65ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
IMPLICAÇÕES DA FLUÊNCIA TECNOLÓGICA NA PRÁTICA DE TUTORES EM CURSOS A DISTÂNCIA MEDIADOS POR AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Gabriela Severo Fagundes Pereira - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Elena Maria Mallmann - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
Iris Cristina Datsch Toebe - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
INTRODUÇÃO:
Problema de Pesquisa: A fluência tecnológica no Moodle, priorizada nas capacitações, potencializa a prática de ensino aprendizagem dos Tutores na UAB/UFSM?
OBJETIVO DO TRABALHO:
Contribuir para o desenvolvimento da capacidade de organização dos recursos educacionais, das atividades, calendários, cronogramas entre outras atribuições dos tutores na UAB/UFSM; Verificar se a capacitação de tutores, mediada pelo Moodle, contribui para a implementação das atribuições dos tutores na UAB/UFSM.
MÉTODOS:
A metodologia deste trabalho foi constituída em ciclos espiralados auto reflexivos que constituem a quintessência da pesquisa-ação educacional sendo que cada ciclo é composto por quatro etapas: planejamento, ação, observação e reflexão. O planejamento foi elaborado a partir da formulação da agenda de pesquisa pela elaboração da Matriz Dialógico-problematizadora (MDP) com 16 questões norteadoras que focam o problema delimitado. Além disso, compõe essa etapa, o planejamento da capacitação dos tutores no Moodle. A ação constitui-se na implementação das capacitações durante os primeiro e segundo semestre de 2011 e primeiro semestre de 2012. Para as capacitações foram produzidos recursos educacionais para quatro módulos didáticos: 1) Perspectiva da EaD e UAB na UFSM; 2) AVEA Moodle; 3) Recursos Educacionais e 4) Atividades de Estudo A observação consistiu no registro e arquivamento de informações, sendo que aconteceu o acompanhamento do fórum permanente, análise da pesquisa de avaliação. Foram implementados questionários online à cerca do curso de capacitação de tutores na UAB/UFSM na forma de pesquisas do tipo survey sobre esta temática. A reflexão, última etapa de cada ciclo, correspondeu à avaliação do Curso de Capacitação dos tutores e elaboração do relatório final do Curso de Capacitação.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Os resultados são baseados no pensamento de que tutores capacitados promovem a expansão e desenvolvimento dos recursos educacionais mediados por ambientes virtuais de ensino-aprendizagem. Por isso, avaliamos que os cursos de capacitação geram desenvolvimento de fluência tecnológica no Moodle e consequentemente autonomia para elaborar, mediar, resolver e decidir sobre os Recursos e Atividades. Desse modo, contribuem para o desenvolvimento da capacidade de organização dos recursos educacionais, das atividades, calendários, cronogramas entre outras atribuições dos tutores na UAB/UFSM. As tarefas dos tutores no Moodle colaboram com o processo de aprendizagem dos alunos valorizando a proposta de interação dialógico-problematizadora. A partir disso, notou-se que os tutores conseguem mobilizar condutas colaborativas na UAB/UFSM, o que acaba melhorando as instâncias do ensinar, aprender e investigar, desenvolvendo autonomia requerida na modalidade a distância. O principal resultado dessa pesquisa-ação consiste na elaboração do Guia de Tutores da UAB/UFSM, ´é um documento formulado para orientar o trabalho dos tutores na UAB/UFSM visto que a prática dialógico-problematizadora é condição requerida para qualificar o processo ensino-aprendizagem a distância que é mediada por tecnologias educacionais. Destacamos que o referido Guia foi organizado a partir dos resultados das observações registradas durante a implementação dos cursos de capacitação e das pesquisas tipo survey no Moodle.
CONCLUSÕES:
Levando em conta os resultados obtidos na pesquisa, concluímos que os tutores da UAB/UFSM contemplaram de modo satisfatório o quesito fluência tecnológica. A elaboração do Guia de Tutores também contribuiu de para o entendimento sobre os papeis da tutoria. Fazendo, assim, com que eles possam auto avaliar o trabalho que estão propondo aos alunos como prática de ensino aprendizagem e dialógico-problematizadora. Com essa atualização constante dos termos tecnológicos, é válido lembrar que os tutores estão em processo permanente de conhecimento sobre os recursos disponíveis no Moodle, o que os promove dia a dia para uma melhor aplicação dos recursos e metas de ensino nos cursos de educação à distância.
Palavras-chave: Fluência Tecnológica, Moodle, Tutoria.