65ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
O GÊNERO Sida L. (MALVACEAE, MALVOIDEAE) EM PERNAMBUCO, BRASIL.
José Lourenço Soares Brandão Neto - Depto. de Botânica, Programa de Pós-graduação em Botânica - UFRPE
George Sidney Baracho - Prof. Dr./Orientador - Laboratório de Biologia Vegetal - UPE
Margareth Ferreira de Sales - Prof. Dra./Orientadora - Depto. de Botânica - UFRPE
INTRODUÇÃO:
Sida L. (Malvoideae, Malvaceae) compreende cerca de 110 espécies cosmopolitas distribuídas em doze seções. A segregação de espécies atípicas e a transferência para grupos de aliança têm levado a um conceito mais homogêneo do gênero. Todavia, o posicionamento de vários grupos de espécies ainda é problemático. Hoje, Sida é basicamente definido pela morfologia do cálice e dos carpídios, além do pedicelo floral frequentemente articulado, estames organizados em falanges e número cromossômico básico x=7, 8. No Brasil, embora não exista um tratamento completo para Sida , estima-se a ocorrência de, pelo menos, 83 espécies distribuídas de norte a sul do país. Estudos sobre o referido gênero têm provado que a taxonomia do grupo é complexa, devido à grande variabilidade morfológica das espécies, principalmente das partes vegetativas. No Nordeste do Brasil, em especial no Estado de Pernambuco, verificou-se que, apesar da significativa diversidade local de espécies registradas de Sida L., há, ainda, limitações e carências de informações florísticas e taxonômicas. Desta forma, este trabalho é uma contribuição à Flora de Pernambuco e aos estudos que vêm sendo desenvolvidos com a tribo Malveae no Brasil, com especial ênfase aos representantes da flora do Nordeste do país.
OBJETIVO DO TRABALHO:
O presente trabalho consiste no estudo florístico e taxonômico das espécies de Sida L. ocorrentes em Pernambuco, contribuindo não só com os caracteres diagnósticos das espécies estudadas, como também fonte de informação para a taxonomia e diversidade das espécies do gênero e afins para o Brasil, bem como colaborar com iniciativas de conservação da biodiversidade regional.
MÉTODOS:
Foram realizadas coletas de amostras de Sida em diversas localidades de Pernambuco, compreendendo todas as mesorregiões do estado. Parte do material coletado foi fixado em FAA 50% por 48h e conservada em etanol 70% (Johansen, 1940) e outra parte herborizada (Forman & Bridson, 1989), cujas exsicatas encontram-se depositadas no herbário Prof. Vasconcelos Sobrinho (PEUFR) da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Além disso, foram feitos levantamentos nos acervos dos herbários CEPEC, EAN, HST, F, IPA, JPB, NY, PEUFR, R, RB, RBR, UFP e US, incluindo a análise de tipos físicos analisados in loco e eletrônicos. Posteriormente, foram realizados estudos botânicos e identificações taxonômicas com base na literatura especializada e realizados a partir dos espécimes coletados no campo e no acervo disponível nos herbários consultados. As análises morfológicas das partes vegetativas e reprodutivas serviram para a descrição das espécies, assim como as morfodiagnoses macroscópicas auxiliaram as ilustrações botânicas a partir de estereomicroscópio binocular e câmara-clara Zeiss.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
Em primeira análise foram encontrados cerca de vinte e oito nomes de espécies de Sida L. para as amostras do gênero registradas ao longo de Pernambuco. Posteriores estudos dos espécimes refinaram o número para cerca de dezoito espécies para o gênero, correspondendo a cerca de 22,5% das atuais 80 espécies de Malvoideae ocorrentes em Pernambuco , circunscritas em oito seções: sect. Cordifoliae (DC.) Fryxell (4 spp.), sect. Stenindae Griseb. (1 sp.), sect. Distichifolia (Monteiro) Krapov. (2 spp.), sect. Malachroideae G.Don. (1 spp.), sect. Muticae C.Presl (2 spp.), sect. Nelavagae Borss.Waalk. (4 spp.), sect. Sidae (3 spp.) e sect. Spinosae Small (1 sp.), sect. O gênero integra a aliança Abutilon e difere das demais Malvoideae pelos mericarpos 5-12 muticos a geralmente biaristados, reticulados e unisseminados. As espécies são encontradas em todas as mesorregiões do estado. Algumas espécies ocorrentes no estado possuem natureza críptica e evidenciada por uma grande similaridade morfológica, como as pertencentes aos complexos Sida acuta, Sida ciliaris e Sida rhombifolia, sendo bastante provável que estudos futuros proponham sinonimizações, a segregação de variedades em espécies distintas, assim como o surgimento de novas espécies.
CONCLUSÕES:
Apesar da uniformidade evidenciada nos mericarpos de Sida, o que separa suas espécies dos demais representantes de Malvoideae ocorrentes em Pernambuco, a semelhança morfológica dos órgãos vegetativos e reprodutivos das espécies é bastante evidente, principalmente quanto aos caracteres relacionados com o hábito, tipo de indumento e tricoma, cálice e inflorescências. O presente trabalho promoveu uma circunscrição taxonômica satisfatória de Sida para Pernambuco, mas, sugere-se que o grupo possui delimitações ainda pouco esclarecidas, o que tornam necessários estudos taxonômicos voltados para as espécies de ocorrentes no Brasil, sobretudo no Nordeste do país. Ainda, o uso de novas ferramentas taxonômicas deve ser incentivado, a exemplo de análises morfoanatômicas dos caracteres epidérmicos foliares e de seus anexos como fonte de informação relevante para a distinção e melhor delimitação das espécies estudadas.
Palavras-chave: Flora Estadual, Malvales, Caatinga.