levar para o cotidiano, além de ter-lhes proporcionado uma articulação acerca do protagonismo social e ambiental, como cidadãos conscientes, partindo do principio de que possuem um potencial mobilizador, o qual está à apreensão da importância de cuidar do meio ambiente e da ação do sujeito enquanto transformador social colaborando com a realidade social e preservação ambiental.
CONCLUSÕES:
As ações desenvolvidas pelo grupo vão além de conhecimentos teóricos e práticos, perpassando no âmbito de compartilhar conhecimentos agregados nesta temática, tendo uma participação ativa no enriquecimento de valores essências, alem de estabelecer um compromisso com a sociedade como interventores e estimuladores de boas práticas, adicionando os resultados obtidos pelo publico alvo através de suas praticas cotidianas. Considerando construir saberes na área de educação ambiental, direitos e deveres, observando quanto à contribuição de intervenção pode oferecer ao processo de ensino aprendizagem e importância para a vida das crianças e adolescentes, bem como da equipe, em formação acadêmica, partindo das atividades ministradas nos encontros, onde a prática pedagógica adotada pelo grupo melhora substancialmente através dos resultados positivos obtidos pelos participantes, possibilitando a formação de um novo cidadão, mais preocupado com os problemas existentes na sociedade atual, fazendo com que reconheçam seus direitos e deveres em suas ações, para que sejam mais significativas junto à sociedade vigente. Construindo uma formação social de valorização e mobilização ambiental cotidiana, considerando o publico alvo como protagonistas de boas práticas sociais e ambientais.
Palavras-chave: Cidadania, Protagonismo, Sociedade.